quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Suco de uvaia sem bicho


Minha uvaieira de vaso já esteve mais rala, já produziu mais que este ano, já viveu anos de uma só safra - neste ano teve duas,  e agora não consigo fotografá-la com uvaias maduras,  pois nem bem amarelam e Marcos colhe tudo para bater com kefir para o café da manhã, que fica uma delícia, especialmente se tiver também banana maçã. Mas consegui salvar algumas na semana passada porque estava com muita vontade de tomar suco. Antes, dei uma mordida em uma delas e, claro, encontrei uma larva branquinha e dançarina - se ainda fosse discreta, teria sua chance de ser engolida sem traumas. Dizem que melhor que encontrar uma é encontrar só a metade. Ainda não me aconteceu.


Ainda no vaso, mas logo vai pra Piracaia

De safras passadas mais fartas
Que bicho de uvaia uvaia é, todo mundo sabe. Afinal que mal podem fazer larvas cevadas, desde a geração quase espontânea, com o mais puro e delicioso néctar do mundo das frutas? Até hoje não vi nada sobre o efeito colateral do consumo de pitangas e uvaias com larvas a não ser um certo nojinho e, quem sabe, um aporte maior e involuntário de proteínas, o que não é de todo ruim. 


Agora, que moscas das frutas e suas larvas, sejam da espécie Anastrepha fraterculus ou Ceratitis capitata, causam grandes prejuízos para produtores comerciais, isto é verdade. Não é o caso de quem tem uma uvaieira no quintal, que acaba se acostumando ao inconveniente e dando jeitos de separar e descartar as larvas quando é possível. 


Uma forma é congelar os frutos antes de fazer sucos. Depois, basta partir as uvaias ao meio, que fica fácil visualizar e tirar as larvas - geralmente uma turminha. Outra técnica que uso, antes de fazer geleias, por exemplo, é lavar bem, colocar numa panela com água e ferver. As larvas ficam mais firmes, se desprendem da polpa e você pode tirar com colher. E também pode coar todo o conteúdo sem apertar, que elas ficam na peneira. O caldo você usa pra fazer a geleia. Se quiser bater tudo no liquidificador o que vai acontecer é que vai ter uma geleia mais proteica imprópria para vegetarianos.


Coloque as uvais bem molinhas dentro de um vidro de boca larga com água


Chacoalhe bem e coe
Se eu como o bicho e não vejo, tudo bem. Mas, de um modo geral, me enquadro entre aqueles que tem como efeito colateral um certo nojo. Então, prefiro abrir os frutos e tirar as larvas, sempre que posso. Mas esta produção da foto usei para fazer um suco cem por cento livre de larvas usando um outro improviso que me veio na hora.  Os frutos tem que estar bem molinhos, afinal quanto mais maduros os frutos, mais saborosos e perfumados. E tem que estar bem lavados, é lógico. Você coloca dentro de um vidro de boca larga, junta água gelada e chacoalha bastante como se estivesse fazendo um drinque. Pode até usar coqueteleira se quiser. Mude de braço para exercitar os dois - isto não significa que demora muito, mas quanto mais chacoalhar mais polpa vai conseguir extrair. O importante é que a fruta se esmigalhe toda - por isto também tem que estar bem molinha. Aí, basta coar em peneira fina, sem apertar. Você vai perder umas fibras das frutas, mas em compensação as larvas não serão esmagadas e ficarão retidas na malha da peneira. Talvez ficarão um pouco tontas, mas só isto. Se quiser acabar com toda a geração delas, afervente-as. Quanto ao suco, adoce ao seu gosto - o meu, com pouco açúcar, por favor, e glupt! - glupts, sempre em homenagem ao amigo Luiz Horta que nem gosta tanto assim de frutas.

34 comentários:

  1. Não dá para por saquinhos nelas, como fazem com os pêssegos? Adoro uvaia! Devo ter comido muito bicho quando criança pois minha viziha tinha um pé...

    ResponderExcluir
  2. Beth, dá pra por saquinhos, mas haja trabalho! E eu gosto é de ver a árvore colorida de frutos. Mas também há iscas para as moscas.
    Bem, você comeu bichinhos certamente. E está aí firme e forte, não?

    Um abraço, N

    ResponderExcluir
  3. que colheita farta. a nossa, quem nem é de vaso, mas ficou na sombra da mangueira este ano, deu quatro frutos. um, apodreceu. dois estão no congelador esperando o terceiro madurar no pé. vão virar suco. com proteínas e um pouco de açúcar.
    viva a orvalha. viva a uvaia.
    beijo.

