terça-feira, 23 de julho de 2019

Um levain em bolinha na lata de farinha

Uma coisa que aprendi com minha avó Josefa, e foi minha mãe Olga quem me contou, é que na roça a isca para fazer pão era transformada em bolinha, juntando mais farinha,  e guardada dentro da lata de farinha, num tempo em que não havia geladeira.  Na verdade, era um pedaço da massa do pão, segundo contava minha mãe. E o pão podia ter açúcar, banha, ovos etc. O importante é que ali naquele pedaço de massa havia uma amostra de leveduras suficiente para "contaminar" a próxima massa.  Ali desidratava e conservava as leveduras vivas e desidratadas para o próximo pão. Nunca me preocupei em perguntar como ela fazia para recuperar, mas me pareceu meio óbvio que era só socar a bolinha dura, amolecer em água e juntar farinha para fazer uma esponja antes de amassar o pão. Foi o que fiz aqui só pra mostrar. Meu levain, prefiro deixar na geladeira, úmido. Mas sempre guardo bolinhas na farinha para o caso de acontecer uma tragédia e eu perder meu fermento - que fermenta mais rapidamente quando reformado.

Para tirar a teima se funciona mesmo, vale dizer que é bom reformá-lo com cerca de 24 horas de antecedência para dar tempo de ele se recuperar devagar. Veja aqui como ficou:

Sempre tenho pelo menos umas três bolinhas na farinha 


Ontem, peguei apenas uma e triturei bem com farinha 


Juntei água pra fazer uma 

Massa grudenta 

Achei pouco para fazer um pão, juntei mais água e mais farinha -
e limpei a borda que estava indecente ;) . Cobri com plástico. 

E pronto! Já posso fazer um pão! - demorou mais ou menos 24 horas para
fermentar - mais demorado que o levain guardado úmido na geladeira,
mas funciona! 



5 comentários:

Unknown disse...

Vivendo e aprendendo. Sempre!👏🏼👏🏼👏🏼

Isabel Nogueira da Silva disse...

Bom como sou nova no quesito gastronomia,gostaria de saber se esse levain é algum tipo de fermento,e onde posse comprar?

José Ortega disse...

Eu amo sua causa, o trabalho que você faz é lindo, eu estava assistindo o filme e é semelhante ao seu trabalho, espero compartilhar com você em algum momentoMisión de rescate pelicula completa

Queen Maev disse...

É um fermento natural e vc pode criar sozinha em casa ou pegar uma isca de alguém que já tenha criado o seu.

JO disse...

Thousands of people in Gaza have broken into aid depots to take supplies in what the UN called a "worrying sign of civil order starting to break down". รับสร้างบ้านเชียงใหม่