quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Índios Kayapó. As mulheres e os pais


As Mulheres Kayapó da aldeia Pykany (pronuncia-se 'pucanú') estão se preparando para lançar um programa de vivência na aldeia em breve. Serão grupos muito pequenos e selecionados. Estivemos lá (@loirocunha , @negocioscomunitarios e eu) à convite do @instituto_kabu e @mrosenbaum para juntos pensarmos o que seria interessante mostrar, como mostrar e como minimizar possíveis impactos. As menire, como são chamadas, se empenharam em nos apresentar a melhor comida. Cada refeição era um verdadeiro banquete com ingredientes fresquíssimos colhidos na roça, coletados ou cacados na floresta,  pescado no rio. Tudo preparado com técnicas simples e ancestrais e sem temperos - cozidos em água, na chapa (os beijus) ou assados na folha de bananeira em fogo de chão. Tudo com o sabor  genuíno do alimento. Vou mostrar nos próximos posts. 


Mulheres Kayapó são fortes, guerreiras, trabalhadeiras e os adornos geralmente são funcionais. Suas maquiagens e produtos de beleza à base de jenipapo, urucum e babaçu não contêm microplásticos,  são naturais, atóxicos, veganos, comestíveis, sustentáveis, protetivos etc. E o segredo das pernas fortes não são as saladinhas com peito de frango, não, que elas nem comem verdes e os frangos de quintal não se matam. Deve ser mesmo o trabalho carregando peso na cabeça, o lavar roupa de cócoras no rio, o cortar lenha com machado. E, claro, esta genética exclusiva.


Mães e pais Kayapó. O trabalho da mulher é pesado. É ela quem cuida das crianças, da casa, da roça. Não que não tenham que fazer tudo isto,  afinal ou cuidamos das nossas necessidades inerentes ou temos que depender de outra pessoa (muitas vezes explorando-a) para fazer isto. O que tem que ter é companheirismo nestas tarefas. Eles também tem que fazer. Até entre os Kayapó há homens que dividem estas funções com as mulheres e os que se restringem a caçar e pescar como os homens das cidades que trabalham fora como as mulheres e querem chegar em casa pra relaxar e encontrar filhos cuidados, casa limpa, comida pronta e roupa lavada. Este tempo está no fim. 
Aqui, Pinoti com a mulher Iretynh trocam o bebê de colo durante o trabalho na roça.  Ele estava sempre por perto. Há homens e homens, não importa a cultura - que nunca é estática. 

Foto: Camila Barra 

Outro que compartilha com a mulher o cuidado dia filhos é o Koti, que também é um bom caçador. Atrás, o Pinoti do post anterior,  maravilhado com seu lindo bebê. Crianças são como dádivas para os Kayapó. Garantem a continuidade da aldeia e sua cultura. 

7 comentários:

Simon Durochefort disse...

Olá,
Desculpe-me, mas apenas para lhe dizer que somos uma empresa local e oferecemos empréstimos em dinheiro a todas as pessoas sérias e honestas para aumentar suas atividades ou fazer uma compra. A taxa de juros é de 3% ao ano.
Para mais informações, entre em contato conosco por e-mail.

E-mail: simondurochefort@gmail.com

Jatin Sethi disse...

Teach yourself while picking a drug rehab program. There are various sorts of drug rehabs, differing in cost, length of remain and theory. Ensure that the drug rehab you pick sounds good to you.
inspirational quotes for addiction
rehab quotes

José Ortega disse...

Eu amo sua causa, o trabalho que você faz é lindo, eu estava assistindo o filme Steven Universe: La Película pelicula gratis e é semelhante ao seu trabalho, espero compartilhar com você em algum momento

babloo disse...

happy anniversary didi and jiju
happy anniversary wishes to uncle and aunty in hindi

Jatin Sethi disse...

The Pornstars page records around 9,000 pornstars, a ton of the appearances and racks you'll perceive. You can peruse them by Featured prostitutes or in sequential order request. There's no simple method to look through the rundown by hair shading, tit size, or different characteristics. The image menu is tempting as hellfire and ought to be all that anyone could need for most monkey-spankers. A page of classes records studios alongside debased acts like Threesome and Anal. There's Squirting, Public, and Hardcore, however obsession monstrosities will get a handle on left. There's no Fetish specialty, nor do they fuck with any sort of subjugation, feet, or cowhide cuts.
yespornplease

Pelis disse...

Hello, you are at the ideal point to enter our best online entertainment section, enjoying the best content in Watchfull, you can have fun for hours and find what you want, additionally you can find movies and offers, the best portal at this time.

michael disse...

yespornplease
yespornplease