terça-feira, 2 de agosto de 2016

Pancnacity em Uauá!

Fui pra Uauá para a inauguração da nova fábrica da Coopercuc e lançamento do meu livro. Mas ficaria mais alguns dias e quem não sabe ficar quieta logo arruma trabalho. Pensei em oferecer o passeio Pancnacity para algum grupo da cidade (como agradecimento por ser sempre tão bem recebida naquela cidade). Logo Jussara, da cooperativa, sugeriu o pessoal do curso técnico de nutrição - Cetep. Foi só ligar para o diretor e já combinamos para o dia seguinte, uma sexta-feira à tarde.

As alunas e o aluno nunca tinha ouvido falar no termo Panc e nem sabiam que poderiam encontrar plantas comestíveis andando pelas ruas. Mas, primeiro que elas não são obrigadas a saberem sobre uma sigla criada recentemente e outra que não é privilégio delas não saberem sobre as plantas que crescem ao nosso redor, especialmente nas cidades de asfalto. Começamos o passeio no próprio quintal da escola e só ali já encontramos uma infinidade de plantas. Depois saímos pelas ruas causando curiosidade nas pessoas que estranhavam aquela mulherada de sombrinha (por causa do sol) catando matos e frutos.

O guamuchil, que mostrei aqui, fez o maior sucesso. Ninguém nunca tinha comido e no começo causou desconfiança. Mas depois ficaram na maior empolgação.  E teve frutos da castanhola, folhas de cacto, caruru, bredo, vagens, folhas e flores da moringa, hibiscos, flores de babosa, chananas, agrião silvestre, mentruz etc.  E no final, uma mesa com nomes populares e de batismo. E ainda uma mesa de autógrafo. Todas ganharam o livro e esperam que aproveitem. Logo a Coopercuc vai deixar o link pra baixar o livro no site da cooperativa.  Algumas fotos e dois vídeos (dirigidos à Paola Carosella de quem são grandes fãs), tudo autoria da Jussara Dantas.



















7 comentários:

analice disse...

Neide, parabéns pelo seu trabalho. Acho que é isso que falta no nosso país: informação e educação. Como ter desnutrição com tanta generosidade da natureza? Se conhecermos e reconhecermos os alimentos que estão por aí esse problema será bem menor. Mais uma vez obrigada pelo seu belo trabalho.

frutasemvasos.wordpress.com disse...

Oi Neide. Vc falou do livro, mas esqueceu o nome dele! Fui clicando nas fotos e consegui ler: “Mesa farta no Semiárido: receitas com produtos da agricultura familiar”. É este? Você escreveu que o livro estaria em breve disponível para baixar, ai fiquei em dúvida: o livro é gratuito? Abraço!!
Cassio

Angela Escritora disse...

Neide.. te vi na tv!!! saudades!!!!!!

Dani disse...

Neide, assisti a um programa do Olivier Anquier na Tailândia (Diário do Olivier, no GNT), onde ele visita um mercado local, e lá ele encontrou e provou uma fruta igualzinha ao tal guamuchil! Diz que é parente do tamarindo.
Para ter no mercado deve ser bastante usado na Tailândia.
Beijo
Daniela

Neide Rigo disse...

É isto aí, Analice. Obrigada!

Sim, Cassio. Pra baixar será gratuito. Mas a Cooperativa também quer vender. Só falta definir o preço.

Angela! Que legal. Está tudo bem? Saudade!

Dani, não sei se no outro post eu mencionei isto, mas na Tailândia é bem comum e chamado de tamarindo doce. Tem o link do programa? Vou tentar achar. Obrigada!

Um abraço,n

elza novaes disse...

Ah, vem fazer um pancnanity em Londrina!!!! Please!!!!

elza novaes disse...

Ah, vem fazer um pancnanity em Londrina!!!! Please!!!!