quinta-feira, 6 de março de 2014

Caferana. Resposta à charada


Hoje tem coluna minha no Paladar. Amanhã reproduzo aqui com mais fotos e mais detalhes.

A verdade é que quem respondeu conhecia a frutinha. Até parece que é uma fruta popular, mas não é, não. Nem nas terras de origem. O alto índice de acerto tem a ver com a inconfundibilidade da fruta. Quem conhece, conhece. Difícil confundir. Só eu com os nomes. Já explico.

Caferana é a resposta à charada. Ou não, afinal caferana pode nomear fruta de outra espécie. E a mesma espécie pode receber nome de outras frutas. Cereja, ameixa do peru, cereja espanhola, ameixa, cereja, fruta manteiga de amendoim, caferana e até falso guaraná. Não, não vamos chamá-la de falso nada. Nenhuma espécie viva ou morta merece o desdém de ser chamada de falsa alguma coisa. Caferana pode confundir com outras espécies também. Porém, caferana é bonito, é facilmente associado a esta fruta e não corremos o risco de achar que seu mérito está em se parecer com guaraná, ameixa ou cereja. Agora, para não ter erro mesmo, basta chamá-la pelo nome de batismo, Bunchosia armeniaca. Da família da acerola.

Meu amigo Guilherme Ranieri, durante um passeio aqui no meu bairro para coleta de espécies alimentícias nas ruas, já havia me mostrado a árvore aqui na vizinhança. Ele logo se lembrou do nome, caferana, me mandou email, falou que havia experimentado ainda dura e que não era gostosa. E a conversa parou por aí. Não sei porque, cismei que a planta era a azeitona do ceilão e fiquei com este nome na cabeça, mesmo tendo o Guilherme me dito que não era.  No antigo sítio dos meus pais, em Fartura, havia uma árvore dessa entre os pés de café e também cheguei a provar um fruto duro, já com cor alaranjada. Não achei nada bom e nunca mais me interessei por ela. Desprezo total. Mas o tempo passou e eis que a fruta madura aparece a menos de cem metros da minha casa.  Nem sabia que de laranja a fruta passava a vermelho. Nunca tinha tido a felicidade de encontrá-la em tal estado de graça.

Tudo aconteceu quando na última sexta-feira minha vizinha Ana me convidou para ir colher folhas de mamão na praça para fazer aquele defensivo que mostrei aqui (ela está usando no solo para uma praga nas suas flores e tem dado certo). Na volta, avistei uma árvore no estacionamento do clube carregada de frutinhos vermelhos. Vamos lá comigo?, convidei Ana. Claro. Já cheguei colocando na boca a mais madura que encontrei. Ana fez o mesmo. O que é?, ela perguntou. Acho que é azeitona do ceilão, ignorando que o Guilherme já havia me contado. Aliás, aprendo muito com o Guilherme. Mas ele sabe tanta coisa que vou guardando aos poucos na medida em que me deparo com a coisa ou na justa necessidade do momento.

Ana havia levado um saquinho e fizemos a festa depois de provarmos e gostarmos. Ela foi mais rápida que eu na identificação do sabor: hum, tem gosto de amendoim. Poxa, é mesmo, um sabor suave de amendoim cozido, manteiga de amendoim, ficamos ali divagando e colhendo.

Juliana Valentini, do viveiro Oiti e do blog De Verde Casa é outra que vive me acudindo.  Chegando em casa mandei fotos pra ela dizendo que havia comido azeitonas do ceilão maduras. Tem fotos das flores?, ela perguntou. Sim, mandei. Então não é azeitona do ceilão, mas Bunchosia armeniaca (ela nunca fala o nome popular, vai direto à identidade botânica).  Confusão desfeita, pesquisas, pesquisas e a surpresa do nome em inglês, peanut butter fruit (fruta manteiga de amendoim). A partir daí foi só alegria de saber tanta coisa da fruta tão nutritiva e descobrir tantas possibilidades.  Os nomes populares brasileiros e estrangeiros do tipo falso isso, falso aquilo, ameixa aquilo, cereja aquilo outro, peanut butter etc nos costumam levar à exaustão quando se quer saber exatamente do uso daquela fruta na cozinha. Já a descrição botânica e composição química e nutricional, por exemplo, são mais fáceis porque leva em conta o nome científico que é um só.  De minha parte, não erro nem confundo mais.

