sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Leite fermentado ou "yakult caseiro" com kefir

Yakult, todo mundo sabe, é aquele leite fermentado ralo, docinho, gostoso, ácido e com lactobacilos vivos, especificamente Lactobacillus casei Shirota.  Tem um sabor muito peculiar, especialmente porque contém um aroma secreto não descrito nos ingredientes. O que aparece é leite desnatado e/ou leite desnatado reconstituído, açúcar, glicose, fermento lácteo e aroma. Resumidamente, é um leite bem diluído, adoçado e aromatizado, com adição de lactobacilos vivos - que podem colonizar beneficamente nosso trato digestivo. 

Nunca pensei em fazer em casa até que minha vizinha Ana me chamou no muro e me deu um copinho com um yakult perfeito, só que era uma réplica feita com soro de kefir. Claro, pedi a receita e ela me passou: "500 ml de soro de kefir, 300 ml de leite, 1 colher (sopa) de essência de baunilha, 4 gotas de essência de laranja, açúcar a gosto".  Aliás, se você conhece o autor desta fórmula ou a fonte onde foi publicado pela primeira vez, pode reclamar a autoria que eu desconheço, já que chegou aqui por vias indiretas.

Assim que pude, drenei kefir de leite até conseguir meio litro e fiz a receita do meu jeito, afinal não queria usar essências artificiais, por isto usei baunilha verdadeira (o açúcar da baunilha-do-cerrado) e o óleo espremido da própria casca da laranja. Também achei melhor dar um pouco de cor ao líquido muito esbranquiçado e juntei caramelo de açúcar. O leite que uso para o kefir vem da roça e é puro e cru. O que usei para acrescentar à bebida é o mesmo, só que fervido e desnatado. Ficou tão bom, tão bom, que não consigo parar de beber. A baunilha com a laranja e o ácido do kefir de repente ficam com gosto de yakult. Com a diferença que o kefir pode chegar a ter 70 microorganismos benéficos e vivos. Tenho posts a respeito. É só ir no campo de buscas.  Se não conseguir fazer a minha receita, use a fórmula básica acima e adapte ao que você consegue ter de ingrediente. Só com kefir, leite e açúcar já fica muito bom. 


Leite fermentado com kefir 

3 colheres (sopa) de açúcar e 3 colheres (sopa) de água
500 ml de soro de kefir *
300 ml de leite desnatado
2 colheres (chá) de açúcar de baunilha-do-cerrado (ou de qualquer outra  fava da baunilha guardada em açúcar)
Uma tira de casca de laranja bem lavada

Leve ao fogo o açúcar e a água misturados e espere formar um xarope de caramelo. Espere esfriar.
Junte o soro do kefir com o leite, acrescente o açúcar de baunilha, o xarope de caramelo e esprema perto da superfície do líquido a casca de laranja. Quando você aperta a casca, as células se rompem, deixando escapar vapores do óleo perfumado. Misture bem e sirva bem gelado.

O soro do kefir de leite 
* Se não tiver kefir, pode comprar pelo Mercado Livre ou procurar listas de doadores perto de você (infelizmente não tenho mais como atender as pessoas que querem - mas já fiz minha parte doando a centenas de pessoas - espero que elas também tenham se tornado doadoras. O que faço agora é trocar por mudas frutíferas já produzindo ;)

Para saber mais sobre o kefir, veja estes dois links e outros mais, procurando pela palavra chave kefir aí no campo de buscas:
http://come-se.blogspot.com.br/2007/06/receitas-com-kefir.html
http://come-se.blogspot.com.br/2009/03/bolinhas-de-kefir-no-azeite.html





17 comentários:

Renata Amaral disse...

Olá, Neide!

Que demais essa receita. Ontem mesmo tinha jogado fora um monte de soro de kefir. Uma pena.

Aproveitando o espaço do comentário, quero relatar que adotamos o detergente de casca de laranja aqui em casa e que ele funciona bem como desengordurante.

Fiquei com uma dúvida. Posso extrair o óleo da casca naquele espremedor manual de limão?

