segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Um olhar sobre Piracaia

Folhas do alho 

Quinze dias que fico sem ir a Piracaia e tudo se modifica no nosso pedaço de terra. As folhas de alho estão crescidas e alinhadas como um canavial, as cabeças de repolho estão quase se fechando, os pés de alface estão vermelhos como rubi e o pé de ipê amarelo se encheu de flores para nos receber. 

Os amigos Carlos e Mônica chegaram a tempo de ver o por do sol, de plantar helicônias e estrelitzias que foram buscar pra mim na casa da leitora Nádia em Rio Claro, de assistir ao por do sol e apreciar o nascer da lua enquanto a fogueira ardia. E Carlos andou 30 quilômetros de bicicleta no outro dia cedo, Marcos e ele fizeram balanço na árvore, Mônica debulhou sementes de mostarda que eu usei no curry de frango caipira. E deu tempo ainda de repousar os olhos no horizonte que só acaba quando esbarra na montanha lá longe depois do espelho azul. O leitor Fábio Metello, tendo já pedalado uns 15 quilômetros a partir da cidade,  resolveu dar uma paradinha para uma prosa, um descanso e um copo d´água.  O tucano barulha como pato, o gavião passa assustando a bicharada miúda, a gata tapioca comeu um camundonguinho fofo, o  sabiá canta longo e triste, o tempo passa rápido, e aqui estamos nós de novo no asfalto e na correria de sempre. Por isto, agora e talvez amanhã só vou enrolar com fotos.  Hoje tem conversa sobre plantas alimentícias não convencionais na livraria Cultura,  e amanhã, uma apresentação na faculdade de nutrição da USP. Depois tudo volta ao normal. Espero. 

As flores de ipê nos esperaram

Amigo Carlos plantando

Broto de alface roxa

Flor da alface mimosa

Flor de brócoli

Projeto de abacaxi

Alface vermelha, cenoura e couve 
Alface bariri - sementes doadas pela leitora e amiga Juliana Velentini

Mônica debulha mostarda

Um trabalhão pra quase nada

Um tanto pra plantar, outro tanto pra panela


Pra fazer curry de frango (com hibisco)


25 comentários:

Anônimo disse...

Ter um pedaço de terra para plantar é vida! E desmente os que dizem que existem 2 momentos de felicidade: quando você compra um sítio e outro quando se livra dele

Naomi disse...

Oi Neide, seu texto foi bem poético, quase senti aquele misto de felicidade com melancolia que às vezes a gente tem no final da tarde de um dia muito gostoso.
Ah gostei das fotos! eu não sabia que alface tinha flor, sou um bicho de cidade grande que fica contente de descobrir essas coisas. Falei pro meu marido, ele deu risada.

marta disse...

Oi Neide,
Que vista linda que vc.tem do seu sitio. É nestes momentos que como diz a Naomi e o comentario do anonimo, bate a melancolia e uma vontade enorme de ter de volta um pedacinho de terra para plantar. Piracaia parece uma terra super fertil, que tudo que voce planta, brota facilmente. Adorei ver o pé de Ipê florido e o pôr do sol com as colinas onduladas.Lindo.

Unknown disse...

Parabéns pelo sítio, que lugar maravilhoso!

Anônimo disse...

Meu Deus é um pedacinho do céu em Neide! muito lindo fica no alto? é represa ou rio na foto?e suas hortaliças é de dar inveja.

Pupin disse...

Oi, Neide.
Piracaia é realmente um pedacinho do paraíso e a natureza daqui responde rápido aos cuidados do dia a dia.
Fiquei encantado com o colorido da sua terrinha. Com certeza, é um buquê de gratidão pelo carinho que sua família tem pelo lugar.
Amanhã cedinho temos mais uma participação na rádio comunitária da cidade e vamos propagar impulsos como o seu em prol de uma Piracaia Orgânica.
Inté.
Pupin

Anônimo disse...

Parabéns pelas fotos, são belíssimas.
Neide, saberia me dizer se as folhas de alho podem ser usadas como tempero?
Grata!
Vah

Neide Rigo disse...

Anônimo, por enquanto ainda estou na alegria da aquisição.

Naomi, pois é, todas as verduras que comemos tem flor - é que a gente acaba comendo antes. Mas eu quero sementes para replantar.

Marta, sim, eu fico triste de voltar, mas também gosto de São Paulo. A vista é linda mesmo.

Obdulia, o lugar é muito bonito, sim.

Anônimo, nosso sítio fica no alto com vista para a represa. E a terra tem se mostrado generosa.

Pupin, debaixo da braquiária que cobria tudo ainda há terra inteligente e fértil. Você precisa ir lá conhecer. Ainda não consegui ouvir a rádio, mas o próximo não perco.

Vah, as folhas de alho são comestíveis, sim, como as de alho.

Um abraço,
N

Fabio Metello disse...

você esqueceu dos pedaços do bolo de mandioca que comi que ..muito bommm e o total de Km pedalados naquele dia , foram de 49km....descobri várias "prainhas" da represa;;;; AOS LEITORES Eu morava em SP;;e hj estou aqui...uma feliz troca

Nadia Marrach disse...