O que fiz, então, foi explorar por conta própria a fruta de acordo com o que ela oferecia. Cor vermelho forte, doçura, sabor de amendoim, textura de doce de feijão, como disse o leitor David.  De fato, o fruto verde não tem graça. Cheguei a cozinhá-lo com sal para ver se era comestível, mas não gostei. Tem sabor um pouco amargo.

Bem, a fruta não é nossa, nativa, porém, vem de próximo. Dos Andes da Colombia, Equador, Peru, Bolívia. E se dá muito bem por aqui. Estamos em plena temporada de flores, frutos verdes e maduros.

As folhas lembram as de café, talvez daí o nome caferana. As sementes gordinhas e pontudas ocupam grande parte do fruto. Um projeto de semente, como se fosse uma só que chapada, também ocupa espaço da polpa e não deve servir para nada. Às vezes o fruto se separa justamente entre uma parte mais fina com o arremedo de semente e outra com a semente fértil. A pele é super fina e sai fácil do fruto maduro, basta puxar com os dedos. É também comestível, nem precisa tirar.

É gostoso comer o fruto colocando-o inteiro na boca como uma azeitona (aliás, é um pouco maior que uma azeitona gorda) e tirando o caroço chupado. A massa lembra extrato de tomate e, como disse o Elson Elque na charada, pode ser usado como tal (o leitor conta que a tia, na Bahia, fazia o extrato da fruta e usava em vários pratos).  Posso dizer que tive a mesma inspiração quando vi a massa que rendia.

Não é fácil separar a polpa do caroço pelo corte, mas se passar por peneira a polpa densa e macia  não oferece resistência. Outro jeito que dá certo é congelar a fruta e tirar lasquinhas. Fiz assim para bater com kefir - combina com ingredientes azedos, já que é como um caqui em matéria de acidez. Não se sente acidez alguma.  

Além do kefir batido, fiz a fruta dourada no azeite com flor de sal, no molho para o peito de pato e passado diretamente no pão com mel (assim como americano gosta de fazer com a verdadeira manteiga de amendoim). Achei tudo delicioso. No molho para o peito de pato, não dá pra dizer que não seja tomate, pois juntei um pouco de vinagre - uma certa acidez somada com a doçura e a cremosidade que lhe são próprias resulta num molho perfeito que substitui o de tomate facilmente - o sabor de amendoim desaparece quando combinado com outros elementos pois é muito sutil.

Agora que já dei a ficha, dê uma olhada nas calçadas do seu bairro. Por ser uma árvore muito ornamental, não é raro encontrá-la por aí manchada de flores amarelas e frutos verdes, laranjas e amarelos.  Você vai reconhecer pelo biquinho, pela cor e pelo sabor. Mas veja aqui todas as fotos que tirei para não ter dúvidas. E explore você também os usos desta fruta tão pouco valorizada mesmo nos países de origem.

Vermelhos assim: delícia!
Verdes e verdolengos, ainda que coloridos, não são gostosos não.

As sementes verdes com biquinho colorido


A primeira experiência. Congelada, no kefir




Apenas dourada no azeite e polvilhada com flor de sal.  Passe no pão e nhac!






Pode ser passada no pão como geleia, sem mais nada

Ou misturada com mel ou geleia de frutas como se fosse uma verdadeira
manteiga de amendoim 
Cor de laranja mas ainda imatura. Não é gostosa, não. Nem crua nem cozida.
É como um tomate cremoso. A pele sai fácil mas nem precisa tirar pois não
ofende

As sementes podem ser separadas na peneira usando uma espátula. A
polpa é cremosa e pode ser usada em molhos doces ou salgados, sorvetes,
vitaminas, doces, geleias, mingaus etc.

Lembra extrato de tomate. Certamente rico em licopeno


Usado como polpa ou extrato de tomate 
Pronto, fica com esta textura. Serve como base para pratos com carne ou
massa.



