quarta-feira, 21 de outubro de 2015

A grande abóbora. Compota com cal

A grande abóbora, aquela que virou pão depois de ter saído da Chapada Diamantina e participado de uma exposição em Brasília para terminar aqui em casa, foi generosa comigo, pois parece ter se multiplicado. Tantos preparos fiz com ela. Ainda não mostrei seus pedaços assados, o bolinho de arroz, o mingau, o beiju...   E veja nos posts anteriores o spatzle e o macarrão. A compota é repeteco de uma receita que já dei aqui. Lógico, fiz uma quantidade menor, mas a receita é a mesma. Desta vez não acrescentei especiária nenhuma, mas poderia ter juntado cravo, cardamomo, anis estrelado. Colo aqui a receita que já está lá atrás. 

Doce de abóbora em calda (foto lá em cima)

600 g de abóbora madura picada em cubinhos de 1,5 centímetro
1 colher (sopa) de cal virgem 

2 xícaras de açúcar
1 xícara de água
1 pedaço de raspa de limão
1 anis estrelado
Sementes de 3 vagens de cardamomo
1 pedaço de canela
5 cravinhos

Numa tigela de vidro, deixe a abóbora de molho por 1 hora em dois litros de água com a cal virgem dentro de uma trouxinha. Escorra, jogue a trouxinha fora e enxágüe bem a abóbora.
Numa panela coloque os ingredientes restantes e leve para ferver junto com a abóbora. Quando formar uma calda rala e os cubinhos estiverem macios (crocantes por fora, macios por dentro), está pronto. É só esperar esfriar, tirar as especiarias, se preferir, e servir puro ou com um tantinho de creme.

Rende: 6 porções 


Nota: a cal virgem é produto da calcinação das rochas e é responsável por deixar a superfície dos cubos crocantes, enquanto o interior fica macio - pode ser comprada em casa de festas. 

Um comentário:

  1. acho que a história de jesus era com abóbora, não com pão, rá!

    rs
    impressionante!

    e todos os subprodutos impecáveis ;)

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar. Se você não tem um blog nem um endereço gmail, dá para comentar mesmo assim: É só marcar "comentar como anônimo" logo abaixo da caixa de comentários. Mas, por favor, assine seu nome para eu saber quem você é. Se quiser uma resposta particular, escreva para meu email: neide.rigo@gmail.com. Obrigada, Neide