segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Espumante de kombucha com ervas, especiarias e flores

Há algum tempo publiquei aqui como fazer kombucha. Está tudo explicadinho. Ultimamente tenho aumentado a produção e feito com chá mate, chá verde, mate de chimarrão, chá preto e também hibisco (este chamo de kombisco porque em vez de usar os chás ricos em cafeínas, uso a mãe do kombucha em infusão de hibisco).

Tenho também, cade vez mais, aromatizado as bebidas com infusões de ervas, flores, especiarias, xaropes e sucos. Depois de uma semana de fermentação, tiro a bebida e dou-lhe algum sabor antes de deixar fazendo a segunda fermentação na garrafa. Não precisa, a bebida está pronta pra beber depois da primeira fermentação, mas eu gosto de temperar e deixar fermentando mais para criar espumas.

As últimas que fiz e que ficaram bem boas levaram ervas, especiarias e flores num; e cenoura, cardamomo, cúrcuma e mel noutro.

Para fazer o de ervas, coloque num vidro com tampa de presilha o kombucha pronto, pimenta rosa, folhas de pimenta rosa (aroeira), folhas de gerânio, folhas de poejo, folhas de manjericão-cravo, 1 semente de amburana, uma flor tagete, umas 3 pimentas da jamaíca, 3 grãos de zimbro. Ou use outros sabores que tiver por perto.  Tampe e deixe 24 horas. Peneire, junte 1 colher (sopa) de açúcar rasa por litro de kombuchá, coloque numa garrafa pet sem encher. Esprema para murchar a garrafa e feche. Deixe em temperatura ambiente até a garrafa estufar - cerca de 3 dias ou mais. Passe para a geladeira e sirva gelado. Pode durar até 1 semana ou mais na geladeira. Se estiver muito estufada, desrosqueie um pouco a tampa para sair o excesso de pressão. Gosto de usar garrafas de vidro tipo growler, aquelas de cerveja com presilha - neste caso, todos os dias, abra devagar a tampa pra ver se pegou pressão. Assim que estiver pronta, passe para a geladeira. Se esquecer em temperatura ambiente, pode explodir.

Para fazer o de cenoura: para cada litro de kombucha, adicione 1 xícara de suco feito assim: bata no liquidificador 1 cenoura, 1 rizoma de cúrcuma, sementes de um vagem de cardamomo e água pra completar 1 xícara de suco. Peneire em pano, junte ao kombucha e tempere com 2 colheres (sopa) rasas de mel de mandaçaia ou jataí. Coloque na garrafa pet e proceda da mesma forma que o anterior. Sirva gelado. Ficam com sabor de cerveja. Foram nossas bebidas de fim de semana em Piracaia.

9 comentários:

Bruna Francine disse...

Gostei muito da ideia. Deve ficar ótimo!

Blog Jovens Mães

Andrea Bitencourt disse...

Olá Neide!!
Com os dias mais quentes se aproximando, esta é uma deliciosa sugestão!
Beijo e ótima semana pra ti! =)
www.deliciasdavodeo.com.br

Debora Barg disse...

Caramba, Neide... está cada dia melhor ...Vamos marcar uma degustação???
Um beijo,
Débora

Stela disse...

É muito bom! Eu compro também na Cia dos Fermentados!

Leticia Cinto disse...

Puxa, Neide, só de ler a descrição já vi tudo colorido, mesmo neste dia chuvoso em SP. :)

Anônimo disse...

Neide, tens ideia do teor alcoólico?!
Ingrid

Izabel Wladesco disse...

Já fiz com suco de uva ou morango ficaram muito bom mesmo.

Unknown disse...

gostaria de saber como voce faz o kombucha com erva mate.abraços

Unknown disse...

Gostei muito das saborizações, você tem a receita de como fazer espumante de kombucha?