sexta-feira, 16 de abril de 2010

Cruá - continuação. Escondidinho de cruá com carne seca


Aproveitei a dica da Eliane para o purê de cruá de ontem e a carne seca já cozida (pode ser dessalgada, cozida e guardada no freezer para emergências) e fiz o escondidinho para o jantar de ontem. Esta receita é feita originalmente com creme de mandioca e carne seca e, embora o termo tenha se banalizado para descrever qualquer tipo de carne ou legume escondido abaixo de um purê que é levado ao forno para gratinar, ninguém pode negar que a fórmula seja mesmo imbatível para um prato único de ultima hora ou não, com possibilidades mínimas de erro. E falou escondidinho todo mundo já sabe do que se trata desde que se descrevam os dois ingredientes principais - do recheio e da cobertura. Basta um bom purê e um refogado saboroso, suculento e bem temperado. O purê de cruá tem um adocicado leve, um perfume discreto e uma consistência cremosa que lembra um pouco o purê de mandioca. Portanto, perfeito para a função.
Escondidinho de cruá ou purê de cruá sobre carne seca
3 xícaras de purê de cruá (veja receita aqui - é só eliminar a manteiga, se quiser, e a cobertura)
Leite para dar o ponto
500 g de carne seca cortados em cubos de 7 centímetros
2 colheres (sopa) de manteiga de garrafa (ou azeite, se não tiver)
Meia cebola picada
2 colheres (chá) de colorau
3 colheres (sopa) de pimentão vermelho picado
3 colheres (sopa) de pimentão verde picado
1 tomate picado
1 pimenta dedo-de-moça, com umas 3 ou 4 sementes, picada
4 colheres (sopa) de salsinha e cebolinha picadas
4 colheres (sopa) de queijo ralado
Para o purê: Diluir o purê já pronto com um pouco de leite até ficar um creme bem denso. Prove o sal e corrija, se necessário.
Para a carne: coloque os cubos numa tigela de vidro, cubra com água e deixe na geladeira por 24 horas, trocando a água um vez neste período. Escorra bem, cubra com outra água e espere ferver. Depois de 20 minutos de fervura, despreze esta água, coloque 1 litro de água quente e deixe cozinhar na panela de pressão por cerca de meia hora (em fogo baixo depois que a válvula começou a chiar). Desligue o fogo, espere acabar toda a pressão, abra e certifique-se de que esteja bem macia. Se não, cozinhe mais um pouco. Escorra (mas guarde um pouco da água para umedecer a mistura), desfie a carne ou corte em cubinhos e reserve (para saber mais sobre o preparo da carne seca, veja aqui).
Numa frigideira, aqueça a manteiga de garrafa e coloque a cebola. Deixe murchar. Junte o colorau, os pimentões, o tomate, e a pimenta. Junte um pouco do líquido de cozimento da carne e espere que o pimentão fique macio. Junte a carne seca e espere aquecer bem. Se o refogado estiver muito seco, junte mais um pouco da água do cozimento - ou de água se a mistura já estiver com o sal no ponto certo. Desligue o fogo, junte o cheiro verde e coloque numa travessa refratária. Cubra com o purê, polvilhe o queijo e leve ao forno bem quente. Deixe até grelhar. Sirva com uma salada e nhac!
Rende: de 4 a 6 porções

9 comentários:

Mariângela disse...

Neide,que delícia,que diferente com o cruá,hoje estou fazendo escondidinho,o meu será o "tradicional",mandioca+charque.Beijos!!

Eliane disse...

Neide fiquei com agua na boca!!!!!
Diz pra minha xará ai que a ideia dela ta maravilhosa de ver!!!!
Tens semente dessa planta? eu adoraria ter uma novidade no quintal!!!! Um beijo da Eliane.

Neide Rigo disse...

Mari, posso imaginar seu escondidinho... Ficou bom?

Eliane, torrei quase todas e joguei o resto no quintal. Mas você encontra a fruta no Mambo, acho que no Pão de Açúcar ou no Mercadão.

Um abraço, N

Eliane disse...

Aqui em Santa Catarina eu ja procurei mas não achei!!!!

jaqueline disse...

Oi neide agradeço desde ja sua resposta.. gostaria de saber em que momento posso abri-lo porque e muito duro e como saber quando esta no ponto para cozinha-lo... um grande abraço... jaqueline

Neide Rigo disse...

Eliane, que pena!

Jaqueline, quando estiver colorido, já está bom.

Um abraço, N

Doce Refúgio disse...

Olá Neide,eu amo o seu blog!Foi através dêle que fiquei sabendo o nome do meu CRUÁ,tenho um estaleiro grande de Cruá e tenho o maior ciúme ,mas,por achar que é uma fruta muito saborosa,abundante e muito rapida de frutificar guardo sempre as sementes para doar para quem quizer.Umas das coisas que aprendir é que após a colheita dela na cor marron ,ela dura 3 meses e,sua casca fica mole e dá para descascar como se fosse abóbora e aproveita-se toda polpa.Quem tiver interesse nas sementes é só enviar o endereço.Abraços....

Neide Rigo disse...

Doce Refúgio,
obrigada por dispor de sementes para os leitores. Eu, mesma, se não encontrar minhas sementes, vou recorrer à sua generosidade.
Um abraço, N

Tania Forti disse...

Neide, fiquei totalmente encantada com a versatilidade do cruá, nunca tinha nem ouvido falar dele. Aliás, ando encantada com seu blog, aprendendo muito (e salivando também). To aqui doidinha por essas sementes que a colega ai falou, mas não sei como fazer contato com ela, entrei no seu perfil e n encontrei e-mail.Se puder me ajudar
beijos