quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Fernanda, do Chucrute com Salsicha, em São Paulo


Fernanda Guimarães, Mara Salles e uma abobrinha
Como estava fora estes dias, só tive ontem para passar com a amiga Fernanda, do famoso Chucrute com Salsicha, que mora na California. Justo seu último dia de estada no Brasil. Em compensação, pudemos ficar juntas desde cedinho até o a hora do avião.
Depois de tomarmos em casa um suco de bacuri com polpa da fazenda da amiga Jerônima, da Ilha do Marajó, rumamos de trem para o Mercado da Lapa (claro!). Lá, no box 67, Fernanda conheceu o açaí da forma como comemos aqui - com banana e granola, coroado ainda com um creme de cupuaçú feito pela Marli, dona do box.
Pegamos ônibus e fomos para o Conjunto Nacional, subimos até o consultório do Marcos, para que os dois se conhecessem, e depois seguimos a pé até o restaurante Tordesilhas, onde, entre outras prosas, Fernanda ouviu atenciosa as explicações da chef Mara Salles sobre a abobrinha brasileira - nosso almoço teve caldinho de feijão, queijo de coalho com melado, salada de almeirão, galeto com creme de milho verde e arroz com abobrinha e pequi, carne de sol, risoto de pupunha, sorteve de açaí, tapioca e cupuaçu, licor de baru e muita conversa boa.
Depois fomos para a casa da Roberta, anfitriã de Fernanda, pegar as malas. Encontramos lá a Maria Rê que levou todas nós ao aeroporto, onde passamos mais algumas horas de alegria - pelo menos para mim que, num só dia, conheci pessoamente a Fernanda, por quem já tinha um carinho grande, além destas duas novas amigas (a Roberta é ex-blogueira e professora particular de inglês - a julgar pela pessoa, eu indico!, e a Maria Rê é a dedicada dona do Fogão Azul - que anda fazendo umas granolas com tapioca, doces e salgadas, sem gluten, maravilhosas - ganhei uma de presente e também indico!) que, sendo amigas da amiga, amigas são e serão.

Fer não perde nada. Fotografa e/ou twitta tudo
Maria Rê, Roberta e Fernanda no aeroporto
Ah, estes presentinhos que a Fernanda trouxe!! (sementes de romã com chocolate, temperos como epazote, chiles e lavandas, noz de cacau com chocolate, sabonetes, paninho, talheres de bambu para piquenique e pratos "descartáveis" biológicos feitos com casca de palmeira). E tem ainda um livro lindo do qual falo depois.
Bem, agora o Come-se volta ao ritmo normal. Desculpem a ausência!

8 comentários:

Joice Santini disse...

Caramba, Neide!
Custo a acreditar que você e a Fernanda comeram tudo aquilo no almoço.
Menina do Céu! E vocês com esses corpinhos esbeltos.
Vocês são das minhas, rsrsrs

ameixa seca disse...

É tão bom conhecer pessoas especiais e ainda receber esses presentes maravilhosos. Tenho dessa lavanda e é maravilhosa :)

Gina disse...

Neide,
Que maravilha de encontro, hein! Me fixei nesses pratinhos descartáveis de folha de bananeira.

Acho que agora vai sair nosso primeiro piquenique por aqui.
Bjs.

Cláudia disse...

Muito feliz a postagem! abrs Claudia
http://claudiaroma.blogspot.com

heguiberto Souza disse...

Neide,
Muito legal o encontro de vcs. Estamos aqui também para nos encontrar, ela em Davis e eu em San Francisco, só duas horinhas de carro nos separando e até agora a coisa não aconteceu. Que vida corrida!
Me deu inveja (no bom sentido é claro) de todas essas coisas legais que vocês fizeram. E eu chegado a mercardões como sou inda não conheço o Mercado da Lapa
xoxo
Heguiberto

Ivana Arruda Leite disse...

Que incrível esse encontro! Vocês são até meio parecidas,sabia? Duas musas da gastronomia juntas deve ser de dar inveja aos deuses. Um beijo com muita saudade.

Maria Rê disse...

Que sorte eu tive de passar horas tão deliciosas junto dessas duas mulheres incríveis que admiro há tanto tempo.

E digo que são tão simpáticas quanto competentes. O duro é que agora quero repeteco sempre. ;-)

Neide, foi um prazer imenso te conhecer.

beijão

sonia disse...

Neide,
seu blog é uma enciclopedia gastronomica, impressionante o quanto aprendemos!

copiando vc. fizemos um piquenique no parque villa lobos. seguem as fotos