quarta-feira, 21 de julho de 2010

Pato em miúdos 2: canja de pato caipira


Para o caldo: pés, pontas de asa, pescoço, costela. Mais louro, alho, pimenta-do-reino, piment, salsinha. Imbatível!



Miúdos do pato: moela, fígado, pulmões, testículos, traqueia e coração são aferventados no caldo, picados e voltam pra panela com arroz

Continuação da postagem do pato


Somando todos os miúdos do pato caipira de Fartura, moela, rim, baço, coração, fígado, traqueia, esôfago, testítulo e pulmões, pesei 100 gramas de cores e texturas variadas que ainda contrastaram com o arroz cateto cremoso.
Para o caldo de pato: use ossos da costela, pesçoso, pontas das asas e pés. Coloque na panela com 4 folhas de louro, 1 pimenta dedo-de-moça inteira, 2 dente de alho com casca socado, 1/2 colher (chá) de pimenta preta, alguns galhos de salsinha, 1 galho de alfavaca ou manjericão. Coloque junto também a moela e deixe cozinhar em fogo baixo até o pescoço e a moela ficarem bem macios - cerca de 3 horas, escumando de vez em quando e juntando água quente sempre que reduzir muito. Passe por peneira e reserve separadamente o caldo e os pedaços (você pode tirar todas as carnes entranhadas no pescoço e costelas, lembrando que a moela vai ser picada para a canja).

Para a canja
: volte o caldo ao fogo. Cozinhe nele os miúdos restantes por uns 3 minutos e tire-os da panela. Deixe o coração um pouco mais. Se precisar, junte mais água pra ficar com mais ou menos 1,5 litro de líquido. Junte meia xícara de arroz cateto e deixe cozinhar. Enquanto isso, pique todos os miúdos, incluindo a moela que foi cozida no caldo, e devolva-os à panela quando o arroz estiver bem macio. Deixe ferver, desligue o fogo e junte bastante salsinha picada. Espalhe por cima pimenta-do-reino moída grossa. Rende quatro porções e muitos suspiros de satisfação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar. Se você não tem um blog nem um endereço gmail, dá para comentar mesmo assim: É só marcar "comentar como anônimo" logo abaixo da caixa de comentários. Mas, por favor, assine seu nome para eu saber quem você é. Se quiser uma resposta particular, escreva para meu email: neide.rigo@gmail.com. Obrigada, Neide