quinta-feira, 16 de abril de 2015

Como plantar abacaxi: não jogue fora a coroa

Nos últimos dias, muitos abacaxis pra descascar. A sorte é que sempre nos sobra uma polpa ácida porém doce, suculenta, perfumada. No fim, dá tudo certo. Vão-se as folhas espinhudas, fica o cerne bom.

Às vezes é preciso botar a mão no espinho, plantar espinhos, colher espinhos,  para, por fim, conhecer e merecer a fruta.

Não sei se comercialmente é assim que se plantam abacaxis. Também não me é importante saber disso agora quando o que tenho são coroas poucas de abacaxis comprados ou colhidos.  Quem me mostrou o jeito certo de fazer foi meu amigo Rodrigo. Antes eu simplesmente enfiava na terra a coroa do abacaxi ainda com restos de polpa e de folhas velhas, pequenas, secas.

Ele me mostrou que deveria cortar o talo da coroa bem rente e ir despetalando ao redor para descobrir as raízes embrionárias. Aos poucos elas vão surgindo em pontinhos.  Aí, basta deixar mergulhada esta base em água para em poucos dias as raízes crescerem. Então, passe para a terra. O estágio na água é desnecessário, mas apressa o surgimento das raízes.

Tudo bem que vai demorar muito para você colher abacaxis. Mas vá plantando e um dia colherá, especialmente se tiver um sítio ou uma horta comunitária por perto. Ou plante no vaso. Se não colher abacaxis, ao menos terá uma bela bromélia de enfeite.

Pode fazer o mesmo com ananás, o abacaxi silvestre, com abacaxizão ou abacaxizinho ornamental. Tudo igual.

Coroa do ananás - o abacaxi silvestre, mais espinhudo
Abacaxi do mercado e abacaxizinho ornamental 


6 comentários:

Anônimo disse...

Neide, boa noite.

O ideal é plantar as mudas que dão na base do abacaxi. Quando plantamos a partir da coroa ele demora muito mais para frutificar.

Abraços

Carlos Romano

heloisa de mesquita inoue disse...

Obrigada pela dica, vou plantar!

trp_brasil disse...

Que lindo, nunca vi um ananás. Tenho abacaxizinho ornamental. Tentei doar alguns pois moro em apto. Ja temos tantas mudinhas e nahá vaso que chegue. Uma pena. Morar no concreto tem dessas dificuldades. Sem espaço para plantar.

Fernanda disse...

Obrigada pela dica, vou plantar!Excelente post. Já está marcado nos meus favoritos. Adorei este site ao ler vi que era o que eu estava procurando, Estou ansiosa para ler seu próximo artigo, parabéns.e muito Swing um abraço

Anônimo disse...

http://faeb.org.br/detalhe-faeb.html?tx_ttnews[tt_news]=1633&cHash=261dbae4b4109116df4f7f1b57fc1178

Anônimo disse...

comprei 3 abacaxis, tirei a coroa e joguei fora, usei 1 os outros 2 eu deixei numa sacola por 1 dia ( sem a coroa) quando fui usar pra fazer suco os abacaxis estavam azedos, tive que jogar os 2 fora, acho que é porque eu tirei as coroas por causa dos espinhos. Eu nao sabia que guardar os abacaxis sem a coroa estragam os mesmos.