segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Cenoura como nunca vi. Ou Pão de cenoura velha


Na última postagem, perguntei o que era uma coisa estranha, pontuda, espinhuda.  A primeira a responder, a Maria Amélia, já matou a charada. Pensei que todos os outros seriam levados a acreditar nela, mas muitos tiveram outros palpites e alguns hesitaram, como o Nádia. Parabéns aos leitores Nelson, Inessa, Cátia e Gilda. Achei divertido perguntar porque é parte daquilo que comemos corriqueiramente. Porém, tinha certeza que muitos leitores, assim como eu, raramente tem oportunidade de conhecer as hortaliças na intimidade durante todo o seu ciclo, até o estado de senescência. 

Na semana passada participei de um mutirão com o pessoal da Associação Piracaia Orgânica, da qual faço parte. O trabalho, que foi prazeroso e divertido, era livrar alguns canteiros de plantas já velhas e prepará-los para receber mudas novas. Mutirão é tudo de bom.  Fiquei com dó das cenouras senis de esqueleto endurecido pelo tempo. No mercado, não teria chance. A planta estava vistosa, mas já com flores, lindas, por sinal. Coisa que ninguém vê.  E quando isto acontece, as cenouras já estão duras.  Então pedi algumas para mim. Trouxe pra casa e pensei que pudesse cozinhar tudo e triturar para colocar no pão. Cozinhei até que ficassem com a camada externa macia. Fui cortar para bater no liquidificador e só aí me dei conta do quão lenhoso era aquele miolo. Incortável, portanto.  E amargo. Em compensação, a camada mais colorida se despregava daquele talo como se fosse separada dele com uma fina camada de óleo ou gel escorregadio. O que mantinha uma coisa grudada à outra eram filamentos também lenhosos parecidos com finos pregos.  A camada colorida continua com sabor de cenoura, ainda mais doce e concentrada, rica em betacarotenos como a cenoura jovem - talvez até mais. O que amarga a cenoura velha é o talo e não esta polpa que vai se afinando, condensando. Separei a polpa, bati pra virar purê e usei no pão. Acrescentei também um pouco das folhas, que triturei junto, e uma pitada de sementes de endro, que é da mesma família da cenoura e contribui para um sabor cenoresco ainda mais marcante.  Os talos,  joguei na reciclagem - mas logo tirei e achei por bem lançá-lo na charada. Por isto, ampliando a foto como fez uma leitora, vê-se até um cabelo talvez meu e um pelo, da dendê talvez. Foi fotografado sobre uma mesa de quintal suja de terra, e depois devolvido ao balde de compostagem. Portanto, o talo? Não se come-se não, sim senhor. 



Fiz uma massa simples, com fermento biológico seco.  Aqui vai a receita. 

Não descasquei a cenoura, apenas lavei com escovinha de aço
Depois de cozida, a polpa escorrega do talo
Polvilhe farinha ou grude endro na superfície (passando água antes)
Grudei uma cenourinha pra ninguém confundir com outro  pão
Com manteiga e nhac!
Pão de cenoura velha

225 g de polpa de cenoura cozida (jovem ou velha)
30 g de folhas de cenoura 
2,5 xícaras de água 
1 envelope de fermento biológico seco (ou 1 colher de sopa)
1 colher (sopa) de mel 
1 colher (sopa) de sal 
Cerca de 1 k de farinha branca (tenho usado a orgânica Mirella que custa o mesmo que a Renata e compro no Extra)
4 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de sementes de endro 

Bata a cenoura cozida e as folhas no liquidificador com 2 xícaras de água. A outra parte da água, coloque numa bacia e dissolva nela o fermento. Quando estiver bem derretido, junte a cenoura batida, o mel, o sal, e a farinha, aos poucos. Vá mexendo com colher até ficar difícil. Comece a sovar com as mãos, juntando mais farinha aos poucos. Quando quase toda a farinha foi adicionada, junte a manteiga em ponto de pomada e o endro. Sove mais para incorporar tudo, juntando mais farinha,  até a massa ficar homogênea. Cubra com plástico e deixe a massa repousar até dobrar de volume. Divida a massa em três, modele os pães, coloque em forma untada e enfarinhada e deixe crescer até recuperar o volume que perdeu com o modelamento. Polvilhe na superfície farinha ou umedeça e jogue por cima  uns grãos de endro, corte a superfície e leve para assar em forno bem quente, pré-aquecido. Deixe assar por 10 minutos, diminua o forno para baixo (180 C) e deixe assar por cerca de 50 minutos  ou até que a superfície esteja corada. 

