sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Talharim de taioba com almôndegas

Vou tentar ser breve. É que tenho dez minutos para escrever e postar esta receita, pois prometi para uma leitora do instagram, mas tenho compromisso em dez minutos. Ops, já se passou um.

A receita é fácil: cozinhei em água fervente 3 folhas de taioba, sem os veios, até ficar molinha. Escorri, espremi bem, mas bem mesmo. Esperei esfriar e coloquei no liquidificador (deu mais ou menos meia xícara dela bem espremida, um pouco mais talvez). Junte 3 ovos e bati com uma colher de chá de sal. Passei para o processador e fui juntando farinha - a princípio 3 xícaras. Com o processador ligado. Juntei um pouco mais. Formaram-se uns grumos que logo se juntaram. Fiz uma bola, coloquei dentro de um saco plástico e guardei por meia hora. Dividi em pedaços, abri na maquininha, tudo enfarinhado, cortei em talharim e deixei secando na cadeira - é só virar a cadeira sobre a mesa e usá-la como varal de massas - claro, tudo muito limpo e enfarinhado.


Cozinhei em bastante água fervente e servi com almôndegas com molho (6 minutos me restam ainda, ufa, de modo que dá pra dar a receita das almôndegas). Piquei 3 pedaços de pão - cerca de meia xícaras. Ele estava bem duro e era de nozes. Juntei a ele 1 ovo, 1 cebola ralada, sal, pimenta-do-reino, cheiro verde finamente picado, páprica defumada, uma  pitada, uma pitada de canela e 1 dente de alho socado. Juntei umas 3 colheres (sopas) de leite e esperei o pão amolecer neste tempero. Juntei tudo com a carne, misturei, fiz bolinhas, fritei na frigideira, todas ao mesmo tempo, chacoalhando a frigideira de vez em quando pra fritarem por igual - cerca de 20 minutos.  Azeite, cerca de meia xícara. Tirei as almôndegas, escorri o excesso de azeite. Fritei ali uma cebola picada e 2 dentes de alho, juntei 2 latas de tomate pelado, uma pitada de orégano, sal, páprica defumada e deixei cozinhar por 15 minutos.  O molho já estava pronto quando joguei o macarrão na água pra cozinhar por cerca de 2 minutos. E aí está! Pronto, deu o tempo. Nhac!


7 comentários:

Vera - SJC disse...

Neide,
Que cor linda dessa massa! Parece mais intensa que a feita com espinafre.
Neste Natal ganhei da filha uma máquina de macarrão que ainda não estreei, vou procurar taioba aqui em São José e esperar ela voltar das férias para fazermos juntas.
Depois te conto do resultado.
Abraços e obrigada por compartilhar.
Vera

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Eu adoro taioba, aprendi a comer quando morei no Sul de Minas, e me apaixonei!
Aqui na minha cidade é muito difícil de achar, uma pena!
Adorei a receita!
Beijos
CamomilaRosa

Receitas e Truques da Clarinha disse...

Adorei a ideia.
Não conheço "taioba" nem sei se existe aqui em Portugal...

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/01/quinze-dias-com-sophie-dahl-e-beringela.html

Alice disse...

Que lindo!

Neide, por favor, tenho uma pergunta, você já ouviu falar se a flor da mirabilis jalapa é comestível?

Já ouvi falar que é e que não é! =S

Agradeço!!

Neide Rigo disse...

Vera, você vai gostar. Adoro usar minha maquininha.

Clara, imagino que não tenha por aí - é típica de países tropicais.

Alice, parece que é venenosa. Alguns dizem que pode ser comida como planta de sobrevivência. Então, melhor não arriscar.

Um abraço,n

Diego Manoel disse...

Será que algum dia vamos ter um bistrô com você assinando o cardápio?

Dona GAM (GAM Dolls - 2) disse...

Boa noite, cara Neide!
É com grande satisfação que a partir de hoje, passo a seguir este teu blogue.
Saiba que por muitas vezes, consegui identificar plantas que via mas não sabia o nome, através de tuas tão belas postagens. Postagens essas com muito conteúdo, muita informação.
Também adoro cozinhar. Sou Mineira mas moro no interior de SP. Lido com confecção e restauração de bonecas há mais de 20 anos. :)
Se quiser visitar meu espaço virtual e seguir-me, também será muito bem-vinda (http://gamdollsdois.blogspot.com).
Obrigada por dividir conosco teu sensível dom culinário e cultural.
Abraço pra você e até mais!
PS: Achei supimpa essa utilização para a Taioba! :)