terça-feira, 24 de abril de 2018

Assa-peixe no leite de coco ou lambari-do-mato Panc

Por acaso nasceu espontaneamente um pé de assa-peixe (Vernonia polyanthes provavelmente ou outra do gênero) em frente à saída dos fundos da minha casa. Por coincidência, peguei uma gripe que me atacou a garganta, com muita tosse. Ou seja, por obra do destino, o remédio bateu à minha porta.



Minhas gripes nunca me derrubam, nunca me dão febre. Geralmente é só tosse que pode durar mais de um mês.  Passei uma noite sem dormir de tanto tossir e pela manhã resolvi fazer um chá com as folhas, já sabendo que são ótimas para resfriados, gripes, problemas pulmonares e tosses em geral.  Fiz o chá com folhas de manjericão-cravo pra ficar gostoso e ficou. Tomei uns 2 litros durante o dia e foi como tirar com as mãos, como dizem. Na segunda-noite não tossi quase nada. E na terceira, depois de continuar tomando mais chá (no segundo dia já acrescentei outras ervas por minha conta e risco: perpétua do mato, folha de canela, guaco e manjericão-cravo), dormi como anjo. O fato é que foi a primeira vez que vi uma tosse minha ser trucidada em poucos dias.

Fiquei tão encantada com as folhas que resolvi comê-las também. Não é invenção minha, claro. Só resolvi porque já vi muitas referências. Em Minas as folhas novinhas, passadas no ovo como fubá e fritas são chamadas de "lambari-do-mato". Não confundir com a folha folhinha chamada de peixinho e preparada do mesmo modo. Elas não têm sabor de peixe, mas o aspecto do preparo é sugestivo. As folhas fritas lembram mesmo peixinhos fritos.


Resolvi, no entanto, preparar de outra forma. Como no sítio temos vários pés de assa-peixe, não foi difícil reunir um maço de folhas bem jovens. . Refoguei com cebola antes de acrescentar o arroz para cozinhar. Um arroz bem molinho, com tomate picado e azeite no final, ficou com cara de arroz malandrinho, com as folhas bem macias e sabor suave.

Hoje encontrei um pé com folhas tenras na praça - como os jardineiros estão sempre passando, a planta é sempre podada e, portanto, sempre tem folhas novas. Colhi um tanto e preparei com leite de coco, sem receita sem nada. Achei que ficaria bom e ficou.

Assa-peixe no leite de coco 

Refogue alho, cebola e pimenta em azeite. Acrescente folhas jovens sem os galhos de assa-peixe e tomate picado. Misture bem, junte um pouco de batata picada, sal a gosto e uma pitada de cúrcuma. Acrescente água quente suficiente para cobrir. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por uns 20 minutos, acrescentando mais água se necessário, até folhas e batatas estarem macias. Junte um pouco de leite de coco no final. Espere ferver, prove, corrija o tempero se necessário e, antes de servir, espalhe umas gotas de suco de limão. Sirva com arroz e nhac!


3 comentários:

Anônimo disse...

Come-se e toma-se! tudo aqui é de utilidade pública! coleciono receitas pra acabar com a tosse. A sua vai já para a primeira página! Agora a tarefa é conseguir uma mudinha da planta!!
Obrigada! Clarice.

Roberta Vasconcelos disse...

Que legal Neide! Fiquei curiosa em saber se você já tentou a técnica de dormir com uma cebola picada no quarto, de preferência perto da cabeceira da cama. Por aqui parece mágica para interromper a tosse noturna.

Anônimo disse...

oi Neide, coloquei um post no teu instagram, dizendo q fechei minha com eles. Nao tenho mais FB nem mais Instagram. Meu contato com vc e Dendê vai continuar seguindo vcs aqui pelo blog.
A respeito desta planta Assa-Peixe pena nao ter aqui, peguei uma gripe agora uns 10 dias, melhorei garganta e laringe, mas a tosse nao vai embora. Ja tentei de tudo, uns dias melhora outros nao.
Jah fiz experiencia com cebola crua colocada no quarto a noite e nao resolveu nada! desta esperiencia com a cebola ficou o cheiro e olhos lacrimejandos!
Talvez um dia consiga alguem trazer uma mudinha desta planta para mim!
abraços vc e Dendê.
marta