
Suco de manga verde


As da sacola, verdes e maduras, foram colhidas no último piquenique. As de baixo são de hoje. Das mangueiras da praça que crescem ao deus-dará sem pesticidas ou fertizantes
Já falei das mangas maduras ou verde-verdolengas (salada, bolo e picolé e chutney de manga madura). Mas hoje falo apenas das verde-verdes. No meu bairro praticamente toda praça tem uma mangueira, plantada talvez por moradores. Quando conseguimos colher maduras, elas são ótimas, docinhas, cremosas, fiapentas. Mas há seres que chegam muito antes, quando a casca ainda está verde, apenas começando a amarelar. São os periquitos que crescem aqui aos montes. Deixam apenas os fiapos esbranquiçados grudaços ao caroço preso ainda à mangueira.
E mangas, assim como jacas e bananas, asiáticas que são, deveriam ter chegado por aqui com manual de instrução. No campo e nos quintais muitos frutos são desperdiçados simplesmente porque a maioria de nós não consegue enxergá-los como legumes que podem fornecer alimento desde a mais tenra idade. Nas terras de origem estes alimentos são usados assim, verdes ou maduros, como legumes ou como frutas. Quando verdes, têm mais amido, que se transformam em açúcar à medida que amadurecem. Por isto são mais densos, ideais para preparos salgados.
Dos três frutos citados, a manga verde é a mais versátil, porque não mancha, não tem visgo nem taninos, é de fácil manuseio e pode ser consumida crua ou cozida, doce ou salgada. O único inconveniente, mas que pode ser uma qualidade quando ela é direcionada ao uso certo, é a acidez. Pode ser usada como limão com a vantagem de ter uma massa nutritiva, mais rica em vitamina C. Então, além de fazer sucos crus e refrescos, pode ser transformada em polpa cozida, usada para refrescos, sorvetes e sorbets, para acidificar molhos etc. Se ralada, seca e triturada, faz ainda um tempero indiano, o Amchur, usado para condimentar curries e diversos outros pratos agridoces.
Suco de manga verde (cru): Foto lá em cima. É só bater no liquidificador a polpa de uma manga verde pequena descascada (a minha, coquinho, rendeu 60 g - que pode ser substituída por qualquer outra) com 200 g de água. Coe e adoce como quiser e se quiser. Sirva com gelo. Se quiser mais forte, à vontade, é só juntar mais manga. Para quem não conhece, lembra uma limonada ou limoneide. Pode-se juntar outras frutas e temperos, como melissa, capim limão, hortelã, cardamomo etc.


A polpa cozida: lave bem e descasque quantas mangas verdes tiver. Corte em lascas, coloque numa panela, cubra com água, deixando mais ou menos 3 centímetros acima das mangas, e leve ao fogo. Deixe cozinhar por cerca de 15 minutos ou até que as mangas fiquem macias. Passe por peneira ou liquidificador (neste caso, coe depois) e está pronta para usar em sucos, sorvetes, molhos. Pode ser guardada na geladeira por dois ou três dias ou ser congelada para usar depois.


Refresco de manga (cozida): coloque numa jarra cerca de 1 xícara de polpa e 3 xícaras de água ou menos se quiser mais forte e cremoso. Junte açúcar e gelo a gosto. Se preferir, bata no liquidificador com gelo e um pouco de leite. Também fica bom. Para quem não conhece, este refresco fica com sabor de suco de umbu - quem não conhece umbu, é só provando as duas coisas para saber.


Na sorveteira, o suco vira um sorbet delicioso. Pode ainda virar picolé (que mostro depois que gelar)