Abraços!

Leticia Cinto disse...

Que demais isso, Neide! O sabor de Yakult é do tipo ame ou odeie. Eu odiava e só há algum tempo comecei a gostar, sei lá por que. Eu ainda não tenho uma "criação" de kefir, mas quando me arriscar, vou tentar essa receita, com certeza. Hoje resolvi começar um levain, vamos ver se dou conta :)

Anônimo disse...

Ah, como não amar uma pessoa tão generosa, disposta a explicar, orientar, alguém de "utilidade pública" [hehe]?? Abração, tudo de bom a cada dia pra vc!! E vamos à receita!
Clarice.

luis piasson disse...

Olá, Neide, olha, tenho uma (pequena) criação de kefir, já há uns 2 anos anos, e o problema é este: a criação continua pequena; alimento [crio?] os kefirezinhos com água e mel, como minha filha pediu, mas não existe a reprodução; que faço, passo pro leite?... Luís

Anônimo disse...

Oi Neide, onde arrumo kefir, fiquei com desejo

Marici Silva disse...

na década de 80 eu fazia iogurte com uns "bichinhos" que eu cultivava: um pouco de leite e no dia seguinte tinha o iogurte pronto... doei para algumas pessoas e às vezes tinha que jogar fora, porque o iogurte ficava ácido demais. não me lembro como consegui os "bichinhos de iogurte" (era assim que chamávamos) e agora me vejo procurando os tais grãos para comprar, sem saber que são os meus "bichinhos"... vou tentar conseguir...

BlogConviver disse...

Oi, o kefir de água eu alimento com açúcar mascavo, passas de banana ou melado. E eles crescem bastante.

Claudia disse...

Oi Neide,
obrigada pela dica. Adorei a sua receita.
Tenho algumas dúvidas. Como retirar o soro do Kefir?
Ele não é o mesmo que sai quando fazemos a coleta diária?
O seu kefir é de água ou de leite?

obrigada pela sua generosidade, adorei a receita do doce de batata roxa com coco.

abraço.

Neide Rigo disse...

Claudia,
veja a foto e os links que estão no post. Lá você vai ter resposta para todas as suas dúvidas. Um abraço,n

Anônimo disse...

Olá!
Comprei kefir no mercado livre assim que vi sua publicação, ele já está a todo vapor. Sempre quis ter e finalmente chegou a hora.
A questão é a seguinte, crianças pequenas (1 ano e 6 meses) podem consumir batido com uma fruta e sem açúcar, mesmo mamando no peito?
Obrigada, Vah

Neide Rigo disse...

Vah,
que bom que agora tem kefir. Quanto à criança, eu não sei te responder com certeza. Mas acredito que não tenha problema algum.
Um abraço,n

Silvana Cordeiro de Lima disse...

Que ótima dica Neide! Eu consumo kefir já há algum tempo mas eu enjoo de consumi-lo ás vezes. Fico dias, meses sem fazer nada com ele. Muito boa essa variação. Vou prova-la com certeza!

Anônimo disse...

Neide,
Amei encontrar sua receita!
Não tinha os mesmos ingredientes. Eu bati o soro de kefir com tâmara e depois coei. Coloquei essência natural de baunilha, o oléo da casca como vc ensinou e o leite.
Fiquei surpresa com o resultado! Muito bom!
Um abraço,
Cacilda Dall'Oca (Dicas Naturebas)

Alissom Gomes disse...

Como que faço para fazer o soro de kefir

Cecília disse...

Olá, precisa coar o iogurte que foi produzido de um dia para o outro, pode ser num filtro de café por 2 dias na geladeira, vc vai o soro e um cream cheese fresquinho, o soro vc fazo yakult, o cream cheese é só adicionar um pouco de sal

Profª Jac Bagis disse...

Fiz do jeito que você fez, ficou excelente!!!

Patrícia de Oliveira Novaes Lima disse...

Procure no face por doadores de kefir.tem um grupo com pessoas de vários estados que doam. Consegui os meus por lá