terça-feira, 23 de julho de 2019

Um levain em bolinha na lata de farinha

Uma coisa que aprendi com minha avó Josefa, e foi minha mãe Olga quem me contou, é que na roça a isca para fazer pão era transformada em bolinha, juntando mais farinha,  e guardada dentro da lata de farinha, num tempo em que não havia geladeira.  Na verdade, era um pedaço da massa do pão, segundo contava minha mãe. E o pão podia ter açúcar, banha, ovos etc. O importante é que ali naquele pedaço de massa havia uma amostra de leveduras suficiente para "contaminar" a próxima massa.  Ali desidratava e conservava as leveduras vivas e desidratadas para o próximo pão. Nunca me preocupei em perguntar como ela fazia para recuperar, mas me pareceu meio óbvio que era só socar a bolinha dura, amolecer em água e juntar farinha para fazer uma esponja antes de amassar o pão. Foi o que fiz aqui só pra mostrar. Meu levain, prefiro deixar na geladeira, úmido. Mas sempre guardo bolinhas na farinha para o caso de acontecer uma tragédia e eu perder meu fermento - que fermenta mais rapidamente quando reformado.

Para tirar a teima se funciona mesmo, vale dizer que é bom reformá-lo com cerca de 24 horas de antecedência para dar tempo de ele se recuperar devagar. Veja aqui como ficou:

Sempre tenho pelo menos umas três bolinhas na farinha 


Ontem, peguei apenas uma e triturei bem com farinha 


Juntei água pra fazer uma 

Massa grudenta 

Achei pouco para fazer um pão, juntei mais água e mais farinha -
e limpei a borda que estava indecente ;) . Cobri com plástico. 

E pronto! Já posso fazer um pão! - demorou mais ou menos 24 horas para
fermentar - mais demorado que o levain guardado úmido na geladeira,
mas funciona! 



5 comentários:

Unknown disse...

Vivendo e aprendendo. Sempre!👏🏼👏🏼👏🏼

blackfriday disse...

All you have to do is visit the store during Zales Black Friday 2019 Sale and these timeless and classic pieces of jewelry can be yours.

Isabel Nogueira da Silva disse...

Bom como sou nova no quesito gastronomia,gostaria de saber se esse levain é algum tipo de fermento,e onde posse comprar?

José Ortega disse...

Eu amo sua causa, o trabalho que você faz é lindo, eu estava assistindo o filme e é semelhante ao seu trabalho, espero compartilhar com você em algum momentoMisión de rescate pelicula completa

Queen Maev disse...

É um fermento natural e vc pode criar sozinha em casa ou pegar uma isca de alguém que já tenha criado o seu.