sexta-feira, 7 de maio de 2010

Sabores de Paraibuna. Parte 7: As compras e outras delícias

Na cesta da feira: chuchu verde e branco, mangarito, amendoim cavalo, cheiro-verde sortido, cebolinha com cabeça, nabo de folhas viçosas, laranja-do-céu e couve-de-brócoli
Desculpe-me a verve destes dias, mas a semana foi cheia e os assuntos, se não os ponho pra fora e divido com você, vão se acumulando em mim. Desenvolvi receitas com polpa de juçara na quarta, ontem teve encontro com a enóloga Susana Balbo, hoje teve reunião e almoço com a Nina Horta e ainda fiz algumas receitas usando os ingredientes de Paraibuna. De modo que, se acumular postagens, logo virão outros assuntos e as coisas vão sendo esquecidas. Amanhã vou pra Piracicaba; no domingo tem piquenique; daqui a pouco vem aqui o marido da leitora Ângela Escritora buscar um galho de ora-pro-nobis; a Chus me deixou dois presentes da Espanha; o Wilson me mandou informações para o blog sobre hortas em apartamentos; coquinhos de butiá estão vindo de Porto Alegre pelo correio; semana que vem vou pra Eldorado e o mundo não para.
Então, só pra completar a série Paraibuna, apenas mostro outros detalhes que merecem ser vistos e/ou comprados caso resolvam fazer um passeio até lá.
Bananinhas de Paraibuna: que barrinha de cereal que nada. Este docinho que ainda faz propaganda da cidade é o melhor lanche pra ser ter na bolsa para a hora da fome. Ou na hora da gula. Pelo menos a gente conhece os ingredientes da composição: unicamente banana, com ou sem açúcar. Quando Ananda era pequena era seu docinho predileto e o nosso também, sempre sem adição de açúcar, que é pura banana concentrada, uma delícia. Nasceu em 1975 e logo se espalhou por várias cidades. Comprávamos em lojinhas de produtos naturais, hoje já não é tão fácil encontrar. Mas quando for a Paraibuna, já pode encontrar todos os produtos numa lojinha da empresa, ao lado da Rodoviária. Ali você pode comprar não só a linha toda de bananinhas, mas também licores, conservas, pimentas e outras gulodices. Endereço: Praça Major Marcelina A. de Moura, 50 - Paraibuna. Tel. (12) 3974-0183. E de qualquer lugar que esteja também poderá comprar os produtos na loja virtual. Consulte o site ww.bananinhaparaibuna.com.br.
Na sacola: bananinhas de Paraibuna, um quilo de macarrão da avó, paçoquinha de amendoim e produtos do milho: fubá integral e do mimoso, canjiquinha da grossa e da fina, farinha de milho bem sequinha

No supermercado da cidade amendoim e milho ainda são vendidos assim

7 comentários:

Gina disse...

Essas bananinhas compro aqui em Curitiba com facilidade. Marido e eu preferimos as sem açúcar, uma delícia!
Bjs.

Claudia disse...

Neide,

eu tô passadérrima com as postagens de Paraibuna que estão de tirar o fôlego de uma apaixonada por cozinha regional e pelo Vale do Paraíba como eu. Passada na verdade perde, eu estou de quatro. Desde quinta que eu comecei a escrever uma postagem sobre as tuas postagens de Paraibuna, vou acabar e lincar para todas para reafirmar uma coisa que eu escrevi faz pouco sobre o Paraíba do Sul que para mim é um símbolo, bacia cercada de uma história poderosa, tradições e de muito romantismo... E para mim é o romantismo que paira sobre a origem e a história o que nos convida a sair em busca de um determinado alimento, ou prato de comida. O Vale todo está envolto por uma aura de romântica irresistível. E Paraibuna é apenas uma cidade do vale...

Ah, e essas bananinhas sem açúcar são o meu doce favorito no mundo. Eu amo as bananinhas mais do que tudo, nada me dá mais energia, prazer e bem-viver do que essas bananinhas. Mas meu estoque agora acabou, quando eu tenho eu como todos os dias!

C.

Valentina disse...

Nossa mãe. amei este post .Bom, viajo, ne?!Fico tomando notas, e me deliciando ao viajar contigo.

clau disse...

Neide, pura tortura ver neste seu post as bananinhas pelas quais sou viciada.
Ainda mais sabendo que me restou sò uma, do estoque que eu trouxe dai...
Boa semana para vc.
Bjs!

Marisa Ono disse...

Neide, esse macarrão tem aqui em Ibiúna também. Curioso, não? Parece que o interior mantém alguns costumes.

Anônimo disse...

Ola, não sei se pode me ajudar a esclarecer umas dúvidas sobre algumas farinhas provenientes do milho, mas vou arriscar.
Lá nos EUA, eles usam em algumas receitas farinhas de milho com os nomes de millet flour e corn meal. Qual seria a diferença? Farinha de milho fina e fubá mimoso são a mesma coisa?
Obrigada. Alessandra

Neide Rigo disse...

Alessandra,
millet flour não é farinha de milho, mas de milhete (o painço é um tipo de milhete). Corn meal é um fubá com granulação mais grossa pra polenta, se não me engano. E o fubá fino e mimosa são sim a mesma coisa.
Um abraço, n