terça-feira, 27 de junho de 2017

Chutney de mamão de vez com dilênia ou fruta-cofre ou maçã de elefante

Outro dia mesmo falei da Dilenia indica (dilênia, fruta-cofre, fruta da pataca, maçã de elefante) no caderno Paladar - reproduzido aqui. Mas a árvore continua produzindo muito. Colhi algumas, cozinhei - como mostro no texto linkado - e fiz refresco que ficou tão bom quanto suco de abacaxi.   Outro tanto da polpa cozida ficou um tempo olhando pra mim a espera de um destino. Lembrei do mamão de vez que tinha colhido e também esperava sua sorte. Um complementando o outro. O mamão é docinho mas não tem acidez. A dilênia super ácida mas sem muito açúcar. Foi então só equilibrar o temperos e saiu um chutney, ou chutneide, como queira. Ótimo para comer com carnes ou bolinhos vegetarianos.  Vamos ver se me lembro como fiz...

Chutney de mamão de vez com dilênia 

1 colher (sopa) de óleo 
1 cebola picada, de preferência roxa  
4 colheres (sopa) de gengibre ralado 
1 pau de canela
1 colher (chá) de cúrcuma em pó 
1 colher (sopa) de grãos de mostarda 
Meia xícara de uvas passas
Meia xícara de açúcar mascavo 
2 pimentas dedo-de-moça picadas  - ou mais a depender do seu gosto 
Meio mamão formosa de vez (amarelo mas ainda duro) sem pele e sem sementes cortado em cubinhos ou ralado grosso 
2 xícaras de polpa cozida e peneirada de dilênia (veja no link aí em cima como se prepara) 
1 xícara de água 
Sal a gosto 

Numa panela, coloque o óleo, a cebola, o gengibre, a canela. Refogue só até amolecer a cebola. Junte  todos os outros ingredientes e deixe cozinhar em fogo baixo, mexendo sempre, por cerca de meia hora. Junte mais água se for necessário. No final, prove o tempero e corrija com mais vinagre se achar que falta acidez. Deixe cozinhar mais um pouco até ficar com molho cremoso.

Rende cerca de 3 xícaras



2 comentários:

  1. Neidinha do céu! Que ideia genial!!! Estava outro dia a olhar uma dilênia aqui na minha cidade produzindo muito e a inspiração não vinha. Sabe que a primeira vez que usei dilênia na vida foi com indicação sua, acho que uns 5 anos atrás. A bichinha virou suco, geleia e eu comia na gravidez pra tirar o enjoo! Agora um chutney! Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  2. Hola, agora fulei Sabe que a primeira vez que usei dilênia na vida foi com indicação sua, acho que uns 5 anos atrás!! A bichinha virou suco, geleia e eu comia na gravidez pra tirar o enjoo! Agora um chutney!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar. Se você não tem um blog nem um endereço gmail, dá para comentar mesmo assim: É só marcar "comentar como anônimo" logo abaixo da caixa de comentários. Mas, por favor, assine seu nome para eu saber quem você é. Se quiser uma resposta particular, escreva para meu email: neide.rigo@gmail.com. Obrigada, Neide