Com peito de pato 




Ana Campana colhendo comigo 

A prefeitura fez uma poda para desestimular colheitas urbanas ... É a árvore
do meio, do lado direito da mais baixinha 

A planta com flores amarelas é decorativa
Porque fazem isto com as árvores? Aqui, no clube ACM, rodeada de asfalto
até o colo
Encontrei mudinhas prontas em volta da árvore



62 comentários:

Guilherme Ranieri disse...

Poxa Neide, fiquei lisongeado com a postagem!

E não é que você encontrou uso pra ela? Agora fiquei curioso, porque atenção mesmo, nunca dei. Achava com gosto de dedo, e só.

E acredita que a minha bichou e acabei sacrificando não faz nem um mês? Só par aguçar a minha curiosidade. Era planta mais que ignorada. Só mantinha porque as lagartas de uma borboleta muito azul gostavam especificamente de traçar a planta, gordonas. Então ia mantendo, mais pensando nas lagartas. Mas já foi pro beleléu.

Mas fiquei megafeliz de saber que a caferana enfim, tem um uso registrado na internet!

Anônimo disse...

Neide, na minha casa tinha um pé dessa fruta e quando eu ganhei me disseram que ela se chama Peruana. Cybelle

Amara Pedrosa disse...

Neide,
Há 4 anos busco sementes dessa planta, sempre que encontrei estava sem frutos e depois eram cortadas antes que eu colhesse.
Particularmente jamais gostei do sabor, que meu marido adora e meus filhos detestavam.
Tentei fazer suco e sorvete mas não gostamos.
Nós a chamamos de cereja, agora aprendi com você outros nomes.
Tenho promessa de duas pessoas para coleta de frutos em breve, vou intensificar minhas buscas e testar suas dicas quando tiver frutinhos.
A planta florida é belíssima.

Neusa Mitsuko disse...

Nossa! Achei a fruta que me chamou a atenção na rua Eduardo Prado. Pena que está no jardim de um prédio...

vivariane disse...

vcs nem imaginam como fiquei feliz...depois de uma semana tentando saber como chama esta fruta vcs aparecem e tiram minhas duvidas....OBGDA OBGDA estou mto feliz, parabens, abraços, Ana.sou vivariane@hotmail.com

Anônimo disse...

Neide, que bom ouvir falar da fruta peruana, assim o meu pai a chamava e plantou na fazenda no tocantins em 1972 a planta continua lá, saudades da infancia!!

Anônimo disse...

Qual o nome da árvore. ? Gostaria de saber qnt tempos pra elas darem os primeiros fruto... tenho uma há um ano já..

Att, Emidio

Unknown disse...

muito interessante esse blog, também tive a curiosidade de saber o uso dessa fruta, "cereja" um nome tao nobre se comparamos, mas gostei e vou arrumar uma muda!! parabens pela postagem!

vanderlei prado disse...

Tenho um pé grande na minha casa e estou vendendo 30 mudas local Santo André

wanderartks@gmail.com

Anônimo disse...

Neide, encontrei na sua página a identificação da fruta que minha esposa encontrou no Posto de Saúde Vila Romana. Muito bom, obrigado pela manutenção da sua página, que é bem bacana. O sabor da caferana lembra o da polpa do café (quem sabe não é daí que vem seu nome?). Quem ainda não experimentou, vale a pena. Tem muito pé de café nas ruas e praças de São Paulo. A polpa, quando madura, é doce e gostosa, apesar da pequena quantidade. Daqui a algumas semanas deve começar a aparecer café maduro por aí. Um abraço

Anônimo disse...

Neide, seu sobre é um patrimônio nacional, deveria ser tombado!! tenho um exemplar desta fruta no meu sítio, já a experimentei e gostei, mas sempre a subestimei porque, por aqui, em Açailândia - MA, ela é conhecida como ameixa de corrupião e dizem que é uma planta silvestre. fiquei contente em saber que além de comestível ela tem o seu valor e deve ser reconhecida por isso, vou contar a todos sobre esta história!Obrigada

Unknown disse...

Nossa Neide! Eu tenho uma árvore dessa frutinha em casa e, como é uma casa alugada, eu não tinha nem ideia do que era... Estava procurando a resposta há meses!!! Queria saber se era comestível e agora, lendo o seu blog, vou nesse minuto lá no quintal experimentar uma!!! Obrigada!!!

