quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Nina Horta. Minha singela despedida

No Mocotó 
Está hoje no caderno Paladar. Mas deixo aqui também. Saudade eterna!


‘Neide, onde você está? Quero te ver só para um abraço e um beijo, minha orfãzinha de mãe, não é assim que você está se sentindo? Agora a mãe é só você, e ela vai aparecer nas suas mãos, no seu olhar, no jeito de ser, de rir, de não comer galinha com nome. O que mata um pouco a saudade é que a gente vai se transformado nelas, mesmo sem querer. E todas aquelas coisas que nos chateavam se tornam um sorriso de amor na nossa boca. Neide, Neidinha, que todas as qualidades dela se grudem em você, e que aceite a morte dela como se aceita a vida. É assim mesmo, não tem saída, não tem jeito.

Olga, sempre quis te conhecer pela sabedoria inata. Esconder os livros da Neide para ela sossegar o pito e não ler todos de uma vez.  Fazer ela voltar para o açougue com os miúdos, tão esperta que ela se acha! Saber fazer umas misturas que ela repete hoje. Fazer dela a vencedora que é. Ela vai se lembrar disso todo dia, Olga, você fez um bom serviço com essa sua filha, por mais chata que ela tenha sido de vez em quando. E a mão para jardins floridos? Acho que era sua. Ou não. Não importa, se a Neide se parece um tostão com você, já está de bom tamanho. Prometo tomar um pouco de conta dela, se precisar, fazer de mãe postiça. Até hoje foi ela que tomou conta de mim, mas vou fazer uma forcinha. Um último beijo, um dia a gente se encontra para fofocar sobre ela.’

Nina tinha destas gentilezas como estas lindas palavras que recebi quando perdi minha mãe e as dedico agora aos seus filhos Dulce, Sylvio e Octávio. Suas mensagens dariam mais um livro, pois não desgrudava da poesia nem nos e-mails mais prosaicos, fossem para mim ou para qualquer leitor ou leitora que a procurasse. Aliás, começamos a nos falar assim, virtualmente.

Minha mãe Olga se foi, minha mãe postiça se despediu no domingo. Agora somos tantos órfãos.  Sentirei tanto sua falta. Quem escreve hoje sobre comida não me deixa mentir -  no fundo ou no raso do pensamento, todos nós sonhamos um dia escrever como Nina Horta.  Mas para transformar qualquer  tema, dos mais nobres aos mais insossos em pratos honestos, coloridos, bem temperados, dourados, cheirosos e que despertam um apetite afetivo pelas emoções escondidas, ah, isto não é pra qualquer mortal .  Nina era única e temos que nos contentar em reconhecer o tanto que aprendemos com ela e agradecer pelo tanto que nos inspirou e continuará inspirando.

Comecei a gostar de escrever mesmo principalmente depois de conhecê-la pessoalmente. Antes, eu escrevia para uma revista textos mais enciclopédicos por obrigação. Era uma admiradora como tanta gente, que se emocionava com sua escrita, recebia as novidades e saía procurando karipata por Alto de Pinheiros só porque Nina disse em sua crônica que havia um pé do tempero indiano em sua calçada. Por um golpe de sorte, começamos a trocar e-mails depois de nos conhecermos pessoalmente  no Boa Mesa, encontro de gastronomia organizado por Josimar Mello e Sofia Carvalhosa, entre 1996 e 1997.  Só sei que nos encontrávamos na plateia assistindo às aulas shows de grandes chefs e depois tínhamos assunto pra semanas. 

