quinta-feira, 2 de abril de 2015

Pão de piquenique para Páscoa

Para fazer o pão de piquenique, que também funciona como Pão de Páscoa, veja o jeito de fazer no post antigo:
http://come-se.blogspot.com.br/2011/04/pao-infalivel.html

O de hoje, pincelei com partes iguais de ovo e café. Aprendi com as doceiras de Pirenópolis - GO. A massa, você pode usar esta abaixo, que também copiei de um post antigo (só para economizar seus cliques em  links).

Boa Páscoa!


Pão branco 


1 envelope de fermento biológico seco (10 g) ou 2 tabletes do fermento fresco
600 ml de água morna (2 xícaras e meia - xícaras padronizadas de 240 ml)
2 colheres (sopa) rasas de açúcar (no Come-se as colheres são sempre rasas a não ser que diga o contrário)

1 quilo de farinha de trigo branca
1 ovo pequeno
1/4 de xícara de azeite + 1/4 de xícara de manteiga sem sal 

2 colheres (chá) de sal

Numa bacia grande, misture o fermento escolhido com a água e o açúcar até dissolver.
Junte um pouco de farinha para formar um mingau, mexendo com colher de pau. Aos poucos, junte o ovo, o azeite e a manteiga. Coloque mais farinha e continue mexendo. Quando virar uma massa firme para movimentar com colher, junte o sal e vá trabalhando com as mãos até formar uma massa elástica, lisa, com brilho, juntando mais farinha, aos poucos, até não grudar mais.  Se puder, faça isto numa superfície enfarinhada. Se não, trabalhe na bacia mesmo. Cubra a massa com plástico ou pano úmido e deixe em local protegido para crescer. Quando a massa dobrar de volume, divida-a em duas partes e modele duas bolas.  Coloque em forma untada e enfarinhada, cubra com pano e deixe crescer novamente – mais ou menos 1 hora (ou menos, se estiver calor). Polvilhe queijo ralado por cima e faça cortes em cruz. Leve para assar em forno pré-aquecido bem quente, por cerca de 10 minutos. Abaixe a temperatura do forno para o mínimo e deixe assar por mais 50 minutos ou até dourar. 



Notas 
- Se quiser, divida a massa em quatro, abra com rolo e molde os pães como rocambole.  Se quiser, recheio o rocambole com recheios não molhados. 
- Se quiser também, use até 50% de farinha de trigo integral ou de centeio. 
- Se tiver máquina de pão, use-a apenas para amassar - modo massa, seguindo a mesma sequência dos ingredientes e talvez ajudando com uma espátula de madeira. Cubra com plástico e fique de olho para não deixar a massa transbordar.  Pode também amassar só meia receita e usar um ovo grande batido e dividido em dois (já que a receita pede um ovo). 
- Para enfeitar a superfície do pão, pode pulverizar água e espalhar por cima gergelim preto e/ou branco, sementes de linhaça, aveia em flocos, germe de trigo, farelo de trigo, farinha de trigo etc. Sempre antes de cortar.  

3 comentários:

Anônimo disse...

Neide, felizzzz pascoa pra vc e sua familia. Muita saude para conseguir fazer sua caminhada.
gosto muito do seu blog . Tenho aproveitado muito tudo o que publica.
bjs
acioni e mario(sim, meu marido tambem gosta muito de vc).

Alessandra Dias disse...

Eu demorei demais para ver essa receita. Maravilhosa. Parabéns!!!!

Jim Rhodes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.