terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Cogumelos duvidosos e plantas comestíveis nas ruas de Curitiba

Embora tenha andado pelo campo e pela praia em Curitiba e arredores, foi andando pelo asfalto, com uma velha amiga, Magna, debaixo de sol quente depois de um dia nublado, que encontrei estes dois agrupamentos de cogumelos. O bom de andar a pé é que o caminho pode ser tão interessante quanto o destino. Às vezes, mais. 









Agora, espécies seguramente comestíveis que cruzaram nosso caminho pelas calçadas: feijão lab lab ou orelha-de-padre roxa, caruru-do-reino ou bertalha coração e caqui amasiado com maracujá em pleno passeio público. 




As três fotos: Caruru-do-reino ou bertalha coração com suas batatinhas

Feijão lab-lab ou orelha-de-padre roxa 

Caqui e maracujá 

3 comentários:

João Inácio disse...

hmmm, estes parecem comestíveis, de fato. Uma pena não termos conhecimento...

Neide, a primeira foto é de bertalha? Dias desses, andando por uma rua sombreada aqui em POA, uma trepadeira num muro me chamou a atenção (muito parecida com esta da primeira foto), principalmente por ela ter um aspecto suculento e a folha em formato de coração. Dei uma de Neide e provei e achei o sabor muito semelhante a espinafre. Resolvi pegar um galho que enfiei na terra de um vaso. O galho "pegou" imediatamente e já começou a se enroscar numa vareta. Suporta muito bem o calor infernal de Porto Alegre nesta época do ano e o esquecimento de aguá-la (nunca murchou). Até agora, nada de flores ou frutinhos. Mas estou louco para comer, mas preciso saber o que é... hehehe.

Estou viciado em omelete de caruru (bredo) e arroz branco com salada de folhas novas de dente-de-leão (mais gostosas e suaves que as chicórias-roxas, que tb adoro num risoto com bacon bem magrinho e vinho tinto, hmmmm).

João Inácio disse...

ooooooops, viajei no caruru, na verdade quero saber o que está na sétima foto (não na primeira, dãã...)

Flora Maria disse...

Sou fascinada por isso: saber o que é comestível pela rua, pelo campo. Lembra de um programa na tv onde o rapaz saía andando pela cidade ou pelo campo, colhia os alimentos e cozinhava na cozinha improvisada do seu carro ? Eu adorava !!!

Feliz Ano Novo para você !