Anônimo disse...

Tenho um pé no meu quintal, aqui chamamos de Peruana

Unknown disse...

Acho esta fruta muito gostosa mas só como ela pura gostaria de saber se pode comer com leite

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Neide, esta planta nasceu no quintal da minha mãe aki na Bahia e ficou linda. Minha tia disse logo, não come porque não sabemos o que é.
Dai escrevi para o Globo Rural que nos mandou o email de ibot SP e hoje recebí a resposta de Lúcia Rossi que nos mandou ver seu artigo. Minha mâe está sorrindo à tôa. Agora vamos saborear. Valeu amiga!!!!!!!!!!!!!!

Lícia Caldas

Anônimo disse...

Quando eu era criança comia muito dessa fruta e lembro que era extremamente deliciosa, pois eu era uma criança menos ansiosa que o autor da matéria que comeu a fruta verde. Somente agora, 20 anos depois, que vi essa fruta novamente quando fui subir uma pedra aqui no Espirito Santo. Estava tentando encontrar o nome dELA, achei um anuncio no mercado livre e a matéria aqui, super completa, comprovou que se tratava exatamente daquela frutinha. Vou procurar a muda e plantar em meu sitio. Quem não experimentou, procurem por essa fruta, tem uma ótima textura e um sabor delicioso.

fabiannn@live.com

Unknown disse...

Tenho dois pes dessa fruta um já ta com fruto...acho linda a fruta e meuarido gosta de chupar a fruta poriço plantei dois pés aqui no kintal mas não sabia o nome...ótimo esse blog....parabéns...gostaria de saber mais sobre essa frutinha de cor e formato tão lindo...

Vegetarianize-se! disse...

Minha vizinha de rua em Curitiba tem um pé que está cheinho de frutinhas. Estou de olho e desta vez vou conseguir comer algumas. As pessoas passam, pegam ainda verdes ou alaranjadas e jogam fora após uma mordida. Não sabem como é gostosa bem madura. Próximo passo é fazer umas mudas e espalhar pelo bairro. Aqui não é comum. Eu vi muito dela em Pindamonhangaba, mas ultimamente sumiram. Até a que tinha na Rua do meu pai.

Unknown disse...

COMO ARRUMO UMA MUDA , DESTA FRUTA

Unknown disse...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-722964658-muda-de-caferana-frutifera-e-medicinalvasoatrai-passaros-_JM

PARA TODOS disse...

NEIDE, TINHA UM PE EM CASA E HA ANOS PROCURAVA PELO SEU NOME E SO ME DIZIAM SE CEREJINHA DO NORTE . GUARANA, ETC.
AGORA LENDO SUA POSTAGEM FICO FELIZ EM SABER SEU VERDADEIRO NOME, ESTOU MAIS ALIVIADO, POIS PROCUREI ATE O EXATO MOMENTO HOJE 21/06/2016 AS 18:08 ,QUANDO ME DEPAREI COM SUA POSTAGEM A RESPEITO DA SABOROSA FRUTA QUE QUANDO A EXPERIMENTAVA ME TINHA UM SABOR PECULIAR , MAS NAO CONSEGUIA DIFERENCIA-LO, AGORA COM OS COMENTARIOS , TENS RAZAO , TEM UM LEVE SABOR PASTOSO DE AMENDOIM, FIQUEI MUITO FELIZ ,AGORA QUANDO ME PERGUNTAREM O SEU NOME , RESPONDEREI COM CERTEZA, MUITO OBRIGADA , FELICIDADES.

ZeCaMunhoz disse...

Tenho um pé dessa fruta lá em casa. Ainda pequeno e já produz bastante. O problema é que nem sempre estou em casa e os pássaros fazem a festa. Os caroços que os pássaros deixam se reproduzem rapidamente no solo.
Finalmente sei nome, até então tinham me informado que era "cereja no nordeste". Muito boa, doce e massuda. Parabéns pela matéria esclarecedora.
www.zemunhoz.blogspot.com.br

Anônimo disse...

Muito bom, parabéns por compartilhar suas experiências com estes outros curiosos, Rss, entre os muitos nomes que citastes, faço uma comentario para o " caferana", em tupi guarani, significa "semenhante ao café".Forte abraço.



