quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Detergente, limpador, sabão em pó e sabão em barra com folhas de mamão, óleo usado, vinagre de kombucha

Peço desculpas aos leitores que vêm ao Come-se esperando encontrar comida, mas aqui também se faz fritura, junta óleo e  lava a louça suja. Sem contar, claro, que ensina a economizar e poupar o meio ambiente evitando lixos desnecessários e necessidades criadas.

Minha irmã Suzana e eu já havíamos feito o sabão com óleo usado e folhas de mamão no sítio - gosto de fazer lá, porque colocamos um baldão no quintal, um banquinho em frente e vamos mexendo em sistema de revezamento por uns 30 minutos, sem pressa, até a massa ficar cremosa. Aí é só despejar numa caixa e deixar secando.

A receita, peguei no canal da Fran Adorno. Veja aqui. E depois, para fazer o detergente e o limpador, peguei a fórmula da Cristal Muniz (instagram: #umanosemlixo) divulgado no canal da JoutJout Prazer - veja aqui.e incrementei usando meu próprio sabão em vez do de coco e ainda um corante azul próprio - o meu leite azul de jenipapo. Sem o corante, parece leite e a cor serve para que ninguém se confunda.   Vamos, então, à receita.

O plástico deixou suas flores impressas (técnica involuntária) 

Sabão com óleo usado e folhas de mamão 

4 folhas grandes de mamão, sem os talos
1 litro e meio de água fria
1 kg de soda concentração entre 96 e 99% (você pode encontrar em alguns mercados pequenos ou casa de material de construção
5 litros de óleo usado e coado
1 xícara de vinagre de kombuchá ou qualquer outro

Lembre-se que a soda pode te queimar, por isto separe um balde de plástico grande, um bastão de madeira pra mexer, luva de borracha e óculos de proteção (eu não uso os dois últimos, mas por minha conta e risco).

Bata as folhas de mamão com meio litro de água até formar um suco verde. Coe, junte ao vinagre e aqueça para amornar.
Enquanto isto, coloque a soda num balde grande, junte o restante da água e mexa bem até dissolver, cuidando para não aspirar o vapor que se forma. Quando estiver dissolvida, junte o óleo aos poucos e mexa bem por cerca de 10 minutos ou até começar a ficar cremoso. Junte, então a mistura de suco verde de folhas de mamão com o vinagre. Mexa bem com o bastão por mais meia hora aproximadamente, ou até ficar com consistência de doce de leite. Passe para uma caixa ou gaveta forrada com plástico. Cubra com pano e deixe endurecer - pode demorar até uma semana. Desenforme, corte os pedaços e guarde. Não use antes de uma semana pois a soda precisa ser curada - antes disso, pode agredir a pele.  Quando mais tempo passar, melhor.

Rende uns 40 pedaços

Ralado fininho pra sabão em pó e para o detergente . Fácil ralar 
Sabão em pó: basta ralar a barra bem fininho. Na hora de usar na máquina, dilua um copo em 1 litro de água fervente para não ter risco de restar uns pedacinhos.
Ralado vira sabão em pó 

Detergente e limpador sem corante 
Detergente: basta ferver 3 litros de água com 1 pedaço de sabão (ou equivalente a um sabão de coco do mercado) ralado. Mexa bem (uso fouet) e junte 3 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio (compre em lojas de artigos para sabonetes - vai pagar bem mais barato), aos poucos para a espuma não transbordar. Por último, acrescente 50 ml de álcool. Se quiser, espere esfriar e junte essência a gosto - também encontrada em lojas de artigos para sabonetes - e corante alimentício (usei um pouco do meu leite azul de jenipapo - algo com 1 colher de sopa para os 3 litros).  Misture bem e coloque em recipientes de detergente.

Usei esta essência de algas e o corante azul jenipapo
que fiz 
Para o limpador geral (como se fosse um Veja da vida ou limpa-vidros), dilua o detergente acima em água - 1 parte do detergente para 4 de água. Chacoalhe bem e coloque em pulverizador. Ótimo para limpar fogão, geladeira etc.  Limpe com um pano umedecido com o limpador e depois passe um paninho seco para dar brilho.



14 comentários:

cristal muniz disse...

Eu tô lendo o post da minha blogueira favorita e de repente ela ME CITA no post! Que honra, Neide. Você é demais! <3

Anônimo disse...

Eu posso substituir o vinagre de kombucha por outro?

Bia disse...

Oi Neide!
Acabei de descobrir seu site e já estou adorando.
Você tem dicas de como tirar mancha de lama de terra vermelha da roupa? Meus filhos voltam com a roupa muito suja da escola e nada tira essa mancha!
Obrigada

Anônimo disse...

Sempre aprendendo com você!!
Suellen Ribeiro

Gilda disse...

Maravilha. Eu só queria entender que mágica você faz para achar tempo e fazer tudo isto. Estou para tentar o sabão desde que você falou nele a primeira vez. Junto o óleo e depois de um tempo, entrego na reciclagem, derrotada mais uma vez. Fico aqui encantada com você.

amurabe disse...

olá ótimo blog, estou sempre dando uma passada aqui.
fiquei com uma duvida, qual a finalidade da folha de mamão?

Anônimo disse...

Olá! Que mara! Gostaria de saber a função das folhas de mamão e se podemos substitui-las por alguma outra. Abraços!

kako disse...

assistindo o vídeo com a receita original, descobri que a folha de mamoeiro serve pra branquear e dar brilho em roupas e louças!

Unknown disse...

olá
a soda deve ser colocada sobre a água, assim a reação será mais lenta evitando liberação abrupta de gases tóxicos. o resultado final será o mesmo.coloca primeiro a água no balde.
Hila

MARTINA disse...

Pode botar mais oleo nessa formula. O is do oleo usado é aprox. 0.145.
Ou seja.. para a reaçao equilibrada sem sobrar soda pode usar 7 litros de oleo.

Anônimo disse...

Olá, saudações. Na tua receita usar folhas de mamão, mas na da Fran Adorno e o fruto verde. Seria isso?

Monica disse...

Encantada com seu blog e com você... Vou te resumir como uma blogueira real, vejo minha mãe em você, e tambem me vejo em você e adoro essa realidade toda nesse mundo virtual cada vez menos real...🥰♥️

Leiva disse...

Estou encantada com você Neide.Quanta sabedoria! Obrigada por compartilhar o que sabe.Minha mãe também faz um sabão maravilhoso.Quero me aventurar também com esse sabão com folha de mamoeiro.

Denise Baeta disse...

Queria a receita de tintura de genipapo