    ResponderExcluir
  4. Fico encantada com a diversidade de frutas daí! Dá uma vontade! hehehhe...Bjão

    ResponderExcluir
  5. Veronika, talvez a uvaieira da praça esteja mais carregada. Vamos ver?

    Adri, aí não tem? Onde está?

    Priscila, valem uvalha, orvalha ou coisa parecida que o valha.

    Um abraço,
    N

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde é essa praça ? Sou fã de Uvaia, estou com sementes pra tentar fazer mudas semana que vem

      Excluir
    2. Não consigo jogo tudo fora ! Deus me livre das larvas eca

      Excluir
  6. Neide,
    no sítio de uma amiga ,que fica na serra(com clima frio) tem vários pés de uvaia, experimentei uma vez e estavam muito azêdas. É assim mesmo?
    Outra dúvida, uvaia pode ser plantada no litoral?
    Bjs querida

    ResponderExcluir
  7. Aguiar,
    de fato a uvaia é um fruto azedo. Aliás, o nome uvaia ou ubaia deriva do tupi ybá-ia que significa fruto azedo. Às vezes está mais docinha, mas no geral é mais ácida que doce, por isto é melhor transformá-la em sucos, sorvetes etc. A planta é típica da Mata Atlântica e pode ser encontrada na Serra do mar. Acho que pode ser plantada no litoral, sim. Um abraço, N

    ResponderExcluir
  8. Seu blog é uma delícia, já experimentou bater essas frutinhas com leite?Faça e depois me conte.....Bjos

    ResponderExcluir
  9. Seu blog é uma delícia, já experimentou bater essas frutinhas com leite?Faça e depois me conte.....Bjos

    ResponderExcluir
  10. Seu blog é uma delícia, já experimentou bater essas frutinhas com leite?Faça e depois me conte.....Bjos

    ResponderExcluir
  11. Neide,
    eu tenho verdadeira neura com lagarta e bichinhos em comida, não dá, não desce. Como eu planto muitas coisas na horticula, demoro um tempão na higienização, porque realmente: como esses bichinhos gostam de um alimento limpinho de agrotóxicos!rsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Neide,
    eu tenho verdadeira neura com lagarta e bichinhos em comida, não dá, não desce. Como eu planto muitas coisas na horticula, demoro um tempão na higienização, porque realmente: como esses bichinhos gostam de um alimento limpinho de agrotóxicos!rsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Já comi muita goiaba/bicho pois meu irmão me dizia que para eu aprender a nadar (no córrego do fundo de casa) era só comer goiaba bichada. rsrsrs. Os de goiaba hoje não consigo, são muito grandes. Mas de uvaia nem enxergo e nem quem experimenta minha caipirinha de uvaia com vodka! rsrsrs.
    Beijo. Izabel

    ResponderExcluir
  14. Já ingeri muita proteína desse tipo durante a infância: goiabas, pitangas, carambolas, graviolas e acerolas...
    Frutas do quintal de casa, sempre doces (sem pesticidas nem adubo químico), suculentas e com reforço protéico adequado às crianças em fase de crescimento... rsrsrsrs
    Adoraria experimentar uvaias e cerejas do rio grande, mas ainda não tive a chance.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  15. Hummmm parece ser uma frutinha muito gostosa, pena que por aqui nunca vi dela!! Será que não consigo umas sementinhas em algum lugar??
    Bjos, e quero dizer que seu Blog foi um achado prá mim, amei!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha uvaieira esse ano deu mtas mtas frutas mesmo, temos a arvore desde crianca, e sempre dando frutas rs

      Excluir
  16. Luciana, você consegue mudas já formadas no Ceagesp ou em viveiros, como no Ciprest, listado aí na barra lateral - "comércio legal". Um abraço, N

    ResponderExcluir
  17. È melhor comer 1 kg de bichos do fruto do que ingerir 1 gotinha de veneno. E viva a uvaia e todas frutas que criam bichos!!!!!!!!

    Abraço, de Hardi Richard para todos que apreciam uma natureza limpa.Meu end:richardsitiobotucarai@gmail.com

    ResponderExcluir
  18. È melhor comer 1 kg de bichos do fruto do que ingerir 1 gotinha de veneno. E viva a uvaia e todas frutas que criam bichos!!!!!!!!

    Abraço, de Hardi Richard para todos que apreciam uma natureza limpa.Meu end:richardsitiobotucarai@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. È melhor comer 1 kg de bichos do fruto do que ingerir 1 gotinha de veneno. E viva a uvaia e todas frutas que criam bichos!!!!!!!!

