quinta-feira, 19 de março de 2009

Está aberta a temporada de pesca da sardinha

Desde primeiro de março já temos novamente sardinha fresca no mercado. Nunca resisto, gosto de comprar inteiras pra limpar em casa, assim confirmo se a carne está bem firme mesmo e as tripas, íntegras. Gosto de grelhar ou fritar em bastante óleo (neste caso, melhor não economizar no óleo - quanto mais imersas, mais sequinhas resultarão; e o óleo usado você usar pra fazer sabão). Arrumei uma extensão e liguei minha wok elétrica na mesa do jardim. Coloquei umas duas xícaras de óleo e liguei na temperatura mais alta (apesar de não ser fritadeira, funciona bem como tal). Assim, dividi o cheirinho com pássaros e borboletas enquanto meus lençois continuaram cheirosos. Fumacinha lá pro céu, peixe sequinho pra cá.
Sardinhas fritas

Não tem receita: é só abrir 6 sardinha em filés, temperar com 1/2 colher (chá) de sal ou a gosto, uma pitada de pimenta-do-reino, 1 dente de alho socado e 1 colher (chá) de suco de limão rosa. Tempere só na hora de fritar. Passe por farinha de trigo (coloque num saco de papel meia xícara de farinha com os peixes e chacoalhe para grudar bem). Aqueça 2 xícaras de óleo e frite duas de cada vez até dourar. Vire para dourar do outro lado. Com arroz molinho ou como tira-gosto, uma cerveja bem gelada. E nhac.

Veja também: Bolinhos de sardinha

8 comentários:

  1. por aqui tbm comemos muita sardinha frita! adooooro :D

    ResponderExcluir
  2. Hummm
    Apesar de aqui ser uma casa de alemon, temos o Junior que é português. Aprendemos com ele a comer sardinhas grelhadas. Acho uma alternativa muito saudável ao tradicional churrasco de carnes.
    Adorei o bolinho.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Ah...sardinha fritinha é tudo de bom!
    Minha mae faz e tempera assim quase como vc,mas depois "bate" bem na farinha de fuba: fica com uma crostinha crocante que eu nem te conto! rss
    Delicia...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Oi Neide.
    Também faço com fubá, acho que é porque meus avós costumavam pescar lambaris e passavam no fubá, opis era produção caseira, portanto mais fácil e barato que o trigo.
    Beijos, bom final de semana.

    ResponderExcluir
  5. Clau, às vezes também faço com fubá e fica uma delícia. Com farinha de mandioca fininha também fica ótimo.

    Ana, tenho lambari no freezer pra fazer assim também. Vou fazer com fubá de cangica que ganhei. Hummm..

    Beijos, n

    ResponderExcluir
  6. Cara Neide,

    Adoro sardinhas, e sempre as comi fritas, assadas ou em escabeche. Você sabe me dizer se elas ficam boas grelhadas numa chapa, em forma de filé?
    Obrigado,

    Mariano

    ResponderExcluir
  7. Oi, Mariano,´
    ela é muito frágil para fazer assim, mas eu já fiz em frigideira antiaderente com um fiozinho de azeite e tirei com cuidado para não desmanchar. Fica uma delícia.
    Um abraço, n

    ResponderExcluir
  8. Show de bola, Neide
    Faz uma matéria sobre ora pro nobis. É uma delícia feita com ovo mexido. E igual a bertalha.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar. Se você não tem um blog nem um endereço gmail, dá para comentar mesmo assim: É só marcar "comentar como anônimo" logo abaixo da caixa de comentários. Mas, por favor, assine seu nome para eu saber quem você é. Se quiser uma resposta particular, escreva para meu email: neide.rigo@gmail.com. Obrigada, Neide