segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Molho fermentado de pimenta

O vinagre de kombucha é pra dar um começo na fermentação.
Vinagre pasteurizado não serve, não. Não tendo kombucha, faça com água
mesmo. Ou caldo de cana. 

Tire as pontinhas da pimenta e lave bem

Desde que nosso pé de pimenta dedo-de-moça em Piracaia desembestou a dar pimentas, também desembestei a fazer este molho fermentado. Não peguei receita de lugar nenhum. Simplesmente supus que batendo a pimenta, juntando sal e um pouco de kombucha ou vinagre de kombucha, ele ia fermentar e me dar um molho gostoso e vermelhinho. Não é difícil de imaginar, diga-se. Não fiz com água ainda, mas vai fermentar também, talvez com um pouco de retardo, mas vai. Com caldo de cana também deve ficar bom. Vale tentar. 

Bem, o jeito que fiz já tinha explicado lá no InstagramFermentadas: pimentas dedo dedo de moça verde ou vermelha ( fiz com as duas, orgânicas do sítio) 4% de sal e kombucha suficiente pra bater no liquidificador. Despeje num vidro, coloque uma bexiga ou luva de silicone na boca do vidro e deixe em temperatura ambiente pra fermentar. A bexiga / luva vai encher. Solte o gás, cubra de novo. Solte a o gás sempre que encher. Quando não houver mais gás, 3, 4 dias, tampe e guarde na geladeira pra sempre. 

E aqui, de outro jeito, mas igual:  molho de  pimenta fiz assim: peguei um tanto de pimenta dedo-de-moça que colhi no sítio, lavei bem, tirei o cabinho e bati no liquidificador com um pouco de kombucha pronto. Juntei sal - 1 colher (chá) para cada xícara da mistura. Coloquei num vidro, deixando 1/3 do volume livre, tampei bem e deixei fermentar durante 3 dias - abrindo o pote de tempos em tempos pra soltar o excesso de gás. Quando acabou a fermentação, fechei o vidro e guardei na geladeira. Se preferir, se ficar com medo de o vidro estourar - se você não for tirando a pressão, pode acontecer - é melhor acoplar à boca do vidro uma bexiga de aniversário ou uma luva de silicone. Faça um furo com uma agulha e o gás carbônico vai sair por aí sem deixar entrar oxigênio. Ou faça como mostrei aqui.





9 comentários:

Cariana Maluca disse...

Neide, admiro muito seu blog e sua colunano estadao. Mesmo quando não dá pra fazer igual inspira outras ideias. Muito bom.
Pergunto: dá pra usar soro de kefir de leite no lugar de vinagre de kombucha pra catalizar a fermentação?
Desde já obrigada.
Luciana

Neide Rigo disse...

Luciana, obrigada. Dá pra usar soro de kefir, sim.
Um abraço,n

Unknown disse...

uma vez depois de lavar as pimentas, as deixei no sol para secar, depois imergi no azeite e elas fermentaram. E ficou bem forte! Depois conversando com uma amiga ela falou que o sol fazia fermentar. Vou tentar essa de kefir...

Valéria Silva disse...

Oi Neide não tenho vinagre de kombucha mas tenho vinagre de garapa posso usar esse?Obrigada.

x disse...

Olá Neide, estou tentando entender todo.o.processo para fermentação das pimentas. Poderia me dar uma luz? Eu comprei uma bombona plástica com Airlock e .pensei em fazer la minha fermentação. Não sei como manusear o Airlock... Posso fechar esta bombona e deixar em temperatura ambiente? Vi alguns posts dizendo que o ideal é que fique neste processo por uma 60 dias. O que acha disso tudo?

Kefir de Leite disse...

Onde conseguir encontrar doação doadores ou comprar Kefir de Leite, Kefir de Água e Kombucha.

Olá amigos, o Kefir e Kombucha é maravilhoso para a saúde mas é bem difícil de conseguir doação eu mesmo tentei doação de kefir e kombucha e não consegui, então encontrei 02 lojas online que vende o Kefir de Leite, Kefir de Água e Kombucha.

Eu paguei R$29,90 já com o frete incluso, levou 5 dias e chegou no meu endereço, eles disseram que envia para qualquer cidade do Brasil.

o site é esse se interessar para alguém:

kefirdeleite.com

Para quem está procurando Kefir de Água tem nesse site:

kefirdeagua.com.br

Juliana Maciel disse...

Bom dia, Neide!
Gostaria de saber se, para fazer o molho de pimenta, como não leva cozimento, devemos fazer o branqueamento das pimentas antes de fazer o molho? Pq pra fazer conservas de pimenta, vi vários vídeos q deve ser feito o branqueamento.
Adoro suas dicas e orientações. Gratidão

Unknown disse...

eu bato a pimenta malagueta com sal vinagre cachaça e pouquinho de água filtrada mesmo assim depois de fechado Acre a gás começa a vazar o vidro queria saber como tirar o gás para depois lacrar no vidro queria aprender tirar o gás para depois botar no vidro e lacrar

Olibetanio disse...

Eu uso airlock para fermentar a pimenta com água e sal e folhas de louro por cima para que a pimenta não entre em contato com o ar, deixei 1 mês em local escuro sempre dando uma olhada para ver se não estragou, o airlock eu comprei no aliexpress saiu por 12 reais 2 airlock.