João Santos

Anônimo disse...

Uns 6 meses

Suzana disse...

Neide, onde posso encontrar uma árvore dessa em São Paulo? Quem sabe eu consiga fazer uma visita da próxima vez em que for pra cidade. abço

Unknown disse...

Olha.. Estava pesquisando como cereja do mato.. Comia muito quando criança... Tiravamos ainda laranja.. Colocavamos em saco papel... Aqueles de pão.. pra amadurecer mais rapido e era uma garantia de que a mosca não ia comer antes de nos...sempre abria o saco pra ver se já tava no ponto de comer..

CCA.ESCOLA.EMON.IND. disse...

Desde a minha juventude tenho comido este fruto, ate que me mudei. estando em São Paulo avistei um pé deste fruto que era maior e mais grosso que uma mangueira adulta, fiquei surpreso com o porte desta árvore. E anos mais tarde novamente viajando avistei um pé na estrada, parei e colhi um fruto maduro que comi de imediato kkkk e trouxe os caroços que plantei em minha casa, e hoje pesquisando achei este poste que me foi muito revelador em todos os sentidos.

CCA.ESCOLA.EMON.IND. disse...

Desde a minha juventude tenho comido este fruto, ate que me mudei. estando em São Paulo avistei um pé deste fruto que era maior e mais grosso que uma mangueira adulta, fiquei surpreso com o porte desta árvore. E anos mais tarde novamente viajando avistei um pé na estrada, parei e colhi um fruto maduro que comi de imediato kkkk e trouxe os caroços que plantei em minha casa, e hoje pesquisando achei este poste que me foi muito revelador em todos os sentidos.

Unknown disse...

EU TENHO ESSA PLANTA EM CASA ;VEIO UM AMIGO AQUI E FICOU CURIOSO QUERENDO SABER O NOME ,ENTÃO EU PROCUREI SABER E ESSA SEMANA DESCOBRI ,E AGORA ESTOU VENDO TODAS ESSAS INFORMAÇÕES,VOU EXPERIMENTAR FAZER MOLHO E GELEIA .SIDNEIA


Anônimo disse...

tenho uma árvore dessa na minha calçada,meu irmão plantou e disse que se chamava guarana agora vi que tbem conhecida pelo nome de falso guaraná,esta super carregada e jogo as sementes fora,se alguém tiver interesse envio por correios,me mande Email(zanoronha@hotmail.com)moro em valinhos, Maria Noronha.

Unknown disse...

Queridos: Tenho essa pequena árvore em casa: Adoro comer essa fruta, que é rica em vitamina C e em vários anti-oxidantes. Tenho mudas e sementes, que costumo distribuir para pessoas amigas. Como trata-se de uma árvore de pequeno porte, qualquer pessoa pode cultivar, até mesmo em um apartamento. Ela gosta de sol e de chuva. Só não gosta de passar muitos dias sem água. Muito fácil de cuidar, pois é uma planta rústica. O porte da arvorezinha vai depender do espaço que ela terá para se desenvolver. Se você tiver pouco espaço, basta que você vá podando a arvorezinha. Na verdade: ela terá o tamanho e o formato que você desejar, basta conhecer um mínimo de técnicas de poda. Ela poderá até mesmo ser o teu BonSai. Eu sugiro que você plante mais de uma semente ou mais de uma muda no mesmo local, pois quando a arvorezinha está novinha, até cerca de um ano, o caule é bem frágil, pode se quebrar com relativa facilidade. Meus cães e gatos já fizeram isso, brincando com as folhas e com os pequenos galhos. Eu até choro quando isso acontece. Então, se você plantar mais de uma semente ou mais de uma muda, você vai aumentar a probabilidade de sobrevivência de tua plantinha. De um modo geral, as crianças, os pássaros e as borboletas adoram essa frutinha, que só deve ser comida quando estiver bem vermelhinha. Felicidades a todos com sua CAFERANA
Professora Cássia Melo - Belo Horizonte - MG - cassiaclass@gmail.com

Anônimo disse...

No sitio do meu pai tem muito. Conhecida cm peruana e cereja. O doce eh uma delicia cm gengibre e hortela.

Unknown disse...