Um dia, acho que cansada de ler e-mails longos, se bem que os delas também eram, sempre tão gostosos de ler e motivadores de respostas maiores, me provocou: por que não começa um blog?  Não, imagina, que isso, respondi.  Mas fiquei matutando e um dia, em 2006, comecei timidamente o Come-se.  Pouco tempo depois fico sabendo, pelo expressivo aumento de leitores de uma hora pra outra, que Nina falou dele em sua coluna, que sempre repercutia tanto.  A partir daquele dia muita coisa mudou e é por isto que digo que Nina fez toda a diferença na minha vida. Felizmente pude agradecê-la inúmeras vezes, afinal não teria sido convidada a participar do Paladar Cozinha do Brasil nem a escrever a coluna no Paladar não fosse pela visibilidade que o blog alcançou graças a ela.  Minha grande amiga e vizinha de parede hoje chegou até mim pelas mãos da Nina - a jornalista Janaína Fidalgo era a editora de seus textos na época e ficou curiosa quando leu sobre o blog.  Ganhar amigos eternos não é pouca coisa na trajetória de uma pessoa, pois tudo muda.

Em 2009 Nina me convidou para, junto com Luiz Horta, amigo e colunista de vinho, ajudá-la a escrever o livro Vamos Comer, publicado pelo MEC e distribuído nas escolas. Foram dias lindos de conversas intermináveis sobre sua experiência com merendeiras -  muitos destes diálogos estão presentes no livro, que sempre carrego comigo quando dou oficinas para cozinheiros escolares Brasil afora. Merendeiras e merendeiros se emocionam com a leitura de um de seus tantos textos emocionantes sobre estes profissionais.  

Com o tempo só fui confirmando que não havia pra ela assunto bom ou ruim no reino da comida. Tudo virava boa prosa.  Muitas vezes ela escrevia sua coluna no domingo à noite pra entregar na segunda de manhã sua coluna. Mas quem disse que ela deixava tudo pra última hora e só gastava aquele tempo do registro? Era uma semana matutando, estudando livros, conversando com os amigos a respeito, não só pra evitar falar besteira, mas porque era curiosa mesmo.  Quando se punha a escrever sobre algo que não lhe dizia respeito, dava voz à fonte, colocava graça na fala, nos contaminava de interesse e logo já estávamos íntimos dos gongos do coco babaçu, do mangarito, do huitlacoche e de tanto assunto que nos tirava da ignorância. 

Na verdade, ela podia escrever sobre o que quisesse, de entomologia e botânica  à tecnologia ou moda, com bastante desenvoltura e precisão desde que lhe dessem um tempinho para conferir os livros que, em sua casa, apoiavam-se até nas escadas.  Se não tinha o livro, tratava de comprar e lia tudo. Devia ser a melhor cliente da Amazon – aproveitava pra comprar também bolsas, pulseiras e tigelinhas francesas, que colecionava. Lia rápido, muitos livros ao mesmo tempo, em muitos idiomas ao mesmo tempo, e às vezes assistindo à televisão, respondendo e-mail  e conversando ao mesmo tempo –  esta capacidade invejável cheguei a presenciar uma vez quando dormimos no mesmo quarto, junto com sua nora Chang,  numa pousada em Paraty durante a Flip, antes de ler a crônica da semana seguinte com descrição, análise, síntese, graça, tudo lá.

Mas que ninguém viesse lhe ditar o que tinha que fazer. Ela sabia reverenciar uma boa comida e uma boa bebida sem nunca abandonar a irreverência. Uma vez abriu um Vega Sicília 2001 porque era o vinho que tinha para acompanhar uma simples pizza de abobrinha que havia pedido por telefone  – e não é que harmonizou?   Outra vez, fomos jantar no Fasano e o barmen, julgando-a pelos seus cabelos brancos elegantemente presos em coque, perguntou se queria um coquetel de frutas levinho, ao que respondeu de pronto: um uísque sem gelo, por favor.  Sempre aberta a experiências antropológicas, certo dia quis experimentar testículo de galo. E lá fomos nós sozinhas a um boteco na Lapa numa tarde quente comer o petisco acompanhado de cerveja barata bem gelada.  Sentia-se em casa em qualquer ambiente. No universo da comida, de quem cozinha e de quem come, tudo a interessava sem distinção alguma. 