    Abraço, de Hardi Richard para todos que apreciam uma natureza limpa.Meu end:richardsitiobotucarai@gmail.com

    ResponderExcluir
  20. Olá meu nome é Carlos, plantei um pé de Uvaia
    na cidade de Feliz RS.Quantos anos será que ela
    irá começar à produzir?
    att Carlos

    cgbennemann@gmail.com

    ResponderExcluir
  21. Tenho uma dessas em meu quintal,está super carregada,lavo as frutas e congeloucongelo.É Errado? Pois não dá os conta,distribuo para os amigos! Agora quando aos bichinhos,com certeza já consumimos milhões deles,se eu for retirar,posso lhes assegurar que tirarei deliberadamente da minha lista de favoritos,só gostaria de saber se o fato de bater com a semente como a acerola,pode causar algum dano à saúde! Obrigada pelas tantas informações que tive desta fruta tão deliciosa que temos,é o tronco está cheia de orquídeas em plena Flora da! Um verdadeiro vislumbre do CRIADOR!

    ResponderExcluir
  22. Meu nome é Vera Lúcia Camargo Carriel de Oliveira
    Só gostaria de saber se bater o fruto congelado com as sementes pode causar algum dano à saúde!Gostei muito das dicas, inclusive da coqueteleira......adeus bichinhos!

    ResponderExcluir
  23. Eu tenho um pé de Uvaia que já estava plantado quando comprei a casa já 10 anos. Ela já gerou mais 5 pes que já começaram a dar Uvaia com apenas 3 anos.faco várias delícias com a Uvaia e para tirar os bichinhos, lavo-as e coloco de molho por meia hora. Os bichinhos morrem afogados e quando abro a fruta para tirar a semente, troco de água para saírem da polpa os restantes. Depois bato no liquidificador com um pouco co de água e coloco em forminhas de gelo. Após se solidificarem, coloco em potes plásticos fechados que continuaram congelados pelo ano todo. Fac o batidas com pinga e leite condensado, sorvetes, yogurtes e quando o pessoal pede o suco é só pegar 3 cubinhos congelados , um copo de água, a acucar a vontade e está feito o suco delicioso geladinho

    ResponderExcluir
  24. Hola, me interesa mucho el método que se describe al final pero ¡no lo entiendo! podrías escribirlo en inglés o español? el traductor de google no me ayuda...

    ResponderExcluir
  25. Com que idade ela começa produzir?

    ResponderExcluir
  26. Eu tenho três pés de uvaia no meu quintal não venço colher pois ela da o ano todo os pés de uvaia o suco e uma delidel moro em Hortolândia tenho pe de uvaia com menos de um ano e ja produzindo muitos frutos.

    ResponderExcluir
  27. Amo uvaia! Pena q meu pé de uvaia ainda esteja pequeno

    ResponderExcluir
  28. Tenho um pé de uvaia que chega a dar uns 50kgs de polpa,mas para tanto passo horas entre colher e recolher as que caem e limpando-as.
    Lavo,retiro as sementes ,(neste processo já saem muitos bichos) depois parto para uma quarta etapa,espremo uma por uma,aí saem muitos bichinhos.Numa quinta etapa coo o caldinho que saiu ao espremê-las.(mais um monte de bichinhos).Deixo então parados por um tempo,alguns bichinhos ,por incrível que pareça,ainda aparecem flutuando.Vou retirando todos que enxergo e depois coo novamente o caldo que fica em cima ,com uma peneira bem fininha,saem aqueles filhotinhos beeeem pequenos.Agora bato no liquidificador (puro)e coo numa peneira mais grossa.(aqui em casa não gostam das peles)
    As peles viram esterco,os bichos coloco no chão sob o pé da uvaia e vira petisco para os passarinhos.
    A polpa congelo como tipos não muito grossos e assim tenho a polpa para o ano todo.
    Dá para fazer suco,geléia,sorvete,licor
    Lisete Nale

    ResponderExcluir
  29. Tenho um pé de uvaia que da o ano todo nunca vi bichinho se têm comi todos agora vou passar a observar para ver se acho alguma

    ResponderExcluir
  30. Tenho um pé de uvaia no meu quintal, quando florece tem N abelhas , carrega muuuito mas logo caem, faço suco que é uma delícia, o cheiro da fruta é divino, mas o que atrapalha são as larvas kkkk

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar. Se você não tem um blog nem um endereço gmail, dá para comentar mesmo assim: É só marcar "comentar como anônimo" logo abaixo da caixa de comentários. Mas, por favor, assine seu nome para eu saber quem você é. Se quiser uma resposta particular, escreva para meu email: neide.rigo@gmail.com. Obrigada, Neide