Neide, comecei a construção e mal tive tempo de entrar no blog neste último mês. È sempre uma alegria ter notícias de Piracaia e acabo me animando a plantar mais coisas aqui em casa. Bom também rever Mônica e Carlos (este novamente de enxada na mão!!!)e saber que minhas mudas estarão florescendo e frutificando no seu sítio.

Replicas de Bolsas disse...

para mulheres que gostam de bolsas famosas ai vai uma sugestão..

Replicas Relogios disse...

para os amantes de relogios ai vai um link com replicas de relogios famosos importados e com qualidade superar premium aaa, generos femininos e masculinos.

Book Sensual disse...

Lugas lindo para realizar um book fotografico sensual, a união da natureza com o lado sensual feminino, da um resultado bem legal parabens..

Réplicas de Relógios disse...

mais de 1700 modelos de replicas de relogios famosos importados lojas no Brasil pronta entrega.

Replicas de Bolsas disse...

Lojas de replicas de bolsas famosas e replicas de relógios no Brasil a pronta entrega.
bolsas femininas.

Relógios importados sp disse...

m língua tupi, Piracaia é a junção das palavras “pirá”, que significa peixe, e “caiá”, frito ou queimado. O nome representa um dos destaques da gastronomia local, a truta, criada nas águas frias do rio Atibainha. Quem passa por lá não pode deixar de provar a famosa Truta de Piracaia. Além da gastronomia, a cidade se destaca também na arquitetura, com prédios que têm mais de 100 anos, na religião, pelas igrejas magníficas, e nas manifestações folclóricas, que mantêm viva a tradição de seu povo.

Mas é pela natureza que Piracaia impressiona. Com a imponência de suas montanhas, a grandeza das represas, a cidade permite ao visitante escolher entre o turismo ecológico, religioso, rural e de aventura. Seus cenários exuberantes, com trilhas para caminhadas, corredeiras e cachoeiras são perfeitos para os amantes de aventura off road e para a prática de esportes como o mountain bike. Neste cenário, destaque para a Cachoeira do Pião e Cachoeira da Mãozinha.

Outra importante atração de Piracaia é a Igreja Matriz de Santo Antonio da Cachoeira, de 1884. Construção de extrema beleza, suas paredes têm tons dourados e o teto mostra toda a história da Igreja Católica Apostólica Romana, com pinturas de todos os papas (num total de 265, desde São Pedro até Bento XVI). A matriz de Piracaia e a Igreja de São Paulo Apóstolo, em Roma, são as únicas duas igrejas no mundo que possuem todas as figuras dos papas pintadas no teto.


O visitante tem a oportunidade de conhecer também a história do Santo Cruzeiro, crucifixo de 14 metros de altura localizado no alto do Morro da Penha, a 1200 metros de altitude. Sua história começa em 1939, quando as Santas Missões estiveram em Piracaia e foi colocada no morro uma cruz de madeira. Durante um temporal, em 1943, a cruz foi danificada. Para substituí-la, o arquiteto José Bonetti esculpiu o Santo Cruzeiro em cimento, inaugurado em 1946 e que recebe visitantes até hoje. Do alto do morro, após subirem 590 degraus, com paradas para descanso, os turistas avistam toda a cidade.

Unknown disse...

Gostei do seu blogm muito interessante .

Também queria indicar a todos amigos e amigas o nosso site de venda de replicas de relogios.

Acesse as melhores replicas de relógios do Brasil.

Mais de 3000 modelos idênticos ao original.

Acesse agora : http://www.relogiosimportadossp.com.br

Unknown disse...

Gostei do seu blogm muito interessante .

Também queria indicar a todos amigos e amigas o nosso site de venda de replicas de relogios.

Acesse as melhores replicas de relógios do Brasil.

Mais de 3000 modelos idênticos ao original.

Acesse agora : http://www.relogiosimportadossp.com.br/

luiz disse...

tudo sobre os melhores Relógios do mundo, para mais informaçoes acesse:http://www.replicasde.com.br/

luiz disse...

para os amantes de relógios ,só aqui que vocês encontra as melhores marcas com os menores preços , confira www.replicasde.com.br

luiz disse...

perfumes importados com menores preços do mercado, vocês só encontram aqui www.xperfumes.com.br

Bolo fake disse...

ATENÇÃO!! Realizamos
Aluguel de Bolo Fake
, facilita muito a decoração de uma festa. Temos vários modelos e temas para noivado, chá de bebê,
Bolo Fake de Casamento e infantil, Bolo Fake Frozen e vários outro.. Acesse: www.bolofakecenografico.com.br ..acesse: Aluguel de Bolo Fake SP

Unknown disse...

tudo sobre replica , com o melhor valor com as melhores replicas, so aqui voces encontram , confira www.replicasde.com.b

Unknown disse...

Relógios originais espojados, elegantes , casual, so aqui voce encontra, confira : www.relogiosdegrifes.com.br

Bolsas Replicas disse...

Aqui você encontra as melhores Replicas de Bolsas Famosas importadas de Grifes para montar o seu look. O selo ¨Bolsas Chick¨ é garantia de qualidade e confiabilidade seguindo as tendências da moda. Conheça as diferentes linhas de qualidade existentes no mercado de bolsas replicas perfeitas para não levar gato por lebre na hora de comprar sua bolsa. A loja de bolsas femininas online apresenta três linhas de qualidade: italiana, Premium e Primeira linha AAA.