sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Índia pela vizinhança


Jaqueira plantada há uns vinte anos pelo Seu Ivo, ainda guarda da minha rua


Um tamarindeiro na minha rua, na calçada da jaqueira, e outros dois numa praça perto de casa
A jaqueira chama toda a atenção na calçada. Do lado de dentro da casa, uma mangueira gigante e duas pitangueiras que floresce em setembro e a gente não sabe se enxerga as flores ou as abelhas que, segundo Ricardo, dono delas, quase dá pra levantar as melíferas na mão, tão enebriadas parecem ficar com o nectar perfumado.
Mas eu sempre estou de olho mesmo é na jaqueira, pois gosto de colher algumas verdes para usar como legume (já dei algumas receitas de jaca verde aqui no Come-se. Basta ir na caixa de busca). Como neste ano, nunca vi igual. Ela está apinhada de jacas.
E nestes dias, eis que tirando fotos me deparo com outra árvore não menos interessante e não menos indiana como a manga e a jaca, afinal tâmaras das Índias (já falei dele aqui e ali). O pé de tamarindo é discreto, de folhinhas miúdas com frutos pequenos e marrons que se confundem com galhos lá em cima. Só reparei nele porque tentei focalizar apenas a jaqueira que em algum momento se entrelaçava com aquela árvore de tom verde-claro. Havia umas florezinhas com detalhes vermelhos, mas não consegui alcançá-las. E uns poucos frutos que ajudam a aplacar a ansiedade de ver grande e frutoso meu pezinho de tamarindo que plantei na praça (deve ter agora uns 30 centímetros apenas, mas vai indo bem).
Agora, como vira-e-mexe acontece com a gente quando se trata de livros, pessoas, ingredientes, algo que você nunca viu, você vê um dia e em seguida acontece de novo de ver ou ouvir falar. Aí fixa, não esquece mais. Pois é, hoje estava passando por uma praça aqui perto, por onde passo de vez em quando, quando me deparei com mais dois tamarindeiros, somando quatro, então, num raio de poucos metros, não excluindo o meu pequenininho da praça. Manga, jaca, tamarindo, eita, a Índia é aqui.

4 comentários:

Anônimo disse...

Encanta-me a ideia de passear por uma rua e encontrar fruteiras na calçada.
Aqui, as únicas susceptíveis de se encontrar são laranjeiras azedas.
O mais, são árvores de flor ou de sombra.
Manuela Soares

raq disse...

nossa! a sua rua é linda, linda! qual é a cidade mesmo?

Neide Rigo disse...

Manuela, em Lisboa vi algumas oliveiras nas ruas. Já é alguma coisa, não?

Raq, moro em São Paulo, no bairro da Lapa.

Um abraço, N

raq disse...

putz! jurava q era alguma cidade menor. adoro o seu blog.