segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Um tipo de abiu. Resposta à charada

Fácil, pensei. Eu pergunto no O que é, o que é?, algum leitor sabido responde e está desvendado o mistério. Fácil,  pensou o leitor, esta eu sei, é nêspera.  Pois é, a vida não é fácil pra ninguém. Continuo aqui com a informação incompleta, pois que é uma Sapotácea, um tipo de abiu, não tenho dúvida. Mas, qual tipo? Abiuzinho-do-mato?

Encontrei as frutas caídas na grama sob uma árvore de uns 5 metros no bosque da Esalq, a faculdade de agronomia da USP (e de outros cursos agora), em Piracicaba, onde estive na semana passada. Havia várias delas comidas por passarinhos. Provei um cisco e achei deliciosa. Antes de comer o resto da fruta, trouxe pra casa para tentar identificar. O mapa de frutíferas da Esalq não ajudou muito. Não encontrei ali nenhuma parecida.  Tampouco adiantou folhear uma a uma as páginas do livro de frutas do Harry Lorenzi. Não reconheci nada parecido pelo fruto ou sementes. 


Páginas do livro do Harry Lorenzi: Árvores Brasileiras. Clique e Amplie 

Restou o livro de árvores brasileiras. Ali, a Pouteria torta (que também está no livro de frutas, mas não com as sementes separadas) é a mais parecida. Outra Pouteria, a ramiflora tem sementes parecidas. As duas tem frutos comestíveis, o que me tranquilizou e me estimulou a devorar o que tinha em mãos. Esmiuçando o que está escrito no livro, algumas coisas não batem com outras pesquisas e com a própria descrição. Piloso quer dizer que os frutos deveriam ter pelos, mas o meu era lisinho, assim como a foto que o livro mostra (ou as fotos foram infelizes). Mas se for procurar imagens desta espécie, os frutos aparecem cobertos de penugem. De qualquer forma, as folhas da árvore e as sementes são parecidas com as fotos do livro. E minha conclusão, como também é do leitor Filipe Snoble, que respondeu à charada, é que se trata de uma sapotácea, um tipo de abiu, parente do canistel, do caimito, do mamey. 

O fruto é pequeno como se vê na palma da minha mão - uns 3 centímetros de diâmetro, no máximo, e tem duas sementes ou mais.  E elas são lisas, do tamanho de um feijão branco. A polpa é amarelo damasco, translúcida, gostosa de morder -  macia sem ser mole,  é doce e chega a pegar um pouco na mão de tão melada. Seria uma ótima fruta para se ter no mercado, por ter firmeza suficiente para resistir ao transporte - diferente da pitanga ou uvaia, por exemplo.  Talvez lembre abiu se eu conhecesse de fato um bom abiu (todos dizem que é maravilhoso, mas eu ainda não tive a sorte de me deparar com um assim). 

Enfim, desta vez vou ficar devendo uma resposta convincente. Por isto, continuo aceitando contribuições. Obrigada a todos que participaram. Um dia dou um o que é, o que é? bem facinho, assim tipo resposta-nêspera, tá? De qualquer forma, fico sempre feliz com o esforço. 






25 comentários:

André Coelho disse...

HAHAHA!
Cê ainda esnoba no final!

Juro que fui com toda a ânsia de um pequeno gafanhoto, pensando "agora eu acerto esta bagaça!". Mas não. A prepotência me deu uma rasteira. Haha!

Abraço, Neide. E valeu por mais esta aula.

Neide Rigo disse...

André, veja bem, não foi só você. Talvez eu também tivesse respondido nêspera. É que nunca posto charadas muito fáceis e nêspera (ou ameixa), todo mundo sabe o que é. Mas foi divertido. A próxima será fácil, pode crer.

Um abraço, N

Felipe Sinoble disse...

Opa...que bom, fui no caminho certo!

A semente das sapotáceas não enganam, quase todas são bem parecidas, foi nelas que reconheci.

Depois da resposta da charada, fiquei mais curioso e dei uma pesquisada e encontrei outro possível candidato...e não deixa de ser um tipo de Abiu:

http://www.arvores.brasil.nom.br/new/marmixa/index.htm

Aproveito pra recomendar esse site, caso você ainda não o conheça.

Abraços,

Neide Rigo disse...

Felipe, bem poderia ser uma marmixa, mas algumas características não batem - a época de frutificação e o arilo, que este da esalq não tem - as sementes se soltam limpinhas. Mas uma hora a gente descobre.
Um abraço, N

Neide Rigo disse...

Felipe,
obrigada pelo site.
N

Anônimo disse...

Oi Neide, talvez você consiga encontrar o nome exato da espécie contatando o Depto de Ciências Biológicas da Esalq: http://www.lcb.esalq.usp.br/apresentacao.php
Provavelmente eles que plantaram a árvore, ou mesmo que não plantaram, saberão classificá-la.
bjs
Laura

Anônimo disse...

Mais meu Deus afinal é ou não é Neide, ta todo mundo doido é?.bjs.(Diulza)

juju gago disse...

pois eu, cá com meus botões, pensei: "é nêspera! hum... não, não pode ser. ela não ia dar uma de mão beijada assim." e fiquei esperando pra ver, sem emitir opinião.
rs gostei do "a vida não é fácil pra ninguém"

um abraço,

Edilson Giacon disse...

Um tipo de manilkara, talvêz manilkara hexandra.
Tentarei descobrir o correto.

Barbara Marques disse...

Meu vizinho tinha uma árvore e chamava a semente de orvalha. Como se chama realmente não sei. Uma delícia o suco.

reconquistar disse...

belo blog

reconquistar disse...

belo blog

reconquistar disse...

belo blog

reconquistar disse...

belo blog

reconquistar disse...

belo blog

reconquistar disse...

belo blog

reconquistar disse...

belo blog

reconquistar disse...

belo blog

reconquistar disse...

belo blog

reconquistar disse...

belo blog

Anônimo disse...

Bem, estou um pouco atrasado, mas vamos lá. :) Não é mesmo um Abiú, pois este costuma ter um único caroço, polpa quase translúcida e é tão doce que pode até ser enjoativo. O Abiú é também bem maior. Mas por certo é da família. Talvez o Helton, do Colecionando Frutas (http://www.colecionandofrutas.org/), possa identificá-la. ;)

Reinaldo disse...

Bom dia!

Chrysophyllum gonocarpum (Mart. & Eichler) Engl.

mais conhecido como aguaí, eu estava com esta mesma dúvida finalmente encontrei as informações e resolvi lho passar.

mais informações: http://www.ufrgs.br/fitoecologia/florars/index.php?pag=buscar_mini.php&especie=116

Anônimo disse...

Oi Neide e Reinaldo.
Na aparencia externa o fruto é bem similar ao Chrysophyllum gonocarpum, mas parece que a cor e a textura da polpa são bem diferentes. Vejam a descrição geral do fruto e da árvore no site do Hélton: http://www.colecionandofrutas.org/chrysophyllumgonocarpum.htm
Abraço, Cassio

Anônimo disse...

Quase ia me esquecendo... Parece mais o Chrysophyllum Viride (Abiú-Mirim). A altura da árvore bate com a informada por vc Neide, e a descrição que o Hélton faz da polpa (embora no site não tenha foto) parece-se com o fruto cujas fotos vc postou. Veja: http://www.colecionandofrutas.org/chrysophyllumviride.htm
Abraço, Cassio

Unknown disse...

Chrysophyllum gonocarpum