terça-feira, 19 de julho de 2022

Nagasari ou doce filipino com farinha de arroz, leite de coco e banana-da-terra

 


Tem filminho lá no instagram @neiderigo. Basta procurar #kitcheneidedocefilipino. Mas vou deixar aqui a receita, para que eu mesma a tenha sempre por perto. Tão fácil de fazer e tão a minha cara. Gosto desses doces asiáticos cozidos no vapor, com texturas macias ou liguentas, sabores delicados, pouco açúcar e principalmente porque são feitos com ingredientes tão nossos. Neste caso, leite de coco, farinha de arroz que a gente encontra em qualquer supermercado, polvilho de mandioca, açúcar e banana-pão ou então banana-da terra.  

O nagasari é um doce da Indonésia embalado em folha de bananeira.  Como qualquer receita tradicional, não há uma só forma de fazê-lo e embora o original fosse colorido de verde com folhas de pândano (uma erva muito usada na cozinha tailandesa para dar cor e perfumar), a maioria do que vi era branco e acho lindo assim. Hoje há cores variadas, como o azul feito com flores de clitória e até vermelho com corante.  O tipo de banana também pode mudar. A banana-pão ou marmelo (saba), muito usada, pode ser substituída por banana nanica ou da terra. Eu preferi a banana-da-terra madura, firme e cozida (só até amaciar) porque,  além do sabor delicioso quando cozida, tem a cor amarelo vibrante que contrasta com o branco da massa. 

De tudo o que vi, a melhor receita  encontrei aqui e que interpreto abaixo. 


Nagasari ou doce indonésio de arroz com banana  

12 pedaços de folhas de bananeira de 20 por 20 centímetros
100 g de farinha de arroz
400 ml de leite de coco
50 g
de polvilho ou fécula de mandioca 
100 ml de água
75 g de açúcar
1/2 colher (chá) de sal
2 bananas-da-terra cortadas em rodelas (cada banana em 18 rodelas) 

Prepare as folhas de bananeira: as folhas frescas são rígidas e se rasgam facilmente quando dobradas. Para amolecê-las antes de usar, passe-as sobre uma chama ou um queimador elétrico quente. Ou ainda aqueça água em uma panela e mergulhe as folhas na água fervente por alguns segundos para amolecê-las. Certifique-se de secar as folhas com pano antes de usar. 

Coloque a farinha de arroz em uma panela e vá juntando o leite de coco aos poucos, misturando sempre para não empelotar.  Mexa bem até ficar homogêneo. Leve ao fogo médio e mexa continuamente até que se transforme em uma pasta grossa. Retire a panela do fogo e reserve. À parte, misture o polvilho de mandioca com a água . Antes que o amido se sedimente, despeje rapidamente sobre a mistura de farinha de arroz, mexendo bem.  Adicione o açúcar e o sal e misture bem. A massa fica meio pegajosa.

Prepare uma panela de vapor (cuscuzeira ou cesta de vapor) com cerca de 1 xícara de água na parte de baixo. 

Coloque duas colheres de sopa da mistura de farinha de arroz no centro de uma folha de bananeira, apoie sobre a massa três rodelas de banana e dobre a folha como um pacote, deixando as dobras para baixo.   Repita para fazer um total de 12 pacotes e cozinhe na parte do vapor por 25 minutos em fogo médio (despeje mais água quente caso seque). A banana pode ser cortada em fatias longitudinais e cobertas pela massa, para que fiquem no meio. 

Retire os pacotes e deixe-os esfriar até a temperatura ambiente antes de os servir. Fora da geladeira, duram de 1 a 2 dias. Mas na geladeira, podem ficar por até 1 semana. 

Rende: 12 doces 


4 comentários:

Dayane disse...

Que delícia de receite, Neide! Obrigada!

Anônimo disse...

Acabei de fazer... Delicioso 😋

Tudo o que você precisa saber para vender com sua empresa no iFood disse...

Está com uma cara muito boa!!

onlyblog disse...

Nice Blog. Thanks for sharing with us. Such amazing information.

Only Blog

Guest Blogger

Guest Blogging Site

Guest Blogging Website

Guest Posting Site