|
Minha caixinha de jataí |
O Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN) acaba de lançar um manual técnico que é muito mais que isso. É um livro essencial para todos aqueles que criam abelhas sem ferrão. Tem tudo o que eu gostaria de saber para ter sucesso com minhas três caixinhas de jataís. Desde que trouxe os mimos de Porto Alegre, estava insegura para abrir as caixas, mas agora, com o livro super bem detalhado, com várias fotos ilustrativas, estou me sentindo uma profissional. Fala sobre legislação, tipos de abelhas, instalações, extração, etc. O autor, Jerônimo Villas-Bôas, é ecólogo, especialista em abelhas sem ferrão e também membro do Slow Food - faz parte da comissão nacional da Arca do Gosto, da qual também já participei. O objetivo do livro é orientar produtores da agricultura familiar, mas mesmo que você não tenha sua própria criação de abelhas sem ferrão, sei que com o livro vai ter muita vontade de ter ao menos uma caixinha na varanda do apartamento por prazer.
Você vai encontrar o link para baixar o livro em pdf aqui:
Para ver outras publicações do ISPN, como a de manejo de frutas nativas, clique aqui:
QUE BELEZA DE LIVRO! Obrigado pela partilha deste magnífico trabalho.
ResponderExcluirTenho uma caixa de Jataí em casa, mas agora tenho chance de colher algum mel.
Oi, Neide. Também tenho uma caixa de Jataí, vou ler o livro para saber lidar com elas, obrigada, mas ultimamente tenho convivido com umas AST (abelhas sem teto), pois moro em uma chácara e uma colmeia das africanizadas adotaram meu telhado para moradia e meu jardim como restaurante. Só a roupa é delas mesmas, só forneço a casa e a comida. Estou pensando em pedir reintegração de posse, antes que chegue a primavera e o verão e elas, através de intensas ferroadas, façam o meu despejo! rsrsrs.
ResponderExcluirAbç. Izabel
Puxa, Neide! Que beleza! Temos várias abelhas sem ferrão aqui em Ubatuba e eu sempre desejei poder identificar de que tipos são. Acho que agora vai ser garantido! Obrigada!
ResponderExcluirEu não crio abelha,mas gosto de ler e aprender,já baixei,muito obrigada pela iniciativa,e sorte com tua criação,Neide!
ResponderExcluirNeide, nao consegui abrir o link...
ResponderExcluirQueria mandar p/ meu tio q eh apicultor, ele vai gostar desse livro.
Teria como voce me passar o link diretamente por e-mail? (quem sabe abre dessa maneira, nao sei...)
Obrigada
Ana
Ana, e cadê seu email? Bem, o link é este mesmo: http://www.ispn.org.br/arquivos/mel008_31.pdf. Espero que consiga. Um abraço, N
ResponderExcluirBela indicação!
ResponderExcluirUsei sempre o livro do Nogueira-Neto, mas este livro (em PDF) e muito bem feito!
Sempre lembrando quem cria abelhas se interesse e cuida do seu redor. Observando e plantando arvores e arbustos que servem como alimento para elas.
Abraço
Uwe
Oi Neide,
ResponderExcluirdesculpe por dizer, mas essa abelha não é jataí, mas sim uma abelha do gênero Apis, daquela que tem ferrão. Mas de qualquer jeito é uma linda foto.
Marcelo,
ResponderExcluiro que seria de mim sem meus leitores? Obrigadíssima pela correção. Já substituí a foto. Um abraço, N
Neide, obrigada pelos links! Vai ajudar muitos nos meus trabalhos atuais com desenvolvimento rural sustentável para pequenos produtores.
ResponderExcluirBeijos!
Neide você é d+ mesmo,muito, muito, muito obrigada pelo livro sobre abelhas nativas adorei. era tudo o que estava procurando
ResponderExcluir