quinta-feira, 9 de abril de 2009

O verdadeiro sentido da Páscoa


Hoje, no Mercado da Lapa, metade das bancas vendia bacalhau a preços superiores que há uma semana e todas coalhadas de gente. Ninguém pode fazer idéia do tanto de caixas e caixotes desprezados.
Hoje se come o que tem. Amanhã, o que vem. Na quinta-feira da paixão só se pensa numa coisa: comprar bacalhau. Outra conclusão: brasileiro demolha bacalhau por menos de 24 horas.

11 comentários:

  1. Não entendo o por que da paixão de brasileiro por bacalhau. Temos uma infinidade de excelentes peixes frescos. Bacalhau para mim justificava-se quando não existia geladeira.

    ResponderExcluir
  2. Eu não sei como cheguei aqui, sei que parei num post sobre umbu, fui lendo, fui ficando, fui gostando... Parabéns pelo ótimo blog. E sobre umbu... Já experimentou fazer suco da frutinha verde? Fica um suco super refrescante...

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. ESSE BLOG VIROU ENCICLOPEDIA
    MUITO BOM
    NÃO CONSIGO PARAR DE LER
    QUANTO AO BACALHAU, AMO, MAS GOSTO MAIS DE CAMARÃOKKKKKKKKKKK
    E É UMA PENA QUE BTASILEIRO COBRE CARO O QUE VAI SER POSTO NA MESA DO PROPRIO IRMÃO!!!!

    BJJJ

    ResponderExcluir
  4. Quando não mais se dá a mínima para o sentido religioso, resta a moda, e a urgencia que caracteriza o consumismo moderno.

    ResponderExcluir
  5. Neide, pode aperfeiçoar esta conclusão. Uma boa parte compra o bacalhau hoje mesmo! Ou seja, gosta dele bem salgadinho!!
    Feliz Páscoa !!

    ResponderExcluir
  6. Bacalhau e ovos de pascoa. Em que outra época do ano você pagaria R$20 por 300g de chocolate? Eu não pago nem na pascoa.

    ResponderExcluir
  7. Tem razão só se pensa em em bacalhau e e ovos de chocolate na Páscoa, é como no Natal troca de presentes e o verdadeiro sentido das coisa que se comemora????
    Amei as receitas de spätzle, quero ver se faço todas.
    E fiquei muito feliz por saber o endereço onde se vende um spätzer maker a preço razoavel, pois ví uma, numa importadora do shopping Ibirapuera, era só uma espécie de tampa sem espátula, para fazer o spätzle preço r$ 90, achei um absurdo.
    Agora vou correndo adquirir o meu no endereço que vc deu.Valeu.
    Gosto muito do seu blog.
    Feliz Páscoa.Bjss

    ResponderExcluir
  8. Realmente não dá pra comparar o sabor do bacalhau verdadeiro com outros peixes salgados, brasileiros ou não.
    Mas até aí, pagar os olhos da cara (que o bacalhau não tem, por sinal) é meio absurdo. Fiz um escondidinho há 3 semanas com uma bandejas de lascas (aparas dos cortes maiores) fresquíssimas, por metade do preço da peça inteira.
    Só na Amazônia provei peixes salgados capazes de rivalizar com o magnífico habitante das águas geladas do Atlântico Norte. E que está em extinção, infelizmente. O preço só tende a subir...

    ResponderExcluir
  9. Olha, por aqui o que se sabe é que a crise dos pescadores de bacalhau é a mais séria já vista, com uma redução de mais de 50% na venda do bacalhau seco tanto para o Brasil como para Portugal. O bacalhau encalhou na Noruega e eles não comem o Gadus Morhua seco.

    Eles ainda vendem no apagar das luzes mas a venda do peixe está caindo sensivelmente anos após ano. É uma espcialidade, um prato único, distinto e tende a continuar assim.

    O futuro do gadus morhua é ser congelado fresco e vendido para a China ou a Russia a preços muito mais baratos.

    Existem mais fatos entre a exportação bacalhau seco e a pesca do gadus morhua do que o consumidor brasileiro pode imaginar.

    C.

    ResponderExcluir
  10. Maria das Graças, brasileiros peixes frescos à parte, voce não acha que esta "paixão" atribui-se a descendência originária portuguesa que a maioria tem ???
    huumm..tantas receitas maravilhosas com bacalhau, que inteiro ou em lascas, só de falar, já me dá "água na boca"...rs...rs..sorry. bom dia !

    ResponderExcluir
  11. Neide, DESCULPA !
    Entrei aqui sem pedir licença, comentei...
    e para a dona do blog nada ? rs Parabens pelo espaço, abraço
    e bom fim de semana "prolongado",
    ok?

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar. Se você não tem um blog nem um endereço gmail, dá para comentar mesmo assim: É só marcar "comentar como anônimo" logo abaixo da caixa de comentários. Mas, por favor, assine seu nome para eu saber quem você é. Se quiser uma resposta particular, escreva para meu email: neide.rigo@gmail.com. Obrigada, Neide