Amchur, que comprei em Lisboa, vindo da Índia


O O o O OOOO brigada!
ResponderExcluirObrigada, obrigada, o-bri-gada!
(é música de bandeirante que fui!)
Mangueiras: me aguardem!
http://cafezinhocombiscoito.blogspot.com
Tô numa fase de comer manga todo dia! Vou ver se acho umas pelas praças daqui, haha!
ResponderExcluirEu sempre comi mangas verdes, quando era criança amava e continuei cultivando o hábito. Sempre coloquei nas saladas de todos os tipos. Vou experimentar os sucos, os dois.
ResponderExcluirMudando de alhos para bugalhos, li em uma de suas postagens um comentário seu sobre a ancestralidade do gostar/saber cozinhar. Você conhece um livro chamado "O Caminho da Prática - a cura feminina através da alimentação, da respiração e do som" - Bri.Maya Tiwari? Esse livro, da filosofia Ayurveda, traz um belo texto, permeado a todo momento por lembranças ancestrais da produção de alimentos. É legal.
Beijo grande, até breve.
Kenia
Oi Neide. nada a ver com este post. Mas lembro que uma vez você fritou bolinhos explosivos. Então, não frite gnoccis também, olha o que acontece:
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=UkXy12xVnRs
Abraços!
Luis
Ângela, esqueci de dizer que o post foi pra você, já que motivou o post com sua manguinha enigmática. Obrigada!!
ResponderExcluirCela, tomara que encontre.
Kenia, não, não conheço o livro. Vou procurar saber. Obrigada!
Luis, que divertido! Vale mais ainda pelas gargalhadas dele. Eu ria junto. Obrigada! (o meu foi muito pior, pipocava até o teto)
Um abraço,
N
Neide, tenho feito suco com a casca da manga (orgânica); fica muito denso e saboroso! Quando não quero bater na hora, congelo as cascas e depois bato no liquidificador com água; já incrementei com raspinhas de laranja e ficou ótimo. Obrigada pelas receitas! Abraço
ResponderExcluirAo ver sua polpa cozida, lembrei que minha mãe, alemã e sempre tentando adaptar as receitas de lá às frutas de cá, preparava a polpa de mangas verdes com algum açúcar. Comíamos com leite, tal qual umbuzada; um verdadeiro sacrilégio para os vizinhos nordestinos nas idos de 60.
ResponderExcluirOlá Neide,gosto muito do seu blog.Foi através dêle que fiquei conhecendo melhor o cruá e,estou fazendo até uma tégula para cultivá-lo.,uma fruta que deve ser muito divulgada,pois,além de ser muito fácil de produzir é muito saborosa.Também aprendi a fazer suco de manga verde e, aproveito toda a casca .Parabéns !Continue brilhando.Beijos...Irai.
ResponderExcluirPost muito legal... adorei>
ResponderExcluirTava procurando saber o que fazer com a manga que cortei ontem para por na salada e estava verde, e achei o suco.Obrigado
ResponderExcluirGosto muito da polpa de manga cozida batida com leite gelado e açúcar. Chamamos de Manguça.
ResponderExcluirSou Lucas, estava procurando o que fazer com as mangas verdes que ganhei e aprendi muito com suas postagens,
ResponderExcluirObrigado. Hoje mesmo vou fazer o suco com a manga cru e a polpa cozida.
Eu ainda me lembro que quando a gente estava fazendo orgânica experimental 1, você falou que queria ser professora universitária, então eu te mandei um vídeo ensinando como fazia para se tornar professora universitária, ai chegou em analítica 1, você se juntou a Gabriela Santana Andrade para ficar me humilhando por causa de IC, eu estava doente naquele dia, o que você fez comigo, não se faz nem com um bicho. Você nem esperou o semestre acabar para se voltar contra mim. Você cuspiu no prato que comeu.
ResponderExcluirQuer dizer passou colando em cálculo para a farmácia usando o Photomath, ficou com o CR 7, está fazendo iniciação científica com bolsa e ainda viajou para a Europa com o dinheiro da bolsa de IC:
https://www.instagram.com/p/C-q8YN5uQDP/
Eu sei muito bem que você pediu a um dos seus amigos da atlética de farmácia da UFRJ, para assinar a lista de presença no seu lugar na disciplina de farmacologia 2, enquanto você estava viajando na Europa com o dinheiro da bolsa de IC que você consegui graças ao Photomath.
Será que você usou o Photomath na Europa também?
O pior é que você é bonita, o que você tem de bonita, você tem de malvada.
Será que a Suzana sabe que você cola na prova?
A Suzana não deve saber para te aceitar no laboratório dela.
O laboratório da Suzana aceitou que uma pessoa mentirosa e desonesta, igual Hagatha Bento Mendonça Pereira publicasse um artigo científico, esse laboratório não deve ser um bom laboratório para se fazer iniciação científica.
Agora você vai se formar como farmacêutica, graças ao CR 7 que você conseguiu graças ao Photomath.
Você fica agindo como se não tivesse feito nada de errado, eu acho que ser psicopata é pré-requisito para fazer iniciação científica.
Você ainda trabalha como técnica em farmácia na marinha. Será que o pessoal da marinha sabe que você é uma psicopata e ingrata que cola na prova?
Por causa da sua queixinha que você foi fazer na coordenação da farmácia, algum FDP da coordenação da farmácia da UFRJ vazou as minhas informações pessoais para uma pessoa que nem me conhece, que nunca fez uma disciplina junto comigo, que já conclui o curso de farmácia e que nem mora mais no Brasil.
Manda o FDP da coordenação da farmácia da UFRJ me matar, se ele teve a capacidade de vazar as minhas informações pessoais para uma pessoa que nem me conhece, ele também tem a capacidade de me matar. Garanto que ele não vai ser preso, não existe 2 justiça, não existe a justiça que deixa o traficante vender drogas na boca de fumo e a justiça que prende esse FDP que me matou, a justiça é uma só. No Brasil e dentro da UFRJ, o crime compensa, compensa fazer as coisas para sacanear os outros e ficar por isso mesmo.
Pode mandar o seu amigo o Guilherme de Sousa Barbosa que me ameaçou mesmo sem eu ter feito nada contra ele, me matar. Manda o Guilherme de Sousa Barbosa aparecer na boca de fumo que tem aqui perto de casa e mandar os traficantes me matarem, aqui do lado da minha casa funciona um ferro velho clandestino que fornece material furtado para os traficantes construírem barricadas.
Eu não tenho nada a perder, a vida é boa para quem faz iniciação científica, para quem não faz só resta à morte. Eu não vou perder a minha bolsa de iniciação científica.