segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Pão de abóbora com nozes


Ontem foi dia de piquenique e achei por bem usar a moranga cabochá que tinha aqui. Se recheio de abóbora com nozes fica bom em massas, um pão com as duas coisas não deveria ficar ruim. Foi o que fiz pra levar e como acho que ficou bom - pelo menos não considero meus amigos mentirosos, deixo aqui a receita antes que ela fuja para o arquivo morto.  Do piquenique, falo depois. 

Os pães crus

Pão de moranga cabochá e nozes 

1 envelope de fermento biológico seco (10 g)
1 1/2 xícara de água morna 
1 colher (sopa) de sal 
3 colheres (sopa) de açúcar 
500 g de abóbora japonesa (moranga, cabochá) cozida, fria, sem a casca - cerca de 2 1/2 xícara da polpa amassada 
1 ovo 
Farinha de trigo - cerca de 1 quilo 
100 g de manteiga em ponto de pomada
200 g de nozes picadas

Numa tigela, misture o fermento com um pouco da água. Deixe dissolver até formar um creme. Junte o restante da água, o açúcar e o sal e misture bem. Adicione a abóbora em purê e o ovo e misture bem. Se quiser, passe esta mistura pelo liquidificador para ficar bem lisa. Vá juntando farinha de trigo aos poucos. Quando ficar difícil de mexer, junte a manteiga e as nozes - reserve metade da quantidade para polvilhar sobre o pão. Passe a massa para uma superfície de trabalho enfarinhada e comece a trabalhar com as mãos, juntando farinha à medida que amassa, até formar uma massa homogênea, lisa, modelável, que se solte das mãos. A massa deve ser colocada novamente na tigela, coberta com plástico ou um pano. Espere crescer até dobrar de volume (caso não tenha experiência com pães, faça uma bolinha com a massa e deixe num copo com água em temperatura ambiente – quando ela subir à superfície, a massa certamente estará no ponto). Divida a massa em três ou quatro e molde os pães compridos ou redondos.  Umedeça os pães com água e role-os sobre as nozes picadas reservadas.  Coloque-os numa assadeira grande, untada e polvilhada, deixando espaço entre eles. Deixe crescer novamente por cerca de meia hora ou até os pães dobrarem de volume. Faça cortes com lâmina afiada, leve ao forno preaquecido bem quente (280 ºC) e deixe assar por 10 minutos. Abaixe o fogo para 230 ºC e deixe assar por cerca de 50 minutos. Os pães devem ficar bem dourados. Se preferir, polvilhe os pães com farinha e use apenas 100 g de nozes na massa. 
Rende: 3 a 4 pães 



No piquenique, com carne louca da Chus. Nhac! 

4 comentários:

Isadora disse...

que pão delicioso!!!


estou na fase dos muitos pães!!!


http://deliciasdaisa.blogspot.com/

Akemi disse...

a cor ficou maravilhosa.

Cristiana disse...

Olá!
Acometida por uma alergia que não me permite comer nada que leve fermento biológico (humpf!), passei a pesquisar receita de pão de fermentação natural. Vi que você consegue fazer ótimos pães dessa forma e estou treinando pra chegar lá, mas, como iniciante no assunto, tenho uma dúvida e achei por bem perguntá-la antes de fazer a tentativa e me frustrar, estragando uma série de ingredientes. Pois bem, a dúvida é: dá para usar o fermento natural em pães que levam ingredientes como abóbora, inhame e todas essas coisas gostosas que você, generosamente, publica aqui?

Obrigada,

Cristiana

Neide Rigo disse...

Critiana,
dá pra fazer sim. Neste post, tenho uma receita com inhame: http://come-se.blogspot.com/2010/02/pao-ou-estetoscopio-pao-de-inhame-com.html

Um abraço,
N