quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Beijus de tapioca de primaveris

Continuo entusiasmada em fazer tapiocas com flores porque além de ficarem lindas, é um jeito de usar as flores comestíveis sem que elas desapareçam. Não vejo muito sentido fazer geleias com as flores a não ser que elas tenham muita pectina ou sabor. Ou que tenha uma produção abundante. Não é o caso destas pequenas flores que colho na horta comunitária e no jardim de casa.

Descobri um jeito de fazer várias tapiocas ao mesmo tempo. Se é o calor que faz a goma coagular, porque não colocar no forno bem quente, todas ao mesmo tempo, numa forminha? Foi o que fiz. Liguei o forno a 300 ºC e coloquei as forminhas já com a massa e as flores no fundo delas. Para fazer a massa para os beijus de tapioca, consulte o post de ontem. Arrume as flores delicadamente no fundo, peneire por cima a goma úmida fazendo uma camada mais fina ou mais grossa, conforme seu gosto, e leve ao forno. Deixe de um a dois minutos e veja se a goma está se soltando da lateral e se a superfície está firme. Tire imediatamente do forno e desenforme. Simples assim.

Outro dia fiz uma tapioca com flores na frigideira e levei para o guarda da rua. Ele olhou, olhou e disse que tinha dó de comer, de tão linda que estava. Uma boa sugestão para agradar crianças e introduzir na dieta algo colorido - comece com flores, incorpore folhinhas, deixe ela escolher e aos poucos você pode levar as folhas também para o prato, junto com arroz, feijão, salada.




10 comentários:

Rachel disse...

Olá Neide!
Quase não comento por aqui, mas hoje não resisti...rs! Que delícia de post... fiquei até emocionada com tanta beleza, acredite não é exagero! Parabéns!!!
Vou fazer uma experiência assando umas tapioquinhas, você acha que com folhas de salsa, coentro, etc... pode dar certo?
Bjuss!!!

Claudia disse...

Oi Neide!
Também quase não comento mas hoje está demais...vou compartilhar lá no meu blog, linkando teu endereço, ok? bjs

Maria Amélia disse...

Coisa mais linda!!

juliana disse...

coisa mais linda primaveril feliz do mundo
<3

e genial, assar todas de uma vez.
já te disse que sou sua fã?
beijos beijos,

juju

Anônimo disse...

Ave Maria que mulher inteligente. Nunca pensei em fazer arte com tapioca. E essa ideia de fazer no forno... vou testar. Beijo
Eugenia

Unknown disse...

Que coisas lindas! Muito mesmo!

Elk Oliveira disse...

Que coisa mais fantástica Neide.
Tentarei reproduzir e se der certo gostaria de publicar no meu blog com o devidos créditos a você é claro. Parabéns e sucesso!

francisca porto disse...

Quais Flores podemos usar?comestiveis

francisca porto disse...

Lindas.adoro fazer tapiocas.
.

Unknown disse...

Oi Neide, teu Blog é maravilhoso!!! E tuas ideias idem, a forma de aproveitamento de tudo é fantástica!!!. Se possível, queria saber onde compra as Forminhas para fazer as tapiocas. Bjos.