segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

Picles com scoby ou mãe de kombucha - Piclescoby

Já que comecei a falar de scoby de kombucha, segue aqui uma outra ideia que tive para aproveitamento. Fiz um tempero parecido ao de kimchi, que já mostrei aqui - só que em vez de mingau de farinha de arroz, um purês de colônias de kombucha. E em vez de acelgas, uns pedaços de legumes grandes - couve flor, pepinos, nabos, rabanetes. A mistura cobriu só a metade dos legumes num primeiro momento mas no outro dia eles já haviam soltado seus caldos e estavam todos cobertos com o molho - de vez em quando virava o vidro e socava os legumes com uma colher para que ficassem cobertos. Deixei fora da geladeira por 3 dias e agora guardei na geladeira para ir comendo aos poucos.

Os pepinos ficam prontos rapidamente. De um dia para outro já estão assim,
deliciosos. 

O molho ocupa cerca de metade do vidro - mas misturei
bem para que todos os pedaços ficassem envoltos no
tempero 

No dia seguinte, o pote já estava assim, com os legumes cobertos 

O molho ficou melhor ainda com sabor dos legumes 

E será que dá certo pegar um tanto deste tempero e usar para temperar
o frango? Dá! 

Temperei os pedaços umas 6 horas antes de assar. Na hora de ir ao forno,
juntei uns pedaços de limão, azeitonas e folhas de huakatay (um tipo de
tagete) 

Pra acompanhar, um pouco de picles. 

Picles de vegetais com scoby de kombucha ou Piclescoby 

Se tem um hotel com sobras de scoby, junte tudo e bata no liquidificador ou  processador - só as mães sem o líquido. Para cada litro de massa, juntei uma pasta que fiz à parte - processei 1 pedaço de uns 4 cm de gengibre, 1,5  colher (sopa) de sal, 2 pimentas dedo de moça,  4 dentes de alho e 1 cebola pequena. Juntei também meia xícara de pimenta em flocos pra kimchi . Misturei bem e incorporei esta pasta com legumes em pedaços grandes - nabo, pepino, cenoura, pepinos, couve flor,  rabanetes. Misturei bem pra que ficassem bem impregnados. Deixei 3 temperatura ambiente de chacoalhei todos os dias para o caldo mesclar com a massa de scoby. No outro dia o caldo dos legumes já tinha saído e misturado com o molho, cobrindo todos os vegetais. Depois guardei na geladeira. Já fiz algo parecido com rabanete e publiquei aqui.   Mas o sabor deste está muito melhor. E a gente ainda pode tirar umas colheradas do molho para temperar qualquer coisa que queira - eu temperei pedaços de frango que foram ao forno.  






3 comentários:

Cristina Pavani disse...

E o frango ficou azedinho?

Henry disse...

Olá Neide. Onde conseguiste a muda de huacatay? O frango ficou lindo, deu água na boca.

Kombucha disse...

Onde conseguir encontrar doação doadores ou comprar Kefir de Leite, Kefir de Água e Kombucha.

Olá amigos, o Kefir e Kombucha é maravilhoso para a saúde mas é bem difícil de conseguir doação eu mesmo tentei doação de kefir e kombucha e não consegui, então encontrei 02 lojas online que vende o Kefir de Leite, Kefir de Água e Kombucha.

Eu paguei R$29,90 já com o frete incluso, levou 5 dias e chegou no meu endereço, eles disseram que envia para qualquer cidade do Brasil.

o site é esse se interessar para alguém:

kefirdeleite.com

Para quem está procurando Kefir de Água tem nesse site:

kefirdeagua.com.br

Para quem está procurando Kombucha tem nesse site:

lojinhadokefir.com.br