Acho que o que me levou a virar fã da escritora, desde o começo de suas crônicas na Folha de São Paulo, foi a colocação da comida num lugar de dádiva destinada a todos igualmente, sem arrogância, sem afetação, sem preconceito. Nina tinha o treino de observadora de comportamentos, falas e costumes, talento concedido a grandes escritores, como um Guimarães Rosa, que não surgem a todo o tempo. A gente não a via com caderninho na mão anotando tudo, mas conseguia guardar tudo com uma memória impressionante. Ia burilando na cabeça, juntando peças, adicionando outras, separando em conjunto. Por fim, paria aquele texto cativante, cheio de informação e reflexão com leveza, ritmo, bom humor e às vezes até com sarcasmo, sem perder nunca a delicadeza.

E quanto tinha de falar o que pensava, com críticas, ironias e verdades cruas, não fazia concessões, mas trazia junto a graça que nos levava a rir e aceitar sair do lugar de conforto. Aprecia melhor seus textos quem tem a capacidade de respeitar as diferenças com bom humor.  Mesmo trabalhando com plantas silvestres e forrageios, e ela brincava dizendo que eu catava matinho na linha do trem, me divertia com sua sinceridade, como esta: “Gosto de inhame e de cará e de milho, e do trivialzinho da mesa burguesa porque foi o que minha mãe me deu. Frutas e verduras do mato, entre boas e daninhas, desconfio que se não foram descobertas até agora é porque eram meio sem graça, mesmo.” 

Em outro plano, esta gente que, guardadas suas diferenças,  tanto legado nos deixou e que não perdia por nada uma prosa sobre comida, Nina Horta, Toninho Mariutti, João Rural, Ocílio Ferraz, Wilma Kovesi, Dona Lucinha e nossas mães todas, cozinheiras do melhor frango ensopado do mundo, certamente continua a conversa sobre requintes e caipirices, içá e caviar. Com tanta ausência importante, temos que nos reerguer rapidamente e honrar estes nomes para que  nosso mundo não fique tão chato, achatado, plano. Para curar a tristeza, um caldo de galinha gelatinoso e um purê de batata, com uma colherada de manteiga a mais e bola pra frente. Pois Ernestina que era Nina não pediu comida de alma nos seus dias de despedida porque tristeza não havia. Não quis saber de mingau, nem caldo, nem purezinho.  Aceitou partir sem choramingos como era de seu feitio. Queria mesmo era mandioca frita com ketchup. E teve!  


No dia em que ele me deu mais de 300 livros de sua enorme biblioteca 
Na nossa aula sobre Galinha de cabo a rabo no Paladar Cozinha do Brasil.
Ana Soares, Mara Salles e eu fizemos uma homenagem - vários ovos
cozidos carimbados foram carimbados com  "Natureza Horta". 

27 comentários:

Sabrina Jeha disse...

que lindo, que lindo, que lindo Neide, obrigada por compartilhar.Estou me debulhando em lágrimas aqui, Nina Horta querida: viveu bem, comeu bem, escreveu bem, inspirou bem, deu de comer bem e...morreu, triste, mas como ela te escreveu: espero que você aceite a morte como aceita a vida...não tem jeito ... um beijo enorme Sabrina Jeha

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Parabéns, Neide,
Seu texto está maravilhoso. Mostrou tão bem a Nina, aumentando nossa saudade.

Clau Gavioli disse...

Que bonito, estou em prantos. Só a demonstração de uma delicadeza com outra delicadeza. Nina fará falta porque podia escrever sobre o que quisesse. Sempre seria Nina Horta.
Um beijo carinhoso pra vc, Neide.

Anônimo disse...

Todos nós ficamos órfãos da Nina...

Eliana Moraes - Lika disse...

