sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Purê de banana verde

 Esta foi uma das receitas que fizemos depois da expedição pela cidade no Terra Madre Day. Cortamos com faca as bananas que nos interessava, umas dez, de uma cacho bem verde. Lavei, cozinhei em panela de pressão por cerca de meia hora ou até que as cascas começaram a se partir. Espetei as frutas com garfo e ele entrou com facilidade. Este é o ponto. Descasquei ainda quentes e bati no processador até ficar com uma textura mais homogênea. Juntei, enquanto batia,  cerca de meia xícara de creme de leite e umas duas colheres (sopa) de kefir. Mas teria ficado bom também se tivesse leite de coco e iogurte. Ou só leite de coco. Ou só leite. Bem, o purê de 10 bananas verdes pequenas (eram pratas, mas podem ser nanicas) foram temperados assim: coloquei numa panela umas 2 colheres (sopa) de manteiga e juntei ali uma cebola média picada em quadradinhos. Quando dourou, juntei 1 colher (chá) de grãos de coentro e 1 de grãos de cominho - tostadas levemente e trituradas, 1 colher (sopa) de cúrcuma ralada (também resultado de nossa colheita urbana). Mexi bem e juntei o purê de banana. Juntei sal, provei, faltou sabor, juntei 1 colher (sopa) de melado, mas poderia ser açúcar mascavo. Provei de novo, pronto, estava bom. Janaína provou, faltava sal, bota sal a gosto e pronto. Guilherme tirou as sementinhas da maria gorda, língua de vaca, major-gomes, lobrobró de jardim ou beldroega de folhas grandes, entre tantos nomes (Talinum paniculatum), que são como grãos de papoula ou, quem sabe, mostarda. Derreti um pouco de manteiga, juntei as sementes, deixei aquecer um pouco, e joguei tudo em cima do purê. Agora, sim. Nhac!  

Antes que me pergunte se ficou bom, se trava na boca, se tem gosto de banana madura, já respondo: fica uma delícia, você não identifica a banana mas talvez uma batata, um tubérculo, uma raíz, sem nada de tanino.  Tudo bem que era pouco, mas não sobrou nada! Experimente e me conte. 




4 comentários:

nana tucci disse...

Dos deuses!

Rosita Vargas disse...

como siempre una gran receta se ve irresistible me encanta,abrazos y abrazos.

Juliana Valentini disse...

Espetacular! De todos os pratos, acho que foi o que eu mais gostei. Vou fazer hoje no almoço.
Um beijo e 'brigada,
Juliana.

JO disse...

A woman in Australia has been บริษัทสถาปนิก เชียงใหม่ charged with stealing a delivery van packed with 10,000 Krispy Kreme สร้าง บ้าน เชียงใหม่ doughnuts.