sexta-feira, 6 de julho de 2012

Anissa gostou de pastel

A escritora, jornalista, fotógrafa e cozinheira Anissa Helou aproveitou a vinda a São Paulo, para o Paladar - Cozinha do Brasil, pra explorar o país. Quis conhecer a favela, motivada pelo filme Cidade de Deus, saber o que andam fazendo seus conterrâneos sírios por aqui, aprender a fazer pastel e ver um pouco do que foi a nossa aula de invólucros no evento do Paladar do ano passado. Do pastel nem sabia quando a Aninha combinou de conversarmos lá no Mesa III.  Pensei que seria apenas uma conversa sobre invólucros. Ela queria conhecer nossas comidas embaladas, para uma apresentação que vai fazer em Oxford. Mas, como eu ainda estava animada com a comida do Paladar deste ano, levei coincidentemente alguns pasteizinhos de banana (o da receita de ontem), que, claro, não tem nada a ver com o pastel objeto de interesse. Ainda assim, serviram como sobremesa e ela preferiu os fritos aos assados. E me mandou esta linda foto. Mara também levou os famosos pasteis de carne, camarão e palmito, do Tordesilhas. No Mesa III, Anissa pode acompanhar passo-a-passo o feito da iguaria pelas mãos habilidosas da Hilda, braço direito da Aninha. Comeu-os quentinhos, pastel de carne e massa frita. Gostou tanto. E ficou, como qualquer pessoa que se depara com o espetáculo,  impressionada com a fábrica de massas da Ana. O Mesa III estava em pleno funcionamento, com massas coloridas saindo do cilindro, chapeizinhos sendo dobrados, frangos perfumados com alecrim indo ao forno de lenha etc. Ela é divertida, solta, simpática, demonstrou seu encantamento sem ar blasé e tirou fotos lindas, que já nos mandou.

Pasteizinhos de banana. Foto: Anissa Helou
Ana Soares, Anissa Helou, Neide Rigo, Mara Salles. Foto: Andreza Biagioni 

6 comentários:

Fábio Metello disse...

Muito original !!! e saudável!!!!
Abs
Fábio

Angela Escritora disse...

Pastel!! coisa boa é pastel... ele é a única coisa que me permite comer carne.. hum...bom..

Olivia disse...

que delícia de encontro deve ter sido! beijos

prof coruja disse...

Olá Neide...te sigo faz tempo e suas delicias reproduzo, mas tem uma coisa que não vi em seu blog,,,a melancia-do-campo oi do cerrado. Aqui esta em plena produção...gostaria de te enviar umas pra vc experimentar...meu email: vsdcoruja@gmail.com

Anônimo disse...

Neide, adoro seu blog, venho sempre que posso dar uma olhadinha nas delícias que vc descobre e faz...e adoro também sua prosa, gostosa, simples e aconchegante como suas receitas!

Um abraço da Carla.

marta disse...

Oi Neide,
Encontrei banana da terra por aqui e fiz os pequenos pasteis que vc.deu receita.Como ficaram mto.moles,depois de moldados,coloquei geladeira para ficarem mais firmes.Qdo.fui fritar,acho que o oleo estava quente demais e os primeiros ficaram quase pretos (rsrsrsr),eles fritam super rápidos,mas depois consegui acertar o ponto. Usei como recheio,uns pedacinhos de goiabada.Ficaram uma delicia.Com a sobra, fiz a experiencia fazendo as folhas de banana,que secou no forno,por uns 30 minutos,tb.perdi a primeira folha,queimou,mas depois,desliguei o forno e deixei a porta aberta.,e, as barrinhas ficaram mto.boas.Agora,foi tentar usar outras frutas.,aqui estah na epoca das berries.Vc.acha que as frutas devem ser cozidas ou simplesmente serem amassadas junto com as bananas? thanks!!!