segunda-feira, 18 de maio de 2015

Ainda sobre o Capim Santo na horta. Deu na BBC

Em pleno dia das mães estávamos nós lá na horta replantando o capim santo que tivemos que retirar para a subprefeitura refazer a calçada. Tudo bem, plantamos tudo de novo, embora a maioria das mudas que já estavam grandinhas não tenham sobrevivido ao arranque e replante.

A subprefeitura refez a calçada (ainda sem acessibilidade) e a última notícia que tivemos da implicância dos moradores que querem o papel oficial foi através do jornalzinho de bairro, que diz haver dois interessados em adotar o local (com tanto local abandonado para ser adotado...). Enquanto os pais oficiais não aparecem (e acho que não vão aparecer), nós vamos cuidando da horta voluntariamente e sem interesse em colocar placas com nossos nomes. E isto já sabemos que não é contra lei. As obras da subprefeitura incluiu até um banquinho de concreto para apoiarmos a cisterna. Isto foi legal.

O calçamento foi feito também onde não havia pavimentação e isto foi bom para a comunidade, mas o capim santo se foi. Tudo bem. Ganhamos mais espaço de terra e por enquanto plantamos batata-doce e boldinho. O dia das mães foi ótimo para isto. Aproveitamos a chuva e fizemos o trabalho. Até o amigo francês entrou na dança.

Mas o post é só pra contar que saiu uma matéria bem legal sobre a retomada dos espaços públicos na BBC, e a polêmica da nossa horta está lá.
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2015/05/150514_ocupacao_espaco_publico_rb

Veja o capim santo como estava e como foi plantado aqui e ali.

Todos vizinhos e um francês


Michel plantando batata doce debaixo de chuva 



7 comentários:

Anônimo disse...

Neide, a horta está linda!! Que triste o capim santo ter sido arrancado. Já estava bem alto!
Moro em aptº e tentei cultivar o capim santo junto ao muro nos fundos do terreno do escritório onde trabalho. Infelizmente não vingou porque praticamente não bate sol no local.
No fim a polêmica dos seus vizinhos possibilitou que o assunto fosse divulgado. Talvez sirva para que estas pessoas sem senso de civilidade repensem suas atitudes.
marlene

Vânia Luz disse...

Plantar é tudo de maravilho :)

Tenho duas duvidas, sei que não tem a ver com essa postagem, mas é com uma anterior... sobre o vinagre de maça caseiro. Eu consegui fazer o meu, inclusive já se formou a mãe do vinagre, duvida 1: para fazer outro vinagre a partir da mãe, preciso apenas do: suco da maça, açúcar e da mãe?? Duvida 2: Se sim, vou ter novo vinagre dessa mistura em duas semanas ou em um mês??
Desde já agradeço!!!

Unknown disse...

Lido, curtido e compartilhado na Face. Beijos, adelia

Juliana Valentini disse...

Mas é pra já que te arrumo mais mudas de capim santo. É só dizer quantas! Sou doadora eterna do capim pra essa horta, virou questão de honra. Vamos combinar isso logo logo. Beijo!

Anônimo disse...

Eu doida pra ter um capim santo e gente implicando,Neide o capim e santo mesmo serve pra muita coisa alem de chás e tempero,até pra matar carrapato em bicho,.

Heloisa de Mesquita Inoue disse...

Lembrei de você...

http://www.incredible-edible-todmorden.co.uk/home
http://www.pensamentoverde.com.br/sustentabilidade/cidade-britanica-incentiva-hortas-para-se-tornar-autossuficiente-na-producao-de-alimentos/?utm_source=fanpage&utm_medium=materiadodia&utm_campaign=horta-reino-unido

Anônimo disse...

Grata pelo material. Compartilhei com os amigos. Acredito que realmente temos que ocupar os espaços públicos e já estamos fazendo isso aqui em Floripa. Somos muito mas estamos espalhados. Um dia seremos tantos que nos encontraremos. Gratidão!Nedi