quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Expedição Pitadas. Banquete na cidade de Goiás ou Goiás Velho

Comida à mesa para toda a gente  - de tênis, de salto alto, de pés no chão
Se quiser, leia as postagens anteriores sobre esta viagem a Goiânia: 

http://come-se.blogspot.com.br/2013/08/expedicao-pitadas-restaurante-porto.html
http://come-se.blogspot.com.br/2013/07/mala-cheia-de-goiania.html

http://come-se.blogspot.com.br/2013/08/expedicao-pitadas-em-goias-restaurante.html
http://come-se.blogspot.com.br/2013/08/expedicao-pitadas-feira-do-ateneu-em.html

Como disse antes, a expedição a Goiás não terminou. Ainda há muito o que falar. Talvez não consiga, à medida que vou me distanciando,  escrever com a emoção ainda à flor da pele, mas ainda a carrego comigo e não quero deixar de mostrar tudo o que Goiás nos ofereceu naquela expedição, graças aos nossos gentis anfitriões, como foi o caso de Caio Jardim, na cidade de Goiás. 

Caio é dono de um charmoso restaurante em Goiânia, o Panela Mágica, e tem uma ampla casa em estilo colonial na cidade de Goiás,  afastada do centro da cidade a apenas alguns passos, suficientes para sentirmos a calma do campo. Ele é um verdadeiro embaixador da comida goiana, nos levou para conhecer personagens e comidas importantes da cidade de Goiás e mantém sua casa com portas sempre abertas ao padre, ao político, à cozinheira, ao compadre, ao cantor, ao poeta. E a quem quiser chegar para compartilhar o banquete goiano à mesa.  Em dois momentos, em sua casa, conseguiu reunir os melhores cozinheiros e doceiros da cidade, que chegaram com ou mandaram entregar seus empadões,  pastelinhos,  docinhos de limão recheados, bolinhos de arroz, rosas de coco etc. Fora tudo o que ia saindo de sua própria cozinha pelas mãos de três exímias cozinheiras que estavam ali para nos oferecer do bom e do melhor.  Biscoitos de queijo, arroz, tutu, farofa de banana, lombo de porco e tanta coisa que nem me lembro mais. Fomos, Mara Salles, Ana Soares e eu,  tratadas com requintes de gentileza e atenção. 


Deixo aqui algumas fotos para atiçar a curiosidade de conhecer a cidade e comer tantas delícias. E ainda tem o bolinho de arroz, que é assunto para outro post.  

Casa de Caio

Em frente à casa de Caio - uma vila como num sonho

Pastelinhos (tortinhas recheadas com doce de leite)

Biscoitos de queijo - crescem no óleo quente

Caio finalmente descansando um pouco

A chegada dos empadões recheados com gueroba etc
Rosa de coco da dona Augusta 

Para os mais contidos, legumes cozidos apenas com sal e azeite, cobertos
por papel alumínio -  para os mais contidos, e que estavam tão bons
que todo mundo devorou

Os limõezinhos recheados chegaram pra sobremesa

As cuias de assar empadas são de cerâmica 



O mercado da cidade da Goiás é lindo, mas esta neste estado lastimável

A cidade de Goiás
A cidade de Goiás

2 comentários:

  1. Neide este bolinho de queijo frito eu faço mais nem sempre por causa do queijo; e este doce de limão recheado com doce de leite, não da pra fazer causa do limão; e tacho de cobre não tenho aqui, e engraçado nunca mais vi deste limão.bjs (Diulza)

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar. Se você não tem um blog nem um endereço gmail, dá para comentar mesmo assim: É só marcar "comentar como anônimo" logo abaixo da caixa de comentários. Mas, por favor, assine seu nome para eu saber quem você é. Se quiser uma resposta particular, escreva para meu email: neide.rigo@gmail.com. Obrigada, Neide