quinta-feira, 9 de julho de 2015

Feijão mangalô, orelha-de-padre, lablab. Coluna do Paladar. Edição de 09/07/2015

Hoje tem caderno Paladar cheio de receitas de sanduíches bem bacanas. E também a coluna desta que escreve. O texto está no blog do Caderno, no Estadão impresso e também reproduzido aqui. 

PANC DA PERIFERIA 

Este era o tipo de planta que se cultivava no fundo das casas e se enganchava nas cercas que separavam os quintais nas periferias,  reproduzindo na cidade um pouco da cultura da roça daqueles migrantes de todo o Brasil. Um tipo de provisão perene para toda a vizinhança, embora só comêssemos as vagens verdes. E a mãe não se cansava de preparar daquele mesmo jeito, sempre com as vagens cortadas ao meio deixando escapar uns feijões imaturos que se misturavam com o alho picadinho e, às vezes, com o toucinho defumado. No final, a salsa e cebolinha cortados grosseiramente para conservar o perfume e a coloração viva faziam contraste com o verde claro do legume cozido. Com o arroz ainda úmido e fumaçando, feijão e sardinha frita, o prato era um clássico.

A textura cremosa e aveludada na boca é uma das minhas mais ancestrais e inesquecíveis experiências sensoriais. Orelha-de-padre - era este o nome - e a taioba, segundo minha percepção infantil,  estavam na mesma categoria de comidas de conforto tátil. Se o sabor fosse ruim, claro, a textura não seria suficiente para conquistar. Um amargo ligeiro  com discreto adocicado e notas herbáceas formam, no entanto, uma combinação agradável até para crianças.

Há muitas variedades de mangalô mundo afora, mas falo daquele de flores brancas e de feijões vermelhos que povoa minhas lembranças e é o mais comum de ser encontrado por aqui – muitas vezes apenas como planta para adubação verde nos cultivos agroecológicos. 

Meus avós o cultivavam no sítio e meus pais e vizinhos plantavam aqui em São Paulo, de modo que entre nós era um legume tão costumeiro quanto a vagem. Mas isto tem algumas décadas e de lá pra cá a espécie, que já não tinha cultivo comercial, caiu em completo desuso e está incluída no livro dos pesquisadores Valdely F. Kinupp e Harry Lorenzi como uma panc (planta alimentícia não convencional). 

Eu nunca perdi de vista esta panc da periferia e assim que tive um muro para chamar de meu tratei de aumentar sua altura com uns fios para dar suporte à trepadeira. Assim,  tenho folhas, flores, vagens e feijões em vários estágios durante o ano. A planta toda, hoje sei, é comestível. Até a raiz pode ser aproveitada se a planta for cultivada como a jícama ou o jacatupé, podando sempre a parte vegetativa, para que a batata ganhe mais amido. De minha parte, não faço questão da raiz, que arrancada mataria todo o pé, se com ele tenho alimento farto para duas casas. É que a planta lança seus longos ramos sobre qualquer aparo que lhe faça as vezes de um tutor, sem respeitar fronteiras.  

No inverno, o pé de mangalô fica  menos vistoso, perde um pouco das folhas, mas continua ativo. Já na primavera, ele se renova com folhas tenras e flores vistosas ao mesmo tempo que novas plantas começam a surgir a partir dos feijões maduros que caíram.  Poucos dias após o aparecimento das flores, as vagens já podem ser colhidas e o auge da produção se dá entre maio e agosto. São espessas e planas, com projetos de grãos dentro delas. São estas que, quando cozidas, têm textura aveludada.

Os estágios que se seguem permitem que tenhamos na mesma planta diferentes ingredientes, afinal vagens e feijões secos têm usos diversos. Quando os feijões começam a engordar, as vagens vão ficando finas e mais claras. Neste ponto, elas podem ser abertas e descartadas para que se aproveitem  os grãos verdes como se fossem ervilhas, com ou sem pele – ela escorrega fácil quando os grãos são apertados um a um e os feijões ficam mais delicados na mordida.  No interior da Bahia não é difícil encontrar nas feiras, quando é época, os grãos do feijão mangalô assim, já pelados.  Poucos dias depois, os grãos começam a avermelhar e continuam tenros para comer como feijão verde. E quando as vagens se desidratam completamente, os grãos estão secos e podem ser debulhados, estocados e preparados como os feijões que compramos nos mercados. Demolhados e cozidos, eles são deliciosos e lembram um pouco sabor e textura de favas e caroço de jaca, conservando um pouco daquele amargo da vagem fresca.

