terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Caxi com taioba e manga verde

Parece maluquice, mas veio a calhar. Shakuntala, minha vizinha indiana, de vez em quando passa aqui e a gente conversa e conversa sobre comida. E sempre acaba saindo uma receitinha que eu corro para anotar antes que ela se vá. Ela fala no geral e eu vou tentando esmiuçar até conseguir entender a receita no seu particular.  Ela viu que eu tinha taioba na calçada  e disse que tem uma receita indiana de taioba com caxi. Eu disse que tinha caxi e ela se espantou. Por acaso, eu tinha acabado de comprar o legume na feira, mas isto não é mesmo comum. O resto dos ingredientes, tinha também. As folhas de curry,  fui buscar na calçada de uma casa do meu bairro, onde havia uma árvore grande. Cortaram a planta, mas as mudas continuaram brotando. Fui lá, arranquei todas as mudas que cresciam junto ao mato, e replantei em vasos que já seguiram para o sítio. Guardei algumas folhas secas. Para quem não conhece, estas folhas de curry tem perfume que parece uma mistura de folhas de pitanga e as de tangerina. O resultado é uma coisa inigualável.  Mangas verdes, para acidificar no final,  tem ainda na praça, mas ela disse que pode ser tamarindo ou limão. Gengibre tem no quintal, mas o que usei era de mercado, um mês na cesta de legumes. As pimentas, super ardidas, trouxe de Piracaia. Algumas especiarias,  da lata. Ela saiu daqui com duas taiobas nas mãos para também fazer sua receita em casa. A minha saiu assim. Muito gostosa, caso queiram provar. 


Caxi com taioba e manga verde 

Coloque numa frigideira 2 colheres (sopa) de óleo e junte 2 colheres (chá) de especiarias misturadas: mostarda marrom, grãos de coentro e de cominho. E também um galho de folhas de curry.  Quando a mostarda começar a pipocar, coloque 1 cebola picada e duas pimentas dedo-de-moça picadas (pode ser uma verde e uma vermelha). Deixe dourar e junte 1 colher (chá) de cúrcuma em pó, 1 rodela de gengibre finamente picada e/ou 1 dente de alho finamente picado. Misture bem e deixe refogar um pouco. Acrescente 1 caxi médio sem sementes e sem casca picado, 2 tomates picados e sal a gosto. Misture e deixe cozinhar em fogo baixo. Se precisar, junte um pouco de água quente. Quando o caxi estiver macio, prove o sal e corrija, se necessário. Junte duas folhas de taioba rasgadas, sem as nervuras e uma manga pequena ralada (ou 1 colher de suco de limão, ou um pouco de suco de tamarindo). Misture e deixe cozinhar até a folha amolecer, coisa de dois minutos.  Sirva com arroz para 6. 


6 comentários:

angel disse...

Neide
achei a receita maravilhosa! Mas aqui em Brasília não encontro caxir , o substitui, se é que é possível?

Executiva de Panela disse...

Tudo muito exótico e instigante. Havendo oportunidade, experimentarei. O aspecto é ótimo.

Ysandra Pena disse...

Que maravilha. voce sempre mostrando receitinhas super diferentes. delicia.

http://virandocomida.blogspot.com

Beijos

Neide Rigo disse...

Angel,
faça com chuchu ou abóbora. Deve ficar bom também.

Um abraço, n

silvia lopes disse...

Neide, veja que coincidência, ainda hoje ganhei um galhinho de caripata, o cheiro realmente é maravilhoso e lembra mesmo uma mistura de pitanga com tangerina.

Silvana Cordeiro de Lima disse...

Fiquei imaginando o perfume desse prato de Tanta coisa boa que vc colocou! Adoro refogados. E quando encontrar caxi vou comprar para experimentar. Abraço!