sexta-feira, 20 de abril de 2018

Pancnacity na Aldeia Guarani

Cúrcuma numa horta ainda vazia 

Tão perto de nós há sempre uma aldeia. Mas sempre insistimos em fantasiar uma ideia. A realidade bem crua de uma aldeia Guarani confinada em apenas 3 hectares aos pés do Pico do Jaraguá mora bem perto dos bairros nobres da Zona Oeste de São Paulo. E foi com alegria que aceitei do convite da nutricionista Rose,  da Unidade Básica de Saúde, para fazer uma atividade com as mães no sentido de incentivá-las a usar mais os alimentos que crescem por ali, sejam espontâneos ou plantados. Taioba, mamão verde, ora-pro-nobis, língua-de-vaca, chuchu, broto de chuchu, caruru etc. 

Há mães muito jovens com 15, 16 anos, que esperam conseguir criar as crianças de forma mais saudável, ainda que tenham se distanciado da alimentação tradicional Guarani, à base de milho, batata-doce, mandioca, peixes e carnes de caça, por exemplo. Não há terra suficiente para consigam prescindir dos alimentos industrializados que na cultura deles são "alimentos mortos", em contraposição aos alimentos vivos que são os que vêm direto da terra ou da água. 

Foi uma atividade curta, simples, mas acompanhada com interesse pelas mães presentes. Não ensinei nada, apenas mostrei e esperei que me contassem se usavam, se não usavam, como usavam. Fiquei sabendo, por exemplo, que a folha de cúrcuma é usada no lugar das folhas de caetés para fazer Mbyta - bolo de milho com folha por baixo e folha por cima, assado na brasa. Para a massa, apenas milho ralado. Já tinha comido em folha de caeté, mas na de cúrcuma também fica muito bom e perfumado - fiz assim que cheguei em casa, mas assei na torradeira. 

Um pequeno espaço para horta 

Algumas espécies colhidas 

Caruru ou bredo

Língua de vaca 

Pico do Jaraguá ao fundo 

Vendedor de pão francês 

Mamão 
Rose, onde fizemos a atividade - ao lado do posto da UBS

No final, elas quiseram levara algumas espécies para experimentar 


4 comentários:

Unknown disse...

<3

Unknown disse...

Achei lindo este trabalho.Hoje mora em uma capital, mas passei uma parte da infância no interior.o caruru fez parte da minha infância. Vc faz alguma receita com caruru? Amei a receita do pão de taioba, vou fazer! Amo tudo que é verde, fui criada com tudo natural. Aqui em casa,só usamos orgânico. Se vc puder enviar alguma receita de outro pão, ficarei grata .prazer em conhecer . Meu nome é Geilda, moro em Vitória E.S. meu e-mail geuliana@gmail.com

La leyenda de Tarzán disse...

felicita, comida riquíssima, todos debatem o novo componente da parte para seguir a descrição para a madre tierra.

JO disse...

Ireland's World Cup dream was ended by New Zealand for the second tournament in a row as the All Blacks deservedly beat their rivals in Paris to set up a semi-final against Argentina. รับ สร้าง บ้าน เชียงใหม่