segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Bertalha-coração. O mesmo que caruru-do-reino. Com carne de porco

Gostei deste nome, bertalha-coração.  Talvez seja melhor que caruru-do-reino. Melhor seria se não fosse nem caruru nem bertalha, já que a planta não pertence a nenhuma destas espécies, mas bertalha coração remete ao formato das folhas e está bem assim. Foi a leitora Sara Stumpt Michell, quem me disse que no Rio Grande do Sul, particularmente em Porto Alegre, este tem sido o nome usado. Como se trata de um ingrediente praticamente desconhecido por aqui, podemos começar a adotar esta nomenclatura.

Sara estuda a planta na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e, em seu blog, mostra um vídeo sobre a invasão da planta na Austrália. Como a espécie não produz frutos por aqui, a dispersão se dá a partir dos bulbilhos que caem da planta-mãe. Por aqui, não se tem notícias de problemas com a planta nativa, mas não custa ficar alerta para não levar os bulbilhos para locais onde ela possa crescer desembestadamente.  É uma boa planta para se ter em cativeiro, na varanda, num vaso, e, se todo mundo aproveitar para comer as folhas e os bulbilhos,  não vai acontecer de virar praga. E ainda as flores são melíferas. 

Já falei da planta aqui - eu tenho medo de caruru-do-reino - e acolá

Para não jogar no lixo os restos da poda, nem levar para Piracaia sem minha supervisão - vou  plantar perto da casa para ficar ao alcance dos olhos -, coloquei galhos, folhas e restos de bulbilhos numa caixa plástica e fechei até decidir onde os jogaria. E esqueci. Quando me lembrei, outro dia, abri a caixa, as folhas estavam mortas, mas os bulbilhos estavam todos vivíssimos, já lançando muitas raízes, esperando uma oportunidade para se fixar e se multiplicar. Deu mais medo. Pelo menos, quem tem uma planta dessas perto de casa não vai passar fome. Nos bulbilhos, carboidratos, fibras, mucilagens; nas folhas, muitas vitaminas, minerais, fibras, mucilagens. É uma opção para se ter nas escolas e entrar na merenda escolar. Na panela, é um ingrediente fantástico, bonito, nutritivo e gostoso. 


Os bulbilhos que ficaram trancados numa caixa
No meu quintal  - se fico três meses fora, a planta teria coberto a casa
Mas, por favor, não leve os bulbilhos para fora do seu ambiente natural. Veja o vídeo sobre a planta exótica e invasiva na Austrália.




Depois da poda, já estou com saudade da planta. Sorte que guardei bulbilhos e hoje fiz com carne de porco. 


Bulbilhos de bertalha-coração com carne de porco 

Temperei meio quilo de barriga de porco, em pedaços, sem o couro, com um dente de alho bem socado com 1/2 colher (chá) de sal, um pedaço de pimenta e um de cúrcuma fresca. Juntei uma colher (sopa) de suco de limão, misturei tudo e deixei a carne neste tempero por duas horas. Coloquei os pedaços numa frigideira, cobri com água e deixei cozinhar em fogo baixo até secar a água e a carne ficar macia (se não ficar macia, junte mais água). Deixei dourar na própria gordura. Separei a carne e juntei à frigideira 1 xícara de bulbilhos de bertalha-coração cozidos por 10 minutos em água salgada e escorridos. Juntei 1 colher (sopa) de cebolinha verde e uma pitada de pimenta vermelha em flocos. Voltei a carne para a frigideira e nhac! 

4 comentários:

Dricka disse...

Nunca comi bertalha coração, mas se já tinha vontade, agora fiquei lombriguenta para come-la com a carne de porco, que é de longe a que mais gosto. A sua ficou mutcho apetitosa!!
Bjs

ssm disse...

Oi Neide!
Adorei teu post! Aliás, parabéns pelo teu Blog!
Acompanho desde fev/2012 e gosto muito, sempre com ideias diferentes, valorizando a nossa agrobiodiversidade! Espero que sigamos trocando figurinhas, receitas, heheheh.
Bjos,
Sara

Neide Rigo disse...

Dricka, Marcos o chamou ontem de "o terror do reino". Mas é melhor bertalha-coração.

Sara, obrigadíssima!

Beijos, N

Dricka disse...

KKKKKKKK. Pois eu já adorei terror do reino! Se encaixa perfeitamente!