segunda-feira, 30 de junho de 2014

Café da manhã no Marajó: das tapiocas e mingaus


A mesa ficou assim. Com itens da Tia Marita e outros, de ambulantes 
O café da manhã no Marajó pode ser um simples pão na chapa com café com leite, mas é comum a gente chegar no centro da cidade de Soure e comer aquilo que não é raro de encontrar na casa das pessoas: beiju de tapioca, rosca de tapioca, tapioca molhada na folha da banana e mingau -  esta comida conforto que a maioria dos marajoaras adora. Pode ser de canjica, de banana, de tapioca. Em Belém, no Ver-o-Peso, vendedores passam oferecendo caribé, que pode ser um mingau feito com pedaços de beiju de tapioca ou simplesmente água quente com farinha, sal e manteiga. Foi este vi e fotografei.

Em Soure, o melhor café da manhã é no Café da Tia Marita, em frente ao mercado central. Enquanto ficamos esperando o pedido,  passa vendedor de tapioca, de rosquinha, de óleo de bicho e outras curiosidades. Quando o pedido chega, a mesa já abriga outras gostosuras. Chega a baguete quentinha com queijo marajoara, os beijus com manteiga (na verdade, margarina, lamentavelmente) enrolados e mingau de tapioca, que é o melhor.

Dona Jerônima sempre faz mingau para Seu  Brito e suas visitas. Desta vez preparou mingau de banana verde no leite de coco. Uma delícia! E tinha também de canjica. A receita do mingau de tapioca já dei aqui. e o de banana, mostro amanhã. Por enquanto, fique com as fotos.

Mingau de canjica e de tapioca, da Tia Marita

Mingau de tapioca

Os beijus de tapioca

Não é qualquer pão com queijo (marajoara, com leite de búfala)

Rosquinha de tapioca, do ambulante

Café da Tia Marita





Mingau de banana verde da dona Jerônima


No Museu do Marajó, em Cachoeira do Arari - clique mingau
Mingá-u: o comer visguento!
Caribé - farinha com água quente, sal e manteiga (deve ser margarina...)


4 comentários:

Unknown disse...

Salivando loucamente... :P

Beijo,
Taís Peyneau

lili disse...

Por que com tanto leite de boa qualidade, esse povo usa essa droga chamada margarina?Eca!

Ana Canuto disse...

Neidoca amazônica !
Adorei o posto dos mingaus pois é uma coisa que adoro. Em casa faço mingau com as bolinhas de sagu, afinal também é de mandioca como a tapioca.
Mas o que quero te contar mesmo é que na Amazônia, as parteiras costumam dar caribé às mulheres em trabalho de parto pois "reza a lenda " que ajuda nas contrações.

Um beijo, saudade.

Neide Rigo disse...

Lili, é simples: propaganda afirmando que margarina é mais saudável. Pena, né? Manteiga é mais cara, mas é só usar menos que dá no mesmo.

Ana, sim, o mingau de sagu fica muito parecido com o de farinha de tapioca - só acho que demora mais pra cozinhar. Não é?

Ah, não sabia do caribé. Que legal. Obrigada por me contar.

Um abraço,n