quinta-feira, 21 de abril de 2011

Quinta sem trigo 18: Bolo de especiarias com frutas



















Bolo de especiarias com frutas 
5 ovos
1/2 xícara de manteiga derretida
180 g de cenoura (2 médias) cortada em rodelas
200 g de mandioca crua descascada e picada em cubos
1 xícara de açúcar
1 pitada de sal
1 colher (chá) de canela
1 colher (chá) de especiarias misturadas, trituradas: cravo, noz-moscada e erva-doce
1 xícara de fubá
1 colher (sopa) de fermento
1 xícara de frutas secas picadas (damasco, uvas passas brancas e pretas, tâmaras, figos secos etc), deixadas de molho por uma hora em rum, suco de laranja ou a bebida que quiser - depois escorridas e polvilhadas com fubá
Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Coloque no liquidificador os ovos e a manteiga derretida já fria. Ligue o aparelho e vá juntando as rodelas de cenoura. Em seguida, junte a mandioca picada. Bata bem até ficar tudo bem triturado. Passe para uma tigela e junte o açúcar, o sal, a canela e as outras especiarias, o fubá e o fermento. Mexa com batedor de arame ou colher de pau. Junte as frutas já preparadas e misture.  Despeje em forma redonda untada com manteiga e polvilhada com fubá. Leve ao forno médio e deixe assar por 40 minutos ou até ficar dourado e firme. Desenforme e polvilhe açúcar de confeiteiro, de preferência, usando uma máscara para fazer algum desenho (toalha de crochê, por exemplo).  Ou, se preferir, faça um cobertura de chocolate: dissolva 180 g de chocolate meio amargo em meia xícara de creme de leite, em banho maria. Ou ainda use a mesma cobertura do bolo de cenoura, com link aí embaixo. Sirva frio.  

Rende: 16 fatias


Usei a grade da cuscuzeira para fazer o desenho
Se quiser outra opção para Páscoa, veja também:
Bolo de cenoura 
Bolo de abóbora com chocolate

E boa Páscoa, que eu volto na segunda! 

9 comentários:

  1. Oi eu sou fã de receitas com batatas e queria saber uma boa dica para temperar purés os que eu tento fazer nunca fica igual aos dos restaurantes obrigado !!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Neide: por favor, abra um restaurante - tá difícil só viver na imaginação da tua cozinha =D. Carol

    ResponderExcluir
  3. Sábado vou fazer para a nova nora que não pode com lactose! Mas acho que vou reduzir os ovos... o que você acha? Só em pensar em 5 ovos já me enjoa.. será que desanda? fica duro?

    ResponderExcluir
  4. Neide ficou linda a decoração! O que vc usou no centro o meio da panela de cuzcuz? Bem se não foi vai ser isto que vou usar!
    Beijin dos celíacos daqui de casa pra vc!

    ResponderExcluir
  5. Acho que só euzinha ainda não estava nesse blog..já me apaixonei e já voi ficar por aqui...rs

    bjim
    Jana

    http://janainamechi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. já ando com saudades Neide,dos dias maravilhosos que passamos por aqui..beijo!!

    ResponderExcluir
  7. Neide! A flor branca sobre o bolo é de lírio-do-brejo? No feriado um amigo botânico me ensinou a comer essas florese os botões. O gosto é exótico e muito bom, um pouco adocicado e picante. Em Minas chamam também de flecha ou flor-de-garça.

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Hollywood, um tempero comum é noz moscada, mas lembre-se que os purês de restaurantes geralmente são bastante ricos também em creme de leite.

    Caroline, nem pensar! (não tenho nenhuma vocação para isto).

    Angela, não fica com gosto de ovo, não. Tentou fazer com menos? Depois me conte.

    Flavia e Kenia, usei para decorar uma flor de lírio-do-brejo, ou gengibre-borboleta, que é bem aromática e comestível. Veja aqui: http://www.greenculturesg.com/articles/apr07/apr07_hedychium.htm

    Jana e Chopp, muito obrigada! sempre!

    Mariângela, também por aqui morrendo de saudade!

    Um abraço, N

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar. Se você não tem um blog nem um endereço gmail, dá para comentar mesmo assim: É só marcar "comentar como anônimo" logo abaixo da caixa de comentários. Mas, por favor, assine seu nome para eu saber quem você é. Se quiser uma resposta particular, escreva para meu email: neide.rigo@gmail.com. Obrigada, Neide