quarta-feira, 21 de maio de 2014

Tinta de lousa fácil pra cozinha e hortas urbanas


Quem me deu o caminho foi a amiga e leitora Ana Laura. A receita está lá no Manual do Mundo, de um maluco que ensina em vídeo muitas coisas legais e úteis.  Entre elas já testei a tinta de vidro, uma beleza, e esta de lousa, afinal temos deixado vários recados na horta comunitária. Claro, já existe a tinta pronta, mas você pode não precisar de um pote inteiro e pode gastar muito menos além de  guardar os ingredientes para misturar quando quiser pintar apenas um pedaço de papelão. Ou dividir com a vizinha (de vez em quando empresto meu kit pra minha vizinha, outra Ana,  e ela repõe a cola por gentileza, que nem precisava). Você pode encontrar estes ingredientes em qualquer loja de materiais para construção.  Já usei como suporte jogos americanos de plástico - estes são ótimos para pendurar em postes. E papelão, tábua, azulejo, balde.  Dá pra pintar uma parede inteira na cozinha, deixar um recado no quintal, decorar a sala com desenhos, fazer graça. E se você tem talentos, poderá deixar sua cozinha linda, como podemos ver aqui

De minha parte, tenho usado para deixar recadinhos na horta e na porta de casa, como por exemplo "mudas de jabuticabeira, pode levar" (desta não tirei foto) ou limpar uma viela viciada em entulhos e colocar um lembrete para não jogarem  lixo ali  (funcionou!), para regarem a hortinha com água de lavagem de verdura etc. Enfim, tenho usado para fins utilitários mesmo. 

Como se faz: basta misturar um pouco de pó de rejunte cinza (ou qualquer outra cor que combine com o tom que você quer) com cola branca até dar o ponto de massa de panqueca. Aí é só ir acrescentando pigmento para tinta na cor preta e misturando. Escolha a superfície e use uma esponja de espuma para espalhar. Deixe secar por um dia à sombra. Se houver sol, em poucas horas já poderá usar. Para apagar, use um pano úmido. E, pra deixar no tempo, tenho usado giz de cera. 

Mas não deixe de ver o vídeo

Algumas fotos: 




8 comentários:

Eliane disse...

Genial!!!!!
Tenho tudo isso em casa dando bobeira e quase sai pra comprar a tinta de lousa que é cara por aqui!!!! Brigadão e muitos beijos da Eliane!

Eliane disse...

Genial!!!!!
Tenho tudo isso em casa dando bobeira e quase sai pra comprar a tinta de lousa que é cara por aqui!!!! Brigadão e muitos beijos da Eliane!

Neusa Mitsuko disse...

Oi, Neide
Essa tinta de lousa não sai quando molha com a chuva? Afinal a cola branca e lavável, não é?
Neusa

Neide Rigo disse...

É isto aí, Eliane! Fácil e barato.

Neusa, a cola é solúvel mas o rejunte quando endurece, não. As que tomaram chuva permanecem inalteradas.

Um abraço,n

Ana Canuto disse...

Que show ! Adorei aprender a fazer a tinta, mas mais ainda adorei a iniciativa dos recados na horta, das mudas pra doação,etc, etc. Um beijo.

Maria de Lourdes Ruiz disse...

Adorei!!! Neide bom para fazer plaquinha e colocar no canteiro com o nome da erva.
Bjs

Grasi disse...

Adorei Neide! Muito obrigada pela dica!

Cris disse...

Da pra fazer com outras cores mais claras?