Aliás, o toque amargo e o bom sabor que sentimos nos feijões e nas vagens tem a ver com a presença de glicosídeos cianogênicos, que geram ácido cianídrico, como nas mandiocas bravas ou nas amêndoas amargas. Porém, o perigo de intoxicação é eliminado com a cocção. 

Se quiser se aprofundar no estudo deste feijão, vai se deparar com conflitos sobre o nome científico, Lablab purpureus e Dolichos lablab, por exemplo, e quanto à sua origem, África ou Ásia.  O que se sabe é que hoje está espalhado por vários países tropicais e subtropicais da América, África e Ásia e que ao Brasil chegou com africanos, vindo daí o nome mangalô. Nomenclatura é um grande problema das plantas exóticas em relação às nativas, pois ganham vários nomes locais emprestados de outros donos, relacionados ao formato, ao uso ou à origem, tais como orelha-de-padre,  ervilha orelha-de-padre, feijão do Egito,  feijão de pobre etc.  Mangalô e lablab são meus preferidos, mas pela tradição a orelha do padre continuará a arder por aí. 

Agora, algo fascinante de ver quando se embrenha nas pesquisas sobre o uso da planta na África e na Ásia é a diversidade de pratos feitos com suas partes. Muito diferentes do que costumamos preparar por aqui, especialmente as vagens.  As folhas jovens são usadas como espinafre (fiz um purê de mandioca com as folhas cozidas e trituradas e ficou muito bom),  os grãos maduros e secos podem ser germinados ou fermentados e as vagens planas,  cortadas em tiras e cozidas,  fazem diferentes saladas, só para citar alguns exemplos. 

Se você frequenta feira de produtores, pergunte pela planta (talvez eles a conheçam como orelha-de-padre). Já encontrei em sacolão, mas não é comum. E se puder plantar, as sementes são encontradas em  lojas virtuais e hortas urbanas. Saiba que a planta é rústica e se adapta a qualquer solo desde que tome sol e receba água.  Há variedades bastante ornamentais de flores e vagens roxas que às vezes aparecem nos mercados orientais do bairro da Liberdade.
Para ampliar estas informações e eu recomendo, confira os nomes que o feijião mangalô recebe mundo afora:  Lablab, frijol jacinto, hyacint bean, quiquaqua, caroata chwata, poroto de Egipto, dolique lab-lab, dolique d'Egypte, fiwi bean, chicarros, frijol caballo, gallinita e frijol de adorno entre tantos outros.

Como preparar
As vagens: lave bem e puxe o fio que há entre as duas partes da vagem. Cozinhe em água levemente salgada por um minuto e escorra. Use inteira ou picada em saladas, refogados, sopas, fritadas etc.
Os feijões: o tempo de cozimento vai variar conforme a maturação dos grãos. Feijões verdes devem cozinhar em cerca de 20 minutos mais ou menos.  Para tirar a pele, basta puxá-la grão por grão.  Os secos devem ser deixados de molho por 12 horas, escorridos e cozidos na pressão em nova água por cerca de 20 minutos. Ficam bons com carnes gordas. 
As folhas: escolha as jovens e tenras e cozinhe em água salgada até que fiquem macias – cerca de 15 minutos. Escorra, pique e use em sopas, refogados e como complemento verde para massas de panqueca, macarrão ou nhoque, por exemplo.  

VAGEM MANGALÔ REFOGADA 

1 colher (sopa) de azeite 
3 dentes de alho picados 
2 colheres (sopa) de bacon picado 
1 colher (chá) de pimenta dedo-de-moça picada 
200 g de vagem mangalô (lab lab) sem o fio, aferventada e cortada ao meio
½ colher (chá) de sal ou a gosto 
Água quente
Pimenta-do-reino triturada na hora a gosto 
Salsinha picada a gosto 

Aqueça o azeite com o alho e o bacon e espere o alho começar a dourar. Junte a pimenta e a vagem. Tempere com sal, junte um pouco de água, misture delicadamente, tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos. 
Prove o sal e corrija, se necessário. Espalhe salsinha por cima e sirva como acompanhamento. 

Rende: 4 porções 


Na horta comunitária

22 comentários:

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Adorei conhecer os tipos e vou tentar esta receita, muito bom!
Beijos
CamomilaRosa

Bruna Ribeiro disse...

A coluna veio na hora muito certa! Fiz a primeira colheita do nosso pé hoje e logo logo irão para a panela. Primeiramente no refogado clássico, tal qual permaneceu tanto tempo na minha memória gustativa.
Adorri saber que as folhas são comestíveis! Come-se é sempre uma excelente e completa fonte!!

Lia disse...

Neide, Essa planta cresce colada ao muro, se for conduzida? Ou cresce somente em cercas, pois não se dá bem com o calor do muro? Estou procurando uma trepadeira que ajude a criar um micro-clima mais agradável pra minha horta - e queria uma de comer, claro. ; -) Alguma sugestão? Abraço!

Gilda disse...

Meu mangalô é cor de creme. Plantei o primeiro pé e tive que cortar, porque a vizinha não parava de reclamar, com toda razão, do abuso da planta que teimava em invadir o lado dela. Plantei do outro lado da casa. Tenho que podar sempre, ou ela é capaz de entrar por baixo das telhas. Mas tendo tentado convencer os feirantes a plantar nas roças deles, para eu poder comprar depois, e vendo que nem ao menos um deles fez a tentativa, fico eu mesmo cuidando e tirando proveito do meu. Tem muita gente que não sabe o que está perdendo. E foi você que me fez conhecer e procurar (muito) por esta delícia.

Jackie disse...

Meu tio tem no quintal , aqui no RS. Só que no inverno ele seca todinho. Será o clima ou falta de cuidados? Plantei um e ele acaba de brotar aqui em casa.

Jackie disse...

Meu tio tem no quintal , aqui no RS. Só que no inverno ele seca todinho. Será o clima ou falta de cuidados? Plantei um e ele acaba de brotar aqui em casa.

Anônimo disse...

Olá,
Espero que ainda possa responder essa postagem... Ontem pela primeira vez comi a vagem do feijão mongolô, como chamaram aqui onde moro, zona de expansão de Aracaju. Cozinhei na água com temperos durante uns 5 minutos,na pressão. A vagem já não estava tão verde, mas o feijão sim, bem grande. Percebi que a vagem estava muito fibrosa e apenas experimentei algumas, comi algumas mais verdes, que o feijão ainda estava miúdo. Tirei o feijão da vagem e comi vários... Bem, acordei com os olhos inchados, abaixo dos olhos, na verdade, bolsas inchadas no topo da bochecha, bem abaixo dos olhos. Será que foi uma reação alérgica? Não comi nada de diferente, além do feijão...
Luciane

Anônimo disse...

porque meu mangalo fica amargo...

Anônimo disse...

porque meu mangalo fica amargando...

meu nome -denilson

Unknown disse...

Bom dia primeiramente vc deixa ferver e escorre aquela água depois faz um refogado e cozinha

Unknown disse...

Meu nome e jak

Unknown disse...

Meu nome e Jak moro em brBrasíl tenho um pé de Mangalô tem uns 3 anos só que tava lindo com flores e feijão derrepente tá secando as folhas teve gente mexendo com veneno perto sera q e normal ou foi envenenado?

MAciel disse...

Oi. Se fizer um varal preso ao muro , além de criar um microclima favorável aínda terá grande produção, se não faltar água.

MAciel disse...

Essas leguminosas são suscetíveis ao frio intenso, principalmente geadas.

MAciel disse...

A cocção elimina as toxinas. O ideal e utilizar as vagens tenras, quando os grãos estão pouco desenvolvidos. Refogado fica ótimo

Angélica disse...

Socorro! Preciso de sementes! Pode me vender? Suplico!!!

Wall disse...

Grato pela informação, pois fiquei surpreendido com tamanha utilidade do feijão mangalô.

Unknown disse...

Conheço de muitos anos esse legumes, mais não sabia se poderia aproveitar quando os grãos secam

Unknown disse...

Onde posso consegui as sementes pra plantar aqui no Rio de janeiro não consigo encontrar 😞

Anônimo disse...

Tenho bastante semente seca, se vc quiser posso te mandar
Ritaalcara@outlook.com

Anônimo disse...

lembro demais da minha mãe fazendo esse feijão no fim de semana... tinhamos muito plantado e as cabritas gostavam das folhas. Uma vez cortei o pe mais bonito que ficava na frente de casa, sem querer com a roçadeira, ai fiz uma cirurgia e prendi de volta com fita durex bem enrolada e fiz um monte de terra em cima. podei uma parte das ramas e não é que o pé vingou?

ainda devo ter alguma semente guardada, vou ver se germina.

Anônimo disse...

Hoje acordei lembrando desse feijão. Senti até o gosto, o cheiro. Lembrei da minha mãe colhendo as vagens, nas cercas do caminho de casa. Que saudade! Abri o Google pra pesquisar sobre e encontrei esse artigo maravilhoso, completo. Muito obrigada!