Esta planta resgata minha infância lá pelos idos de 1970 quando eu tinha exatos 7 anos e tinha um pé nos fundos da casa de meus pais no Jd América RJ. Voltei a encontrá-la agora em 2016 no município de Nilópolis RJ. Que saudades do tempo que se foi! Fiz um verdadeiro resgate de outrora. Já estou providenciando mudas e plantando para que esta raridade não se perca. Parabéns Neide!

Anônimo disse...

Estava tentando achar essa fruta...
A muito tempo nao vejo
QUANDO CRIANÇA TINHA UM PÉ NA CASA DA MINHA AVÓ
CHAMAVAMOS A FRUTA DE CERGA, ATÉ HOJE CONHEÇO-A POR CERGA, MAS PUXANDO NA INTERNET
A UNICA COISA QUE CONSEGUI FOI ACHAR A ACELGA RSSRSRSSS...
AI ACHEI ELA COMO AMEIXA DO PERU... ESSA FRUTA ERA UMA DELICIA.
ATÉ HOJE SINTO O SABOR DELA. TENHO VONTADE DE ENCONTRAR NOVAMENTE.
MUITO BOM... O LEGAL QUE ELE É DE FATO SILVESTRE E DESCONHECIDA, NINGUEM SABE AO CERTO SEU NOME, SOMENTE SEU SABOR. CERGA SÓ LEMBRANÇAS

Luciano Pinheiro disse...

Que bom descobrir o nome. Aqui alguém chamava de Caqui-morango. Tinhá dois pés e um deles morreu. Plantei 20 sementes e todas estão germinando.

WWW.FRUTIFERASDAAMAZONIA.COM.BR disse...

Boa tarde saber que esta fruta tem muitos apreciadores para quem quizer mudas ou sementes tenho bastante ; segue meu contato pesqueirarui6@gmail.com
RUI

Unknown disse...

Lá no Maranhão essa fruta e conhecida como Peruana!

43 disse...

Muito boa a matéria, agora descobri seus, seus nomes. Mas realmente tem muito haver c o café. E se por acaso, secarmos e torrarmos o grãos?? Fica a dica p quem tiver mais disposição...
Obrigado pelas informações

Claudenir disse...

Lembrava dela de minha infância, achada em terrenos baldios. Reencontrei ela de novo em um terreno baldio, ela deve ter uma fixação por esses locais, recolhi algumas sementes e hoje tenho em meu terreno, que não é baldio ☺. Doido para ver crescer.

rui pesqueira disse...

Muito bom lembrar desta frutinha ,tenho plantada no meu sitio e quem adora são os tucanos que na epoca da safra os pássaros fazem a festa .
RUI PESQUEIRA

Anderson Ignis disse...

Muito legal descobrir o nome dessa planta. Na chácara temos um pé, aqui no Acre. Agora plantei também no meu quintal. Interessante é que li em outro lugar, pesquisando sobre o cacaurana que esse sufixo."rana" vem do tupi e quer dizer falso. Como o caso do cacaurana (Theobroma microcarpa), que significa falso cacau. Ah, eu adoro essa frutinha!

WWW.FRUTIFERASDAAMAZONIA.COM.BR disse...

OLA ANDERSON ,EU JA VI TANTOS NOMES PARA ESTA FRUTA ELE TAMBEM É CHAMADO DE FALSO GUARANA , FRUTA MANTEIGA E CEREJA DO PARA , ANDERSON SOU COLECIONADOR DE FRUTAS DE TODAS AS REGIÕES DO BRASIL POSSO MANDAR PARA VOCE UMA LISTA DAS SEMENTES DE FRUTIFERAS QUE TENHO PARA TROCA ?
SEGUE MEU CONTATO : pesqueirarui6@gmail.com.
NEIDE POSSO FAZER ESTE CONTATO AQUI?
RUI PESQUEIRA.

Unknown disse...

Tenho dessa fruta em casa. Fiz questão de ter porque na infância tinha na casa da vovó e da minha mãe. Madura é deliciosa!

Unknown disse...

Conhecia por cereja do campo.

Jéssica disse...

