sexta-feira, 18 de julho de 2014

É tudo couve neste inverno

Colhi no sítio: couve do repolho, couve variegata, couve-chinesa (chamada
de acelga), couve-rábano, couve roxa e couve manteiga 
Couve é cultura de inverno, é uma das verduras mais abundantes no mercado, mas nem por isto precisamos nos contentar apenas com a querida couve-manteiga para acompanhar a feijoada ou completar o minestrone. Já falei mais extensivamente sobre ela aqui: http://come-se.blogspot.com.br/2010/09/couves-e-couves.html.  

Todas couves são da mesma espécie, descendentes de um ancestral silvestre comum. O que muda é a variedade. Algumas são de cabeça (repolho), outras não (couve-manteiga, couve-tronchuda, couve-chinesa). Algumas se especializaram nas flores (brócole, couve flore), outras no bulbo (couve-rábano) e algumas nos brotos (couve-de-bruchelas). O que todas estas tem em comum? Todas elas, mesmo as que são apreciadas por suas outras partes, têm folhas comestíveis e gostosas.  O que a gente vê nas feiras é um verdadeiro desperdício de alimento. Montanhas de folhas de brócolis e couve-flor são jogadas fora todos os dias, fora as que nem vão para o mercado, já descartadas no campo.  Além das folhas, os talos também são ótimos ingredientes e não tem porque jogá-los fora. Entram em sopas de legumes, no arroz, na fritada, na salada, na farofa. 

Estas das fotos, colhi no sítio. E o engraçado é que venho cultivando um pé de repolho como couve comum. Ele começou a formar a cabeça, mas não colhi. Foi então crescendo pra cima e eu fui arrancando as folhas de baixo. Agora sempre posso colher as folhas verdes que são meio curvadas, boas pra fazer repolho recheado e também pra refogar como couve comum. 

Nasceu também na horta outro tipo de couve, a chinesa (Brassica rapa var. pekinensis), que todo mundo chama de acelga (mas acelga é outra espécie, parente da beterraba, de folhas grandes com uma nervura central branca e grande como a da couve-chinesa, daí a confusão). Deve ter vindo a semente misturada com a de outra espécie e foi crescendo, crescendo. Só então percebi que era uma couve-chinesa de folhas soltas - as da folha não estão com nervuras grandes, mas as folhas mais externas, que já comi, estas sim. Posso ir colhendo as folhas uma a uma e elas são verdes escuras e não amarelas como na tradicional.  

Fora isto, tem as couves comidas como couves mesmo e elas não são todas manteigas, molinhas, verde lisinhas. Tenho plantada a rendada, a variegata com manchas brancas e a de veios roxos. A variegata é bastante ornamental, mas também gostosa. Como este é um defeito da planta, ela vive tentando se corrigir, por isto um broto pode acontecer de vir normal, uniformemente verde. 

Agora, meu xodó, em se tratando de couves, é a couve-rábano. Além das folhas macias e dos talos fininhos, os bulbos são deliciosos. Quando cozidos, lembram a couve-flor. E se forem cozidos no leite e gratinados, então, ficam ainda mais apetitosos. Depois dou receita.  

Na horta comunitária City Lapa também plantei algumas variedades, incluindo o broto que nasceu no pé de repolho. Um vizinho já me veio me contar que todos os dias colhe uma folha para seu suco verde - o bom das couves é que podem ser comidas cruas (diferente da taioba, por exemplo).  E quer outra vantagem? um pezinho dela ocupa pouquíssimo espaço e pode produzir muito num pequeno espaço de jardim. É uma espécie rústica, requer poucos cuidados e pega fácil de broto de uma planta adulta. E o inverno é a estação ideal para plantar e colher couves. 

Algumas couves que colhi: 

Couve-chinesa (ou acelga) de folhas soltas - sabor de mostarda

Couve-rábano

couve do repolho

couve variegata

couve rendada

Talos de vários tipos de couve 
Na horta comunitária City Lapa


12 comentários:

Anônimo disse...

gostaria de saber se voce vende mudas ?pois gostaria de comprar todos os tipos.

Suzana disse...

A couve Andradas Variegata (AV), que tem bordos brancos nas folhas, também é comestível? Li um leigo dizendo que não era, mas achei besteira e preferi conferir com quem conhece melhor.

Anônimo disse...

E Vdd que a couve contem iodo?eu tenho hipotireodismo quanto posso comer na semana?

Elaine disse...

Boa tarde, vc vende muda ou sementes da couve variegata e da rendada? gostaria de comprar,sou de Brasília , tripiano@globo.com

Maria Neide disse...

Bom dia! gostaria de saber se tem como adquirir (comprar) sementes ou mudas desta couve veriegata. qualquer protesto meu e-mail é mneideboliver@bol.com.br

ligia disse...

Bom dia vcs vendem mudas ou sementes. Aguardo resposta .
Ligiacubilla@hotmail.com

Unknown disse...

Como eu faço pra comprar sementes da couve veriegata

Unknown disse...

Onde posso encontrar mudas ou sementes couve veriegata








Miracy disse...

Bom dia.Quero comprar sementes ou mudas de COUVE RENDADA.Como fazer? Obrigada

Unknown disse...

Quero adquirir sementes da couve variegata.como faço? Meu email caso queira entrar em contato é vanesscristy@yahoo.com.br
Desde já agradeço.

Unknown disse...

Me vende algumas mudas por favor, desde já agradeço!

Anônimo disse...

Bom dia Suzana moro em Pedro leolopoldo meu nome e Kely gostaria de saber se vc vende muda de couve palácio aqui na nossa região e muito difícil de se achar e gostaria de saber se vc vende e qual o preço de cada muda e como fazer encomenda e como e feito a entrega