Maxixe. Do tipo liso, porque tem um outro tipo com pequenos espinhos(moles), grosseiramente, os de espinhos, lembram ouriços do mar. Cozidos dentro do feijão verde dá um sabor todo especial... uma delícia. Abraços e bom feriado.
Hummm Parece maxixe, que minha mãe costuma cozinhar no feijão com charque.
Eu fiz a "umbuzada" para agradar o marido, mas com algumas alterações: usei leite em pó e leite condensado no lugar do açúcar. Ficou bem leve, suave, com uma textura de mousse. A foto e a receita está aqui:
Primeiro pensei em jiló. Depois, ao ler os comentários dos colegas, lembrei que uma amiga nordestina me apresentou o maxixe, quando fui almoçar na casa dela. Naquele dia, ela fez com frango ensopado e ficou uma delícia..
Aproveito para avisar que neste mês tem sorteio do livro Receitas Saborosas com Carne, do André Boccato lá no blog. Espero que você prestigie.
aHHHHH ADOREI ISSO AQUI!! REVIREI TEU BLOG DE CABO Á RABO, ACHEI DIGNÍSSIMO, SÓ PRECISAS CONFIAR UM POUCO NO TEU TACO ENQUANTO PESSOA NA MINHA OPINIÃO, É IMPORTANTE TAMBÉM NA PARTE PROFISSIONAL. (TROCO TODAS AS TUAS ÓTIMAS DICAS CULINÁRIAS POR UMA DICA DE CONSULTORIA PESSOAL, OK?!) E JURO QUE ME DEU UM ORGULHO DE TE VER NA SOCIETÁ ITALIANA LÁ DA MINHA CIDADE NATAL, PIRACICABA, E UMA PONTINHA DE SAUDADES DO MERCADO PÚBLICO.
BEIJINHOS E ARRASA
ps: JURO QUE NEM TENTO ADIVINHAR O QUE SERIA ISSO!! HUHUHU
Vou chutar como todo mundo: maxixe. Embora eu só conheça maxixe da variedade espinhenta. Um prato que sumiu da minha vida e do qual guardo excelente lembrança era o pirão de maxixe que comia lá na BAhia. Cortadinho de maxixe com carne do sol cozido e engrossado com farinha de trigo até ficar no ponto de pirão.
Obrigada por comentar. Se você não tem um blog nem um endereço gmail, dá para comentar mesmo assim: É só marcar "comentar como anônimo" logo abaixo da caixa de comentários. Mas, por favor, assine seu nome para eu saber quem você é. Se quiser uma resposta particular, escreva para meu email: neide.rigo@gmail.com. Obrigada, Neide
Parecem umas mini beringelas que vejo por vezes na loja de produtos indianos. Pea Eggplant ?
ResponderExcluirMaxixe. Do tipo liso, porque tem um outro tipo com pequenos espinhos(moles), grosseiramente, os de espinhos, lembram ouriços do mar. Cozidos dentro do feijão verde dá um sabor todo especial... uma delícia.
ResponderExcluirAbraços e bom feriado.
Hildeny Medeiros(Teresina-PI)
Um tipo de maxixe?
ResponderExcluirbjos
Talvez uma espécie de maxixe ou jiló...???
ResponderExcluirbeijo
Hummm Parece maxixe, que minha mãe costuma cozinhar no feijão com charque.
ResponderExcluirEu fiz a "umbuzada" para agradar o marido, mas com algumas alterações: usei leite em pó e leite condensado no lugar do açúcar. Ficou bem leve, suave, com uma textura de mousse. A foto e a receita está aqui:
http://jady.blogspot.com/2009/04/umbuzada.html
Beijos e boa páscoa
Primeiro pensei em jiló. Depois, ao ler os comentários dos colegas, lembrei que uma amiga nordestina me apresentou o maxixe, quando fui almoçar na casa dela. Naquele dia, ela fez com frango ensopado e ficou uma delícia..
ResponderExcluirAproveito para avisar que neste mês tem sorteio do livro Receitas Saborosas com Carne, do André Boccato lá no blog. Espero que você prestigie.
Bjos e boa páscoa.
Eu conheço como maxixe.Aqui ao lado de casa tinha do espinhudo.Fazíamos em conserva como pepino.
ResponderExcluirUma delícia!!!!
Sim maxixe, mas esse ai tá lisinho demais! Vivo procurando um lisinho assim e nunca acho.
ResponderExcluirTomatillo??
ResponderExcluiraHHHHH
ResponderExcluirADOREI ISSO AQUI!! REVIREI TEU BLOG DE CABO Á RABO, ACHEI DIGNÍSSIMO, SÓ PRECISAS CONFIAR UM POUCO NO TEU TACO ENQUANTO PESSOA NA MINHA OPINIÃO, É IMPORTANTE TAMBÉM NA PARTE PROFISSIONAL. (TROCO TODAS AS TUAS ÓTIMAS DICAS CULINÁRIAS POR UMA DICA DE CONSULTORIA PESSOAL, OK?!)
E JURO QUE ME DEU UM ORGULHO DE TE VER NA SOCIETÁ ITALIANA LÁ DA MINHA CIDADE NATAL, PIRACICABA, E UMA PONTINHA DE SAUDADES DO MERCADO PÚBLICO.
BEIJINHOS E ARRASA
ps: JURO QUE NEM TENTO ADIVINHAR O QUE SERIA ISSO!! HUHUHU
abobrinhas muito novas?
ResponderExcluirNeide,
ResponderExcluirVou chutar como todo mundo: maxixe. Embora eu só conheça maxixe da variedade espinhenta. Um prato que sumiu da minha vida e do qual guardo excelente lembrança era o pirão de maxixe que comia lá na BAhia. Cortadinho de maxixe com carne do sol cozido e engrossado com farinha de trigo até ficar no ponto de pirão.
João Pedro, as pea eggplant são mais parecidas com as nossas jurubebas.
ResponderExcluirA resposta quase todos acertaram: maxixe liso.
Marco, adorei a receita. Dia desses eu testo. Assim como o feijão verde da Hildeny. nham...
Laís, vou pensar no seu conselho com carinho. Obrigada.
Obrigada e um abraço a todos,
N