Olá, Neide! Mesmo anos depois de ter publicado esse texto, continua ajudando muita gente. Eu ganhei uma muda a uns 3 anos e vinha cuidando dela em vaso, mas não sabia de que planta se tratava! Finalmente ela deu flores e consegui identifica-la, é a caferana! Com relação a questão do falso no nome, tenho talvez uma novidade pra te contar. No Guarani o sufixo Rana significa falso também... Bjos!

disse...

Em casa tem essa fruta. Ela está carregada de carenada.

e disse...

Oi Neide. Estou feliz por esse blog. Nossa esse frutinho me fez lrmbrar da minha infância. Eu tinha aqui em casa. Todos passavam e admiravam. Meu pai trouxe takvez de Jacarépaguå Rj. Ele era jardineiro. Hoje eu tenho 55. Nunca mais vi essa árvore por aqu em Nova Iguaçu. Onde posso encontrar a semente ? Pois quero voltar a cultivar. Obrigada pelas ricas informações sobre a Cereja. Agora fica mais fácil de encontra-
lá pelo nome original. Bjs.

Unknown disse...

Ufa, até que enfim encontrei o nome da fruta.ainda bem que tem gente trabalhando pra que isso aconteça.amei!

Unknown disse...

Encontrei essa planta no quintal da casa que eu adquirí. Não conhecia, mas resolvi deixar para descobrir. Poucos meses depois, fui surpreendida com uma linda florada! Agora está maravilhosa, carregada de frutos!

Maria disse...

Eu também. Fiquei feliz, porque aqui em casa tem um pé de caferana que está cheio de frutas vermelhas. Não sabia que poderia comer. Aqui no blog aprendi muito sobre ela. Muito obrigada!

ZEN disse...

Tenho um pé de desta planta no meu quinta já uns dez anos a qual chamo de peruana, minha mãe assim chamava, não consumo os frutos pois não gosto, mas os passarinhos adoram e muitos vinham comer deles, infelizmente descobri esta semana que a árvore está morrendo e estou triste com isso, pois não sei o que pode ter acontecido...se alguem souber como posso salva-la, por favor me fale

Haroldo Tavares de Figueirêdo Borges disse...


Sim...eu era criança no bairro Jardim Meriti, no Município São João de meriti, Estado do Rio de janeiro, no nosso quintal tínhamos essa árvore pequena do porte da acerola com essa fruta
bonita e saborosa, quando madura, chegando a ficar na cor grená, vinho, doce...bem doce...nunca me esqueço da fruta do nosso quintal...eu comia bastante dela...

Haroldo Tavares de Figueirêdo Borges.

Unknown disse...

Bom dia, hoje descobri o nome da arvore que fica em frente à cada minha vizinha que dizia ser Guaraná. Obrigado pelo seu artigom

Unknown disse...

O galho dessa desse pé de fruta nace

Unknown disse...

Tenho dois pés dessa Plata no quintal; faço polpa, suco e consumo in natura. Aqui chamamos de CEBION, pelo potencial de vitamina C que ela possui. Estou pesquisando o que posso fazer com os caroços.
Parabéns pela postagem, fácil interpretação e esclarecedora.
Abraços.
Carlos Araújo

Anônimo disse...

Essa fruta conhecia como cereja e nós anos 70 tinha no quintal onde eu morava. No bairro de Miguel Couto em Nova Iguaçu RJ. Rua Cecília na casa da Dona Alda e filhas Clara e Clarice. O Sabor da cereja é inesquecível e lembra da minha infância. Gostaria de sentir novamente aquele sabor. Hoje moro em Belém.

Anônimo disse...

Tem 2 árvore dessa fruta na casa da minha mãe, assim que ela começou dá frutos não gostei tbm não sabia que ela ficava bem vermelha com um sabor incrível amei muito saborosa

Unknown disse...

Tenho essa fruta na minha casa, e a conheci como guaraná. Adoro!

Anônimo disse...

Acho essa fruta deliciosa, quando madura fica vermelha e macia . Sabor da infância. Depois de tanto tempo fui surpreendida com um pequeno pé, carregado de flores e frutos em uma calçada próxima de nossa casa. Estou guardando as sementes pra plantar. Conheci com o nome de peruana ( Maranhão).

Anônimo disse...

Achei uma em Goiânia vou tentar tirar muda e semente

Anônimo disse...

Verdade