quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Banana-da-terra assada com suco de laranja



A banana-da-terra é muito usada no Caribe, seja assada e recheada com queijo, frita, em forma de empanadas e de tantas outras formas. Mas desde que descobri esta sobremesa da ilha de Trindade feita com suco de laranja, não canso de repeti-la. É fácil. Basta cobrir pedaços da banana descascada com suco de laranja, mel, pelotas de manteiga e canela e levar para assar até que os pedaços da fruta fiquem bem macios, como se estivessem encharcados de suco de laranja, que fica reduzido a uma calda grossa muito perfumada. Gosto assim, pura, ainda quente. Mas imagino que com um pouco de creme gelado ou uma bola de sorvete caseiro fique ainda melhor caso queira fazer bonito para a visita do jantar. Para o dia-a-dia, melhor sem nada - é leve, de fácil digestão e saudável. Como tempero, pode-se juntar ainda um pouco de raspas de casca de laranja,  noz moscada e açúcar mascavo, mas nada disso é imprescindível. Nem mesmo a manteiga é necessária. O que não podem faltar é o suco de laranja fresco além do mel e da canela. Simples assim. 


Banana-da-terra assada com suco de laranja 

Corte as extremidades de 3 bananas-da-terra, faça um corte ao longo delas e retire as cascas. Corte-as ao meio, longitudinalmente e depois pela metade, na transversal. Coloque os pedaços em uma forma refratária que possa conter o suco de 3 laranjas seletas ou baía (ou cerca de 2 xícaras de suco de outra laranja mais doce que ácida). Depois de cobrir as laranjas com o suco, espalhe por cima um pouco de mel , cerca de 2 colheres (sopa), 1 colher (sopa) de manteiga em pedacinhos e 1 colher (sopa) de canela em pó. Cubra com papel alumínio e leve ao forno quente por meia hora. Destampe e deixe dourar por mais alguns minutos - o suco deverá estar todo absorvido e/ou evaporado. E nhac! 





9 comentários:

Top Cuisine avec Lavi disse...

Looks amazing!!!!! I'm glad I found your blog.

Mariangela disse...

uhmmmmm vou fazer na casa da minha mãe mes que vem.Aliás,ela me perguntou o que queria comer e a escolha foi banana da terra!!!! Já sei que terei cachos e mais cachos para me fartar hahaha.Beijos!!

Neide Rigo disse...

Thanks, Lavi!

Mari, é uma das frutas da qual sentiria falta também. Imagino o empenho da sua mãe em te fartar de banana-da-terra..

Um beijo, N

Unknown disse...

Aaaaaamei! Como aqui em Manaus se usa a Banana Pacovã, no lugar da Banana da Terra, vou conferir essa receita, ahhh se vou!

Bel disse...

Eu moro em Aruba e realmente se come bastante banana da terra. Aliás, banana da terra frita é o equivalente ao nosso arroz com feijão, eles comem todo santo dia, independente de qual seja o prato que acompanha. Como eu não gosto da versão frita vou provar essa sua. Tem boa pinta! ;)

Unknown disse...

Muito bom seu blog, parabéns.
tenho um de orquideas, visite.
abraços e um lindo dia

Gina disse...

Simplesmente amo banana-da-terra, Neide!
Desde criança que as porções sempre foram extremamente generosas, porque senão tinha disputa...rs!
Claro que vou experimentar com laranja e canela, se vou!
Bom final de semana.

Daniana Bittencourt disse...

Adorei essa ideia.
Deve ser uma delícia.
Adoro banana da terra.

Abraço,
Daniana
Blog Cozinha sem drama

Unknown disse...

Hmmmmm. Baum demais!!! Isso aí com banana pacovan deve ficar uma delícia! :-)