terça-feira, 23 de julho de 2019

Sagu de mandioca feito em casa com açúcar mascavo



Já falei sobre o sagu aqui, portanto vou me restringir aqui a contar como fiz bolinhas (um pouco maiores que as comuns) de sagu, seguindo mais ou menos esta receita.  Fazia tempo que queria reproduzir aquelas bolas de sagu que são colocadas na bebida pobá ou bubble tea - bebida gelada criada nos anos 1980 em Taiwan à base de leite e chá com o atrativo das bolinhas de sagu escuro no fundo.

Faça rolinhos e bolinhas 
Passe as bolinhas por peneira pra tirar o excesso de polvilho
Cozinhe em água fervente 
Cozinhe até que as bolinhas deixem de estar opacas


Sagu de mandioca com açúcar mascavo 

2/3 de xícara de água
1/2 xícara de açúcar mascavo (+ 1/4 xícara para o final)
2 xícaras de polvilho de mandioca (polvilho doce)

Deixe a água ferver. Dissolva o açúcar mascavo. Desligue o fogo e adicione gradualmente o polvilho de mandioca e misture bem com uma colher. Transfira a massa para uma bancada e amasse até ficar homogêneo e não pegajoso. Corte a massa e faça rolinhos como se fosse fazer mini-nhoques.  Molhe um pouco a massa se estiver seca. Cortar os rolinhos em pedacinhos suficientes para fazer bolinhas do tamanho de grãos de ervilha ou um pouco maior.
Forme bolinhas, enrolando na palma das mãos (sim, é trabalhoso). Vá colocando numa travessa com polvilho para que não grudem. Passe as bolinhas por uma peneira para tirar o excesso de polvilho e cozinhe em água fervente (uns 2 litros). Vá colocando as bolinhas delicadamente e mexendo com cuidado para que não grudem. Cozinhe por cerca de 30 a 45 minutos até que fiquem translúcidas. Deixe descansar na água quente na panela tampada por mais 15 minutos. Escorra e enxague em água corrente. Junte 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo para que não grudem. Ou junte um pouco de mel. Use no chá ou sobre cremes.


Com aquele chaipira do post anterior 


6 comentários:

marina disse...

Bom dia Neide tudo bem? Será que dá pra cozinhar as bolinhas em chá preto?

Marinalva disse...

Boa tarde Neide!
Será que dar certo com goma sequinha? A nossa goma é mais grossa que o polvilho que compramos em supermercado.

Angela disse...

ola Neide, vc tentou congelar as bolinhas?

fahrini disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
kingnaldo disse...

Excelente artigo e receita se assemelha à história de Emma pelicula gratis

Asley Patricia disse...

Great topic it was really for discussing but there are also very effective and highly recommended dissertation writing services in all over the UK reflectively.