Muita Luz para as queridas Olga, Nina, Leonor e tantas outras mulheres maravilhosas, as quais, em um momento, vamos reencontrar e fazer as tantas fofoquinhas, como disse você: "..um dia a gente se encontra para fofocar sobre ela’ e sobre elas...
Também roubar umas receitas.. "A receita inédita é uma utopia. Receitas são roubadas, copiadas, adaptadas e, às vezes, até inventadas. E os que contribuírem não se aflijam. Nessa seara onde todos são ladrões, temos os 100 anos de perdão garantidos". NINA HORTA.
Para você Neide, um abraço carinhoso.

Chi Qo disse...

Muita Força, Neide!

Nos habíamos amado tanto pelicula completa disse...

Definitivamente no hay nada más sabroso que la sazón de una abuela! esos secretos que tiene bien guardados y con los que nos saben deleitar no tiene precio!

mundo farma disse...

.this .content i .loved reading congratulations for .sharing with us this .excellent content .i will share .with my. friends.

Dakai88 disse...

isc888 ทางเข้า คาสิโนสด เปิดบริการความบันเทิง จัดเต็มทุกรูปแบบทั้ง บาคาร่า,แทงบอล,สล็อต และอีกมากมาย ตลอด 24 ชั่วโมง เล่นง่าย สมัครง่าย ฟรีเครดิต 300 ทันที.

wordpress disse...

I am very happy with the content of your article it is very beneficial and I wait for the next article to update the information again.

사설토토
카지노사이트
파워볼

hypothesis disse...

Nice Post with information regarding great use! The ways you have illustrated the information is impressive. Thanks!

스포츠토토
토토
안전놀이터
토토사이트

nimbusweb disse...

Really appreciate you sharing this article. Much thanks again. Great.

스포츠토토
카지노사이트
파워볼게임
바카라

yahanvideonet disse...

Great article with excellent idea! Thank you for such a valuable article. I really appreciate for this great information. 일본야동

Also feel free to visit may webpage check this link
한국야동

japanyadongcom disse...

Excellent post! We are linking to this particularly great article on our website. Keep up the great writing. 국산야동

Also feel free to visit may webpage check this link
야설

reelgame.site disse...

this piece of writing is pleasant and very informative.
슬롯머신

casinositetop.com disse...

Quality articles or reviews is the important to interest the people to pay a quick visit the website, that’s what this site is providing. 온라인카지노

casinositehot.com disse...

fastidious piece of writing and pleasant urging commented here, I am truly enjoying by these. 카지노사이트

roulettesitetop disse...

I've read a lot of articles, but I'm the first person to understand as well as you. I leave a post for the first time. It's great 룰렛

casino trực tuyến disse...

This is the perfect post.casino trực tuyến It helped me a lot. If you have time, I hope you come to my site and share your opinions. Have a nice day.


Anônimo disse...

Thank you for the information provided! and it is also very well written. I will bookmark and comeback soon 스포츠토토

Anônimo disse...

I appreciate your information in this article. It’s smart, well-written and easy to understand. You have my attention on this writing articles related to 메이저검증

safetotosite18 disse...

What an awesome post, I just read it from start to end. Learned something new after a long time. 토토

casinositeone.JDS disse...

ou definitely put a new spin on a topic thats been written about for years. Great stuff, just great!
카지노사이트존
카지노사이트
바카라사이트

casinosite777info.JDS disse...


Best article on this topic. I love your way of writing, so please post some more articles on this topic or related to this topic. 카지노사이트
바카라사이트
온라인카지노

casinositezone.JDS disse...

Thank you for sharing such a golden information will be your regular visitor. Feel free to visit my website;
카지노사이트원
카지노사이트
바카라사이트

Unknown disse...

Hoje,alguns anos depois,seu texto sobre a Nina Horta,
lembra a Roupa Velha portuguesa:tem o sabor melhor com o psssar do tempo.
E deixa um sabor maior

shofialisa disse...

Nice blig ! an amazing blogs I learn somethingmore challenging on different blogs face everyday , Your post was very grateful and helpful because I opened this link and have a lot of attractive information given us, keep do it........
how much does a uncontested divorce cost in virginia
uncontested divorce fredericksburg virginia