quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Terra Madre Day. Convite


















O Terra Madre Day acontece todo 10 de dezembro e é uma data criada pelo Slow Food para ser celebrada no mundo todo. Vários eventos acontecem simultaneamente, geralmente nos lugares onde haja algum núcleo ou convívio do movimento. A ideia é que se comemore com alguma atividade que esteja ligada à filosofia do Slow Food, que celebre a Terra, o produtor que trabalha em sua lavra e o alimento que ela nos dá; que celebre o alimento local, sasonal, bom, limpo e justo. Estes eventos podem ser organizados pelos convívios, mas também por qualquer grupo de pessoas que queira participar desta corrente. Melhor que comemorar Thanksgiven day fora da américa do norte, não é não?

 
Bem, a equipe do blog não vai ficar de fora desta vez e resolveu criar seu próprio evento: Dia de Campo Urbano. Come-se e comequietes vão fazer uma coleta urbana, cozinhar e comer. Mangas, bredos, beldroegas e grumixamas são alimentos que crescem no cinza de nossa cidade e que muitas vezes florescem, frutificam, perdem as folhas e se renovam sem que ninguém os note. Nossa expedição sairá com olhos bem abertos. Depois nos debruçaremos no preparo e nhac!   Infelizmente as vagas, gratuitas,  são limitadas. Mas já adianto a quem não conseguir se inscrever que vou guardar o contato para uma próxima expedição.
 
Se você também esta animado para fazer alguma atividade para celebrar este dia da Terra, convide uns amigos, faça um jantar, uma degustação de produtos locais, uma visita a um produtor, um piquenique, uma expedição à roça, ao pomar, à cozinha. Não precisa complicação nenhuma. Pode ser um evento simples, como você poderá ver nos exemplos dos anos anteriores lá na página do Terra Madre Day: www.slowfood.com/terramadreday.

Na página você poderá registrar seu evento e depois mandar fotos. Quanto mais eventos, melhor. Quem se anima?  O nosso estará lá.

Nenhum comentário: