Tinha sobrando em casa algumas garrafinhas de azeite de dendê que, por dó de usar, acabei deixando vencer. Já não estavam com um bom perfume que costuma ter. Mas como nunca desperdiço óleo por aqui, resolvi logo fazer sabão. Como é uma gordura muito saturada, resolvi usar apenas 1/3 do total de óleo. 2/3 era de óleo líquido (usei óleo usado de girassol e de gergelim, mas pode ser o óleo usado que tenha em casa).
Ultimamente tenho feito sabão no liquidificador. Não estraga o copo, muito pelo contrário, promove uma boa limpeza, isso sim, afinal é um sabão bem forte que estará ali. Se estiver usando uma soda com 96 a 99% de pureza (esta informação estará no rótulo), a receita de liquidificador é infalível. Veja outras receitas descendo um pouco nas postagens - tem de folhas de mamão e de caroços de abacate. Todos ótimos para lavar louça e, se feitos com óleo limpo, funciona até como sabonete. E é claro que para usar o liquidificador de casa, não costumo usar perfumes. Aliás, usei uns dentes de cravo, que bati antes com o óleo, mas não precisa. Era pra dar um cheirinho bom, mas no fim não fez diferença alguma.
Pra fazer, vai precisar de proteção (óculos, luvas, máscara, roupa que cubra braços e pernas) e fazer isso longe de crianças e em ambiente aberto por causa dos vapores.
Aqui, repito a receita dos outros sabões, adaptando para o dendê.
Sabão com azeite de dendê
Numa tigela de plástico, vidro ou inox, coloque 125 ml de água fria e, por cima, 125 g de soda cáustica em lascas com pureza de 96 a 99 % (encontra em casa de produtos químicos, de limpeza ou de material para construção). Misture com uma colher sem ficar muito perto e deixe em repouso por cerca de 10 minutos para que as escamas se diluam. Coloque no liquidificador 300 ml de azeite de dendê derretido e frio e 700 ml de óleo vegetal usado (e peneirado) ou sem uso. Se quiser, junte 1 colher (sopa) de cravo (leia o texto acima) Bata bem. Desligue o aparelho e junte a soda diluída . Feche o copo e bata até ficar com consistência de vitamina de abacate - pode ser muito rápido. Agora é só despejar em potes (pode usar caixa de tetrapack) e esperar umas 24 horas ou até endurecer. Pode usar forminhas de silicone próprias para sabão. Desenforme, corte e guarde por cerca de 21 dias para curar - este período é necessário para que a soda tenha ação completa. Deixe em local fresco e ao abrigo do sol. Eu ainda gosto de grudar umas folhinhas de arruda para dar aquela graça.