Rende 3 pães


E falar em desperdício alimentar, não deixe de ver o vídeo Fruta Feia:  
http://vimeo.com/62579290

12 comentários:

Leticia Cinto disse...

A-d-o-r-e-i saber que até cenoura velha tem bom uso!!! :) Um NÃO bem grande ao desperdício! Bjs!

Maria Amélia disse...

Rá, fiquei feliz por acertar. Já tinha arriscado um ou outro palpite em posts anteriores, sempre sem êxito. rsrs. Nunca tinha visto as flores da cenoura.

Nadia Marrach disse...

Bom, o inisitado ficou por conta das flores da cenoura que eu nunca tinha visto e que provavelmente come-se!Também não sabia que o endro (Ô coisa boa!) era aparentado com a cenoura!!! Bjs!

Naomi disse...

Olha, o que vou providenciar na minha casa é essa escova de aço para limpar a cenoura! Minha mãe passava a faca meio que ralando a casca, para evitar desperdício. Eu toda preguiçosa uso o descascador de legumes, mas essa escovinha eu não conhecia, vou tentar. Abs!

replicas relogios disse...

REPLICAS DE RELOGIOS.TV

Estamos com parceria com o google para indicar lojas de replicas de relogios, somos pioneiros no Brasil em replicas de relogios rolex, replicas de relogios tag heuer, todos nossos produtos são de alta qualidade, de origem italiana e suiça, nossas lojas de replicas...

RELOGIOS-SP

Visite nosso site de replicas de relógios sp somos os maiores vendedores do google todos produtos são classe AAA replicas de relógios rolex, replicas de relógios tag heuer, relogios sp, replicas de relogios sp, nos faça uma visita venha em uma de nossas lojas em sp...

REPLICAS DE RELOGIOS RJ

Em conjunto com o google temos diversas lojas de replica de relogios rj, replicas, replicas de relogios tag heuer, replicas de relogios famosos, replicas de relogios rolex, todos relogios a venda são produtos importados de altíssima qualidade diretamente da Itália e Estados Unidos, confiram nossos relógios importados, entre em contato peça catálogo ou visite nossos sites parceiros....

Anônimo disse...

Faço bolo de cenoura mas é liquido, no liquidificador..

Replicas Italianas disse...

Ai vai a dica para os amantes de relógios sem gastar muito. As melhores lojas de replicas de relógios famosos no Brasil a pronta entrega replicas de relogios, Replicas com qualidade superior premium AAA.
replicas de relogios femininos, replicas de relogios famosos, Fique informado sobre o segmento relógios replicas...

Anônimo disse...

Guia replicas de relógios famosos, lojas no Brasil especializadas em relógios replicas, preços e condições especiais a pronta entrega com qualidade premium aaa, relógios masculinos e femininos com movimento a quartz e automático.
São mais de 1700 modelos de Replicas de Relogios e 60 marcas de relógios famosos... aproveite preços imperdíveis.

http://www.replicasderelogiosbr.com.br disse...

Réplicas Idênticas de Relógios.

Compre e receba apenas quando retirar nos correios pelo SEDEX A COBRAR.

Acesse e encontre as replicas de relogios , Maquinário CITZEN e vidro Cristal Safira.

Nosso atendimento:
Segunda á Sábado dás 8:00 ás 18:00
Televendas: (11) 4063-4643 / (11) 97450-4644
Whatsapp 24hs: 011-96595-9339.

http://www.replicasderelogiosbr.com.br disse...

Eu conheço um site que vende relógios de grifes famosas e fiquei impressionado pela qualidade dos produtos.

São réplicas perfeitas, tenho modelos originais da ROLEX e TAG HEUER, ao receber minha compra de 3 relógios
me surpreendi.

Tenho o prazer de indicar, a loja envia o produto em 48hs após pagamento.


Conheça o maior site de vendas de replicas de relogios.

www.replicasderelogiosbr.com.br, Replicas com qualidade superior premium AAA.
www.relogiosimportadossp.com.br, Maquinário CITZEN e vidro Cristal Safira.
www.replicasderelogiossp.com.br, Replicas idênticas ao modelo ORIGINAL.

Nosso atendimento:
Segunda á Sábado dás 8:00 ás 18:00
Televendas: (11) 4063-4643 / (11) 97450-4644
Whatsapp 24hs: 011-96595-9339.

relogios famosos disse...

http://www.replicasde.com.br/ Replicas idênticas ao modelo ORIGINAL.

luiz disse...

tudo sobre os melhores Relógios do mundo, para mais informações acesse:http